Carregando... aguarde
Calcografia ou gravura em metal, vc conhece esta técnica ? - Guia das Artes
Calcografia ou gravura em metal, vc conhece esta técnica ?
Calcografia ou gravura em metal, vc conhece esta técnica ?
inserido em 2020-01-13 17:44:19
Conteúdo

 

A Definição

A Calcografia, é Arte de gravar em metal, que se dá através de vários processos, sendo o mais antigo deles a gravura a buril ou talho-doce, em que a gravação é feita diretamente no metal com um instrumento de aço chamado buril. Outros gêneros da gravura feita em metal, que fazem parte da calcografia, são aqueles conhecidos como água-forte, ponta-seca, água-tinta, maneira negra e o verniz mole. O termo também pode ser usado para nomear o local onde essas impressões são feitas.

A História

A técnica da gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, latão e alumínio. As gravações nas matrizes, ou placas de metal, são feitas por incisão direta – ponta seca – ou pelo uso de banhos de ácido – água-forte e água-tinta. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (do francês gravure en creux), termo genérico que é aplicado para definir certos procedimentos da gravura. A palavra "encavo" pretende ressaltar que o depósito de tinta para impressão é feito dentro dos sulcos gravados e não sobre a superfície da matriz, como no caso da xilogravura. As ferramentas mais comuns usadas para gravar uma imagem na matriz são a ponta seca e o buril. Mas, na maneira direta, há também o roulette (que permite conseguir um traçado irregular, granulado, como um lápis grafite). Já o berceau, o brunidor e o raspador, são instrumentos usados na técnica conhecida como maneira negra (do francês manière noire) ou também conhecida como meia-tinta (do italiano mezzo tinto).
O maior e principal artista europeu , que desenvolveu está técnica foi Albrecht Dürer (Nuremberg, 21 de maio de 1471 — Nuremberg, 6 de abril de 1528) foi um gravador, pintor, ilustrador, matemático[1] e teórico de arte alemão e, provavelmente, o mais famoso artista do Renascimento nórdico, tendo influenciado artistas do século XVI no seu país e nos Países Baixos. A sua maestria como pintor foi o resultado de um trabalho árduo e, no campo das artes gráficas, não tinha rival. As suas xilogravuras, consideradas revolucionárias, são ainda marcadas pelo estilo gótico.

 

Detalhes da Obra foto 01

Título : Melancolia I

Ano : 1514

Descrição : A filosofia medieval postulava que cada indivíduo era dominado por um dos quatro humores; a melancolia era o humor menos desejável por considerar-se que os melancólicos eram propensos à loucura. Em contraste, o pensamento renascentista vinculava a melancolia ao gênio criativo. Aqui, a personificação alada da Melancolia segura um compasso, cercada de outros instrumentos relacionados com a geometria, a única das sete artes liberais por trás da criação artística.

Técnica : Calcografia ou gravura em Metal

 

Detalhes da Obra foto 02

Título : O Cavaleiro, a Morte e o Diabo

Ano : 1513

Técnica : Calcografia ou Gravura em Metal

Tamanho : 24,3 cm X 18,8 cm

Fotos
Compartilhe
Comente