Vincent van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista.
Permaneceu pobre e desconhecido. Produziu cerca de 2000 peças durante sua vida, sendo 900 pinturas e 1100 desenhos e esboços.
A carreira do artista foi marcada por altos e baixos. Van Gogh tentou aprender a pintar em aquarela, pois na época era a técnica mais procurada, sendo assim a mais propicia para comercialização.
Estudou também na Academia de Belas-Artes, mas infelizmente os estudos duraram pouco. Pois foi considerado incapaz.
As crises de depressão foram aumentando, pois o pintor participava somente de pequenas exposições, com isso se sentia cada vez mais incompetente, e as críticas referentes ao seu trabalho do amigo Gauguin, agravaram mais ainda seu estado emocional. Após uma briga com Gauguin, Van Gogh cortou a própria orelha e entregou a uma prostituta.
Um ano e meio antes de morrer , Vincent começou a apresentar sinais de agressividade e alucinações, resultando na sua internação. No asilo Saint-Paul-de-Mausole, o pintor criou uma da obras mais conhecidas da carreira, A Noite Estrelada.
No dia 27 de julho de 1890, Vincent foi até um campo, na França, e deu um tiro no próprio peito. Existem algumas teorias sobre a morte do artista, uma delas relatada no filme O Portal da Eternidade, estrelado por Willem Dafoe.
Mas ao longo dos anos suas obras passaram a ser notadas, e no século XX muitas participaram de exposições em Museus renomados. Em 1973, foi inaugurado o Vincent Van Gogh Museum, e na década de 1980, foram criados o Fondation Vincent Van Gogh Arles e o The Institut Van Gogh, que proporciona visibilidade às pesquisas e obras do artista.
E falando sobre exposições Beyond Van Gogh chega a São Paulo em 17 de março de 2022, mas os ingressos já estão à venda em www.vangoghbrasil.com.br e em livepass.com.br/beyond-van-gogh, com valores que variam a partir de R$35,00. A visitação à exposição será possível de segunda a sábado, das 10h às 21h20, e aos domingos, das 10h às 19h. As sessões acontecerão a cada 20 minutos.
Uma enorme instalação, para amantes da arte, as cores e as emoções impressas nas obras de Van Gogh apresentadas de uma forma inusitada e sensorial. Um pavilhão com mais de 2.000 metros quadrados especialmente construído no estacionamento do piso G4 do Morumbi Shopping (Av. Roque Petroni Jr., 2089 – Jd das Acácias)
A exposição cria uma viagem sensorial, e apresenta mais de 300 obras de arte, onde ganham vida. Projetadas no chão, paredes, são envolvidas em formas, cores e luz, onde demonstram o que há de mais belo em suas pinturas.
Vale a pena
Ana Bittar
Jornalista MTB 0084520/SP