Carregando... aguarde
A Escolha de Ulisses- Guia das Artes
A Escolha de Ulisses
A Escolha de Ulisses
inserido em 2018-07-18 23:10:52
Fundador da Galeria de Arte Paiva Frade em São Lourenço - MG
Veja outras colunas de Alexandre Paiva Frade
Conteúdo

Invadido por um estado de profunda melancolia, Ulisses em "A Odisséia de Homero" recusa a oferta da deusa Calipso, de eterna juventude e imortalidade caso permaneça com ela. 

(Kalyspsó deriva do verbo grego Kalýptein, “esconder”). 

 

O preço era viver escondido  - e deixar de cumprir o que está destinado à todos os mortais - suportar os sofrimentos e incertezas, para encontrar-se consigo mesmo. 

 

Ao recusar, Ulisses optou por sua identidade, esquivando-se do engodo (que hoje vivemos em nome da estabilidade e materialidade), preferiu continuar dono do seu destino, de sua alma.

 

Num mundo de protocolos e padronização, estamos vivendo uma versão de nossa história de vida direcionada pelas circunstâncias?  

 

Em meio a tantas certezas Goethe, refere-se oa Fausto:   “...do céu ele cobra a mais distante estrela, e da terra todos os prazeres que melhor lhe sabem; e tudo o que há perto e tudo o que há longe não consegue apaziguar o tumulto de seu peito...” 

 

Resta-nos a "complacência bovina" da aceitação ou o desafio do incerto. Assim também é a arte. Ou nós enquadramos nos  ditames absolutistas impostos pela arte de engajamento das universidades ou resta-nos o incerto, a afirmação do ser como inviduo, capaz de criar, sentir e expressar suas idéias por meio da imagem criada! Poder pensar fora do PADRÃO. Imagina só como seria bom ser LIVRE!

Compartilhe
Comente