Carregando... aguarde
Carlos Balliester - Guia das Artes
Carlos Balliester
Informações
Nome:
Carlos Balliester
Nasceu:
Rio de Janeiro, RJ (03/12/1873)
Faleceu:
Rio de Janeiro (26/10/1926)
Biografia

No final do século XIX, muda-se para o Rio de Janeiro e torna-se aluno de Augusto Petit. O relacionamento que mantém com autoridades da Marinha brasileira proporcionou-lhe várias encomendas, e boa parte de suas obras encontra-se no Museu Naval e Oceanográfico, no Rio de Janeiro. Destaca-se como paisagista e, sobretudo, como marinhista.  Participou de exposições coletivas como as mencionadas a seguir: 1896 a 1925 – Esteve presente em varias edições da Exposição Geral de Belas Artes, promovida pela Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, tendo recebido menção honrosa em 1916. Existem quadros seus no Museu Nacional e no Museu Oceanográfico do Rio de Janeiro; e no Museu de Arte de São Paulo, bem como em coleções particulares.

Existem quadros seus no Museu Nacional e no Museu Oceanográfico do Rio de Janeiro; e no Museu de Arte de São Paulo, bem como em coleções particulares.

Cronologia

1893 – Tornou-se escriturário da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sobre este artista escreveu Gastão Penalva, no Jornal do Brasil (24.07.1940): “ (Era...) Tão popular e acatado, de composição inconfundível, como o próprio artista humilde que assinava essas telas de mérito (...)”

Participou de exposições coletivas como as mencionadas a seguir: 1896 a 1925 – Esteve presente em varias edições da Exposição Geral de Belas Artes, promovida pela Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, tendo recebido menção honrosa em 191

Colaboradores com informações sobre este artista

CAVALCANTI e Ayala. Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos. MEC/INL, 1973/77. < http://www.carlosballiester.blogspot.com/>

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista