Candido Caetano de Almeida Reis (Rio de Janeiro RJ 1838 - idem 1889). Entalhador, escultor, desenhista, professor. Inicia sua formação freqüentando aulas de desenho figurado na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, no Rio de Janeiro, de 1852 a 1856, quando passa a estudar escultura com Chaves Pinheiro (1822 - 1884). No começo da década de 1860, colabora com o mestre na execução de painéis para a Igreja de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro. Recebe, em 1866, o prêmio de viagem ao exterior da Aiba e vai a Paris, onde estuda com o escultor Louis Rochet (1813 - 1878). Em seu retorno ao Rio de Janeiro, funda, com o pintor Antônio de Souza Lobo (1840 - 1909) e o arquiteto Rodrigues Moreira, o Acrópolio, uma associação destinada a modernizar o ensino de arte. Almeida Reis destaca-se como figura central de um movimento que busca a renovação das artes no país, do qual participam Rodolfo Bernardelli (1852 - 1931), Henrique Bernardelli (1858 - 1936), Rodolfo Amoedo (1857 - 1941) e Belmiro de Almeida (1858 - 1935). Realiza para o Centro Positivista, no Rio de Janeiro, entre outras obras, o busto de Camões, 1880. De sua produção destaca-se O Crime, peça que participa da Exposição Universal, em Filadélfia, Estados Unidos, 1876, e depois destruída, e O Gênio de Franklin, primeira obra a ser fundida em bronze no Rio de Janeiro, em 1885.
Era filho do santeiro Caetano Manuel dos Reis. 1852 - Ingressou na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), onde estudou desenho. 1856 - Ainda na AIBA, iniciou estudos de escultura com Francisco Manuel Chaves Pinheiro. 1860 - Colaborou com Chaves Pinheiro na execução de painéis para a Igreja de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro. 1865 - Conquistou prêmio de viagem ao exterior, concedido pela AIBA. 1866 - Transferiu-se para Paris e estudou com Louis Rochet, num período particularmente rico da estatuária francesa. 1867 - Retornou ao Brasil e, junto com o pintor Antônio Araújo de Souza Lobo e o arquiteto Rodrigues Moreira, fundou a academia Acropólio, instituição que desempenhou importante papel na modernização do ensino da arte no país, contrapondo-se aos padrões neoclássicos predominantes na AIBA. 1876 - Sua escultura O crime integrou a Exposição Internacional de Filadélfia (EUA). 1885 - Realizou O gênio de Franklin, primeira escultura fundida em bronze no Rio de Janeiro. São também de sua autoria os bronzes O Paraíba do Sul (1867), Alma penada (1885) e Dante ao voltar do exílio (1889), que integram o acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), bem como os bustos de Pereira Passos (1880), Camões (1880) e Danton (1885). 1888 - O pintor Pedro Américo representou-o em Retrato do escultor Cândido Almeida Reis, pertencente ao acervo do MNBA.
Exposições Coletivas: 1862/65/67/75/76/79/84 - 19ª, 23ª, 24ª, 25ª, 26ª e 27ª Exposição Geral de Belas Artes, Academia Imperial de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ.