Banksy é o pseudônimo de um artista urbano britânico. É mundialmente conhecido pelas suas artes envolvendo críticas sociais, humor, e provocações diretas e indiretas a vários governos e organizações. Aborda temas como guerra, política, cultura popular, entre outros.
O artista possui uma linguagem única e é famoso por sua arte urbana controversa. Uma de suas obras mais notáveis é a “Balloon Girl”, que se traduz literalmente para “Garota Balão”, que retrata uma garota soltando um balão em forma de coração.
Além disso, também é conhecido por intervenções em museus, como o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e o Tate Britain, em Londres. Em ambos colocou suas próprias peças em exibição. Não só ele não foi notado, como as próprias peças demoraram a serem notadas.
Banksy é extremamente misterioso, e não se sabe muito sobre sua verdadeira identidade. Isso é por design do mesmo. Sua inexplicabilidade faz parte de sua arte.
Texto por Paulo Lorenzo Villela
Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.
Banksy - Laugh now. Offset, 65x45 cm, 2003, com adesivo no verso. Com moldura