Carregando... aguarde
Ana Amelia Genioli - Guia das Artes
Ana Amelia Genioli
Informações
Nome:
Ana Amelia Genioli
Nasceu:
São Paulo - SP - Brasil, 1965
Sobre o artista


Biografia

Nasceu em São Paulo onde vive e trabalha. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC, Campinas (1997), e mestrado pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC, São Paulo (2003). É doutora pelo mesmo programa com a tese sobre arte contemporânea “Mapas para desorientar – e territorializar ambientes e corpos” (2014). Desde 1994 tem participado de diversas exposições de arte individuais e coletivas, em São Paulo, na Galeria Eduardo Fernandes, Paço das Artes, SESC, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro, entre outras e Galerie Sycomore, em Paris. É autora do livro “Identidades – A produção da diferença em arte contemporânea”, Editora Intermeios, 2014.


http://www.anagenioli.com/bio/

Cronologia

A trajetória de Ana Amélia Genioli se inicia no começo da década de 1990. O papel e a fotografia são utilizados como suporte para sua complexa investigação que revela, em seu universo estético, temas como reflexo, movimento, corpo, fluidez e transparência. A obra Código Derramado (2016), exemplar de sua poética, captura a fluidez e movimento da água sobre a materialidade do texto do primeiro código de lei, promulgado nos anos 1930, que regula e categoriza os tipos de ocorrência de água no território brasileiro.

Na Galeria Eduardo Fernandes a artista participa de exposições coletivas em 2006, 2011 e 2015. Suas exposições individuais na galeria foram Per.médio, Per.tinência, Pe.aí, Entre um Passo e Outro, em 2006, e Inventando Corpos em 2009.

Em São Paulo, expõe no MASP, Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Museu Brasileiro da Escultura-MuBE, Paço das Artes, SESC-Paulista, Espaço Cultural Porto Seguro, e Itaú Galeria. Em Paris, expõe na Galerie Sycomore Art. Suas obras fazem parte dos acervos da Fundação Padre Anchieta e do SESC.

Ana Amélia Genioli estudou Arquitetura e Urbanismo na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela mesma universidade. Complementa sua formação frequentando aulas no atelier de Carlos Fajardo, com Ana Maria Tavares no MuBE, e em cursos de História da Arte ministrados por Rodrigo Naves e Ronaldo Brito. Publica o livro Identidades, a produção da diferença na Arte Contemporânea pela editora Intermeios, em 2014.


https://www.galeriaeduardofernandes.com/artistas-blog/ana-amelia-genioli

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar