Carregando... aguarde
Pinacoteca do Amazonas - Guia das Artes
Pinacoteca do Amazonas
amanhã às 09:00h
Museus
Pinacoteca do Amazonas
Horários de funcionamento
dom
16:00
21:00
seg
ter
09:00
19:00
qua
09:00
19:00
qui
09:00
19:00
sex
09:00
20:00
sab
09:00
20:00
Local
Palacete Provincial - Praça Heliodoro Balbi, s/n. Centro.
Conteúdo
A Pinacoteca do Estado do Amazonas surgiu quando o artista plástico Moacir Andrade sentiu que os artistas amazonenses não tinham o seu espaço. Conversando em 1954 com o historiador amazonense Arthur Cézar Ferreira Reis, apresentou sua ideia de criar um ambiente onde os artistas pudessem expor suas obras de forma permanente.Moacir Andrade e os demais artistas puderam concretizar seu sonho em 1964, quando Arthur Reis fora nomeado Governador do Estado do Amazonas.A Pinacoteca foi institucionalizada através da Lei n.º 233, de 18 de junho de 1965 e sua primeira sede localizava-se em um salão da ala direita da Biblioteca Pública.Possuía em seu acervo cerca de 90 obras de arte que retratavam as técnicas de artistas de todo o Brasil, como: pintura a óleo, bico de pena, xilogravuras e talhas.Eram sediados no espaço cursos de desenho (Manoel Borges), pintura (Moacir Andrade), história da arte e xilogravura (Álvaro Páscoa). Vale ressaltar a atuação de Álvaro Páscoa como professor da pinacoteca, responsável por formar toda uma geração de artistas plásticos contemporâneos como Hahnemann Bacelar, Enéas Valle, Zeca Nazaré, Van Pereira, Thyrso Muñoz e Jair Jacqmont. Este último viria tornar-se diretor da instituição na década de 1990.Em 1992, a pinacoteca foi transferida para o Centro de Artes da Usina Chaminé com o prédio já reformulado e tendo como diretor o artista plástico Jair Jacqmont, Além da realização de inúmeras exposições de artistas locais e nacionais a pinacoteca continuou contribuindo para formação de novos talentos, promovendo cursos de artes plásticas.Já em 2000, a Pinacoteca passou a integrar o Complexo Cultural Palácio Rio Negro, e foi transferida para o pavimento superior da Vila Ninita, com projeto de curadoria do artista plástico Oscar Ramos. Atualmente a Pinacoteca é dirigida pelo Departamento de Museus por Maria Nazarene Maia, com a curadoria de Lilian Fraiji.A partir de 2009 passou para sua nova sede no Palacete Provincial – local totalmente revitalizado com cinco Museus da Secretaria, compondo o cenário do prédio.ACERVO DO ESPAÇOA Pinacoteca do Amazonas possui um acervo composto por mais de mil peças de técnicas variadas, abrangendo a produção artística brasileira entre os séculos XIX e XX, com ênfase especial nos artistas amazonenses. Promove exposições permanentes e temporárias e organiza eventos culturais diversos. Entre as exposições presentes no espaço estão “Luz – Panorama das artes plásticas no Amazonas”, “Presença e Ausência de Luz” e “Luz e Movimento”, com cerca de 200 obras de artes expostas em dois salões.
Contato
telefone: (92) 3662-8387
fax: (92) 3234-8755
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Amazonas"
0,0Km - Museu de Numismática Bernardo Ramos - O Museu de Numismática do Amazonas tem a sua origem na coleção de moedas, medalhas, cédulas e documentos históricos, organizada pelo comerciante amazonense Bernardo Ramos.
Saiba mais
0,0Km - Museu da Imagem e do Som do Amazonas - Instituição cultural de natureza pública estadual, sem fins lucrativos e de acesso gratuito que tem como missão a guarda, conservação e preservação de acervos audiovisuais voltados para temas regionais e gerais, com intuito de divulgar, entreter e educar
Saiba mais
0,0Km - Museu do Seringal - Vila Paraíso - É o maior projeto turístico e cultural do Governo do Estado, pois mostra a era de ouro do Ciclo da Borracha e oferece uma ampla visão da situação dos seringais naquela época.
Saiba mais
0,2Km - Museu Teatro Amazonas - A construção do Teatro Amazonas ao final do século XIX, só foi possível graças ao período conhecido na história sócio-econômica brasileira como Ciclo da Borracha.
Saiba mais
0,3Km - Museu Amazônico - O Museu Amazônico é um órgão público suplementar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e atua no apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão em áreas fundamentais para o conhecimento da Amazônia e de suas culturas. Foi criado em 1975, implementado em 1
Saiba mais
0,5Km - Teatro Amazonas - O Teatro Amazonas localiza-se no centro de Manaus.
Saiba mais
0,5Km - Museu Ivan Ferreira Valente -O acervo é composto por doaçõs dos próprios portugueses, mobiliário da Escola João de Deus e instrumentos musicais.
Saiba mais
0,6Km - Museu Tiradentes - Seu acervo é constituído por dezenas de objetos, tais como: armas antigas, equipamentos do Corpo de Bombeiros, uniformes, distintivos e condecorações, documentos, fotografias e outros.
Saiba mais
0,8Km - Museu Casa de Eduardo Ribeiro - Inaugurado em 18 de março de 2010, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, recupera a história pessoal, militar e administrativa do maranhense, considerado o grande transformador da capital amazonense
Saiba mais
1,0Km - Museu Moacir Andrade e Sala Memória do CEFET-AM - Acervo formado por peças e máquinas da Sala Memória, livros, telas e medalhas de condecorações, recebidas por Moacir Andrade.
Saiba mais
2.658,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.686,6Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
2.848,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais