
A partir de quinta-feira (29), os artistas mostram mais de 20 obras, entre aquarelas e stencils
Amigos há mais de 30 anos, os artistas Alberto Kaplan e Julio Castro levam a parceria para a Real Galeria de Arte Contemporânea, em Copacabana. A partir de quinta-feira (29), os professores do Parque Lage e vizinhos em Santa Teresa apresentam ao público mais de 20 trabalhos que têm o papel como suporte. A mostra fica em cartaz até 01 de setembro.
Um dos poucos artistas dedicados à aquarela no Brasil, Alberto Kaplan deixa clara sua paixão pela cor e o domínio da técnica milenar nos 10 trabalhos que fazem parte da Coleção Marcondes Machado, todos produzidos entre a década de 1980 e os anos 2000. “Quero resgatar a importância da aquarela. Ela foi a base dos movimentos artísticos mais marcantes da história e nunca recebeu o devido valor”, explica Kaplan.
“As obras selecionadas de Alberto Kaplan representam o que há de mais profundo e espontâneo no trabalho deste mestre da pintura”, elogia Mauro Trindade, professor do Instituto de Artes da UERJ, em seu texto de apresentação sobre a exposição.
Para Julio Castro, o papel é a base da série em stencil Retratos de Ninguém, produzida durante a pandemia. Nela, o artista utiliza fotografias de pessoas comuns, que se multiplicam em camadas de imagens, sobrepondo as figuras até que não sejam identificadas. “São desconfigurações de personagens. Uso a expressão, o olhar, pose, roupa. A intensão é mostrar todo mundo ao mesmo tempo. Todo mundo junto”, explica o professor de arte, que garante que o trabalho ainda não está encerrado. “Tenho uma base de mais de 400 imagens. Ainda há muito o que desenvolver”, conta.
Lançamento - Na noite de abertura da exposição haverá o lançamento no Rio de Janeiro do livro Marketing para Artes & RP para Artistas (Conceito Editorial), do marchand Manoel Marcondes Machado Neto. A obra é a versão integral da tese de pós-doutorado do autor – estudioso que desvendou o conceito de Marketing Cultural no meio acadêmico –, ampliada e atualizada, incluindo uma abordagem da importância das relações públicas para os artistas.
Sobre os artistas
Alberto Kaplan – Carioca, é artista visual desde os anos 1970, em mostras iniciadas no Salão de Verão do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1972, onde também cursou Desenho com Aluísio Carvão (1974). Formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve publicado estudo “As aparências da Aquarela” no curso de especialização em Linguagens Visuais, sob a orientação da arte-educadora Ana Mae Barbosa, na Universidade de São Paulo. Palestrante sobre Artes em instituições no Brasil – BNDES e Petrobras –, participou de dezenas de exposições nacionais e internacionais. Como destaques, uma exposição retrospectiva no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1993, e uma mostra individual no Centro Cultural Banco do Brasil, em 2002 (com aula-palestra), além de curadoria da exposição Aquarela Brasileira, em 2001, no Rio de Janeiro. Lecionou nos anos 1980 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro e, nos anos 1990, coordenou a oficina de aquarela do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, além de manter atividades didáticas também na UFRJ e UERJ. Atualmente, está na EAV/RJ.
Julio Castro - Formado em gravura pela UFRJ com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Instituto de Artes da UFRGS em Porto Alegre, dedica-se à produção artística desde os anos noventa. Participou das mostras coletivas A Paixão do Olhar MAM/RJ; Republicar Museu da República-RJ (1993); da XV ESTAMPA – Salão Internacional de Gravura e Edições de Arte Contemporânea em Madrid (2007); Plaisir d’Offrir#2 – Galeria Dagmar De Pooter / Antuérpia, Bélgica (2009); Rio X Córdoba, Museu Emílio Caraffa, Argentina, entre outras. Individualmente expôs no Rio de Janeiro, Pelotas, Porto Alegre, em Lisboa no Centro Português de Serigrafia (2007) e em Bruxelas no ARS117 (2009), espaços em que fez residência como artista convidado. Em 2019 realiza residência no Ohtawara Cultural Center no Japão onde produz uma série de xilogravuras. Coordena o Estudio Dezenove, espaço dedicado à arte contemporânea localizado em Santa Teresa no Rio de Janeiro e desde 2011 é professor na área de Imagem Gráfica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Desde 2013 coordena o Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Serviço - Alberto Kaplan e Julio Castro
Abertura: Quinta-feira (29/06), às 19h
Visitação: até 01 de setembro. De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Os horários também podem ser agendados pelo telefone (21) 2546-6565.
Local: Real Galeria de Arte Contemporânea – Av Princesa Isabel, 500, Copacabana, dentro do Real Residence Hotel.
Entrada gratuita