Fotógrafo, filósofo, professor e crítico de arte.
Em 1944, gradua-se em engenharia civil na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Dois anos depois, funda a revista literária Magog, com o poeta Marcos Konder Reis (1922 - 2001) e outros. Em 1948, abandona a engenharia para estudar física, matemática, filosofia e biologia. Torna-se professor do Instituto de Biofísica do Rio de Janeiro, em 1958. Recebe bolsa da Fundação Guggenheim, em 1962, e permanece cerca de um ano realizando pesquisas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. A partir do fim dos anos 1960, dedica-se com constância à fotografia e à crítica de arte.
A maior parte de suas imagens são seqüências de nus masculinos e fotos de rapazes feitas da janela de seu apartamento, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, além de registros do carnaval carioca. Nessa cidade, de 1977 a 1979, trabalha como coordenador na área de fotografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, onde desempenha um importante papel como educador no campo das artes plásticas e da filosofia. Entre 1976 e 1984, participa de mostras coletivas em Nova York, Paris, Rio de Janeiro e Toronto. Em 2001, a Fundação Cartier de Arte Contemporânea, em Paris, realiza uma mostra retrospectiva de sua obra com imagens que integram o acervo da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.
1976 - Nova York (Estados Unidos) - Walker Street Gallery
1977 - Bolonha (Itália) - The Art Fair
1978 - Minas Gerais - Salão de Carnaval Brasil
1980 - Rio de Janeiro RJ - Shopping Cassino Atlântico
1984 - Rio de Janeiro RJ - Trípticos de Praia, na Faculdade Cândido Mendes
1984 - Rio de Janeiro RJ - Frisos, na Faculdade Cândido Mendes
1984 - Rio de Janeiro RJ - Sonatinas a 4 Pés, na Faculdade Cândido Mendes
1984 - Paris (França) - Corpo e Alma, Photographie Contemporaine au Brésil, no Espace Latin-American
1984 - São Paulo SP - 1ª Quadrienal de Fotografia, no MAM/SP
1986 - Rio de Janeiro RJ - O Rio e o Mar, no Centro Cultural Laura Alvim
1987 - Rio de Janeiro RJ - Arte em Papel, na Galeria de Arte 20
1987 - Rio de Janeiro RJ - Ipanema Exposta, no Centro Cultural Cândido Mendes
1989 - Rio de Janeiro RJ - 13º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô
1993 - Rio de Janeiro RJ - Arte Erótica, no MAM/RJ
1994 - San Francisco (Estados Unidos) - Contemporary Brazilian Photography: a selection of photographs from the collection of Joaquim Paiva, no Yerba Buena Center for the Arts
1995 - Rio de Janeiro RJ - Fotografia Brasileira Contemporânea, no CCBB
1995 - Rio de Janeiro RJ - Libertinos/Libertários
1996 - Curitiba PR - Bienal de Fotografia de Curitiba - sala especial
1999 - São Paulo SP - Fotógrafos e Fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira, no Espaço Porto Seguro de Fotografia
2000 - São Paulo SP - Ars Erótica: sexo e erotismo na arte brasileira, no MAM/SP
2001 - Paris (França) - Alair Gomes, na Fondation Cartier pour l'Art Contemporain
2002 - Rio de Janeiro RJ - Artefoto, no CCBB
2002 - São Paulo SP - 11ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp
2002 - São Paulo SP - Fotografias no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM/SP
2002 - São Paulo SP - Visões e Alumbramentos: fotografia contemporânea brasileira da coleção Joaquim Paiva, na Oca
2003 - Brasília DF - Artefoto, no CCBB
2003 - Rio de Janeiro RJ - Corpus, no MAM/RJ - Espaço Gilberto Chateaubriand
2003 - Rio de Janeiro RJ - Vinte e Cinco Anos: Galeria de Arte Cândido Mendes, na Galeria Candido Mendes
2003 - São Paulo SP - Metacorpos, no Paço das Artes