Carregando... aguarde
Adilson Santos - Guia das Artes
Adilson Santos
Informações
Nome:
Adilson Santos
Nasceu:
Poções, BA
Biografia

Iniciou sua carreira na adolescência aos 17 anos em Vitória da Conquista, onde realizou suas primeiras exposições. Logo foi reconhecido por figuras importantes do cenário cultural baiano, como Jorge Amado, que desde que tomou conhecimento com o trabalho do artista, soube apreciá-lo. Poucos anos mais tarde já circulava e se destacava no cenário cultural de Salvador, onde realizou diversas mostras individuais.

A carreira deslancha na década de 1970, na cidade do Rio de Janeiro, levando Santos à projeção nacional e internacional. Prova disto é a quantidade de telas do artista espalhadas pelo mundo. França, Alemanha, Itália, Estados Unidos são apenas alguns dos países que guardam parte do acervo do pintor.

A obra de Adilson evoca o surrealismo e tem como principais objetos elementos da natureza e a figura feminina. A técnica, perfeita, gera um trabalho calcado não apenas no desenho, mas, sobretudo, na emoção. Seus quadros convidam e conduzem o observador a apreciar os personagens retratados na tela por meio de expressões observadoras realçadas por ares de romantismo.

Atualmente, Adilson reside em Vitória da Conquista com a família, onde ainda atua como pintor e realiza mostras nacionais.

Cronologia

1966- Participa da Feira de Indústria em Comércio em Salvador, BA;

1967- Participa do primeiro Concurso Baiano de Cartazes Turísticos;

1970/1975- Realiza diversas exposições individuais na cidade do Rio de Janeiro;

1974- Exposição coletiva no Consulado Americano, Rio de Janeiro;

1980- Exposição coletiva em Hanovver, Alemanha;

1982- Exposição coletiva em Montreal, Canadá;

1990-2000- Participa de exposições coletivas nacionais;

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
26 de Novembro às 21:18

Adilson Santos - óleo sobre madeira 75 x 85 cm “Espaço ocupado por um pensamento vago” ass. CID 1970 etiqueta "A Galeria", ex-coleção Waldemar Szaniecki
iArremate leilões
26 de Novembro às 21:18

Adilson Santos - óleo sobre madeira 75 x 85 cm “Espaço ocupado por um pensamento vago” ass. centro inferior e verso 1980 etiqueta "A Galeria", ex-coleção Waldemar Szaniecki
Obras deste artista