Adalgiza Vaz dos Santos Rimoli (1961) é uma pintora que utiliza de uma técnica mista, além da encáustica, usando a linguagem da abstração lírica.
Nascida em 1961 em Iracemápolis, no estado de São Paulo, se mudou para Piracicaba, também em São Paulo, em 1982, onde montou seu ateliê. Apesar de morar e produzir em um ambiente urbano, suas obras são inspiradas em sua infância com seu pai no campo, onde a artista e seus irmãos acompanhavam o mesmo ao seu sítio. Ela fez aulas de pintura de forma mais acadêmica, mais tarde escolhendo fazer artes mais abstratas usando lonas de caminhão e uma técnica chamada encáustica, que usa cera de abelha, captados através de fragmentos do cotidiano urbano e da interferência do homem sobre as cidades.
A artista também trabalha com restauração de obras sacras e já desenvolveu trabalhos em mosaico (entre eles o que está no plenário da Câmara de Vereadores, que retrata a piracema). Outra obra de sua autoria pode ser vista no projeto Colorindo a Saudade, no Muro do Cemitério da Saudade. A artista retratou a face de Cristo. Além disso, uma de suas obras foi usada em um cenário do filme Vai Que Dá Certo, lançado em 2013, dos diretores Calvito Leal e Mauricio Farias. Também em 2013 Adalgiza fez uma entrevista com o canal TVUNIMEP, no YouTube, para o quadro Fronteiras da Arte. A entrevista pode ser acessada aqui.
Ainda em 2013, além dos planos de levar sua produção para uma galeria de arte em SP, foi escolhida para a comissão organizadora do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Em 2019, 60 obras da artista foram expostas na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, também em Piracicaba.
Referência: G1 PIRACICABA E REGIÃO (Brasil) (org.). Exposição com 60 obras abstratas de artista plástica é aberta neste sábado em Piracicaba. G1. [S.I], p. 1-1. 06 abr. 2019. Acesso em: 03 out. 2023.
Referência: FRONTEIRAS da Arte - Adalgiza Vaz Rímoli. Realização de Tvunimep. [S.I]: Tvunimep, 2013. (16 min.), son., color. Acesso em: 03 out. 2023.
Texto por Paulo Lorenzo Villela