Centro Cultural da PGE recebe a mostra ‘Abstrações’, com obras do acervo do Sesc RJ realizadas por artistas mulheres referências da arte abstrata no Brasil
Mostra reúne trabalhos de Anna Letycia, Anna Maria Maiolino, Fayga Ostrower e Renina Katz, além da jovem Ana Cláudia Almeida, que doou duas de suas obras ao acervo do Sesc RJ
RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ leva a partir de quarta-feira (11/10) ao Centro Cultural da PGE, no antigo Convento do Carmo (Avenida Primeiro de Março, S/Nº - Praça XV), a exposição “Abstrações”. A mostra é composta por obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos. Entre as peças em exibição (gravura, litografia e serigrafia) estão as de autoria de Anna Letycia, Anna Maria Maiolino, Fayga Ostrower e Renina Katz, pertencentes ao acervo institucional do Sesc RJ, e de Ana Cláudia Almeida, artista convidada, cuja obra integrou o acervo recentemente.
A mostra, com curadoria de Marcelo Campos e Pollyana Quintella, estreou em setembro do ano passado no Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo. Reaberto em janeiro de 2022 depois da restauração da Mansão Figner, o espaço tem sido utilizado pelo Sesc RJ como ambiente para tornar acessível ao público obras do seu acervo de mais de 500 peças por meio de diferentes recortes curatoriais.
Novidades no acervo do Sesc RJ
A abertura da exposição “Abstrações” é marcada pela doação de duas novas obras ao acervo do Sesc RJ. São de Ana Cláudia Almeida, a artista da nova geração convidada e cujas obras dialogam, na exposição, com o trabalho das outras quatros célebres artistas. Finalista do Prêmio EDP das Artes em 2018 e indicada ao Prêmio Pipa em 2020, a carioca de 30 anos já teve obras expostas em diversas instituições como Fundação de Arte de Niterói, Museu de Arte de Moderna do Rio, Instituto Tomie Ohtake, Paço Imperial, Museu da República, Galpão Bela Maré e Solar dos Abacaxis. As novas peças, “Sopro lento” e “Mordida úmida”, produzidas em 2022 em água-tinta e ponta seca sobre papel, passam a fazer parte do patrimônio artístico do Sesc RJ.
O acervo da instituição tem participado do circuito de artes visuais fluminense circulando pelo estado e, ocasionalmente, pelo exterior. Em setembro, a exposição “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”, também com obras do acervo do Sesc RJ, foi exibida em Madri, na Espanha, no Festival Hola Rio!, dedicado à internacionalização das artes do estado do Rio.
Literatura e audiovisual também integram a programação
Além de apreciar as obras de artes visuais, o público que comparecer ao Centro Cultural da PGE terá a oportunidade de participar de atividades literárias e de audiovisual. No dia 19/10, às 15h, acontece um debate com participação de Raquel Barreto e Janaú Marajowara, sobre como Literatura e Artes Visuais desenvolvem estéticas próprias a partir de um olhar feminino.
No dia 18/11, no mesmo horário, haverá exibição dos filmes "Thakhi", de Natali Condori Mamani, e "(Outros) Fundamentos", de Aline Motta, seguido de debate com o Cineclube Quase Catálogo. O Quase Catálogo é um cineclube com enfoque em obras dirigidas por mulheres, com curadoria e produção assinados por Erica Sarmet, Nina Tedesco e Hadija Chalupe.
Exposição e Bistrô do Sesc movimentam o antigo Convento do Carmo
A exposição “Abstrações” e o programa público realizados no Centro Cultural da PGE estão no âmbito da parceria estabelecida em setembro pelo Sesc RJ e a Procuradoria Geral do Estado. A aliança viabilizou a instalação no local do Bistrô Sesc Convento do Carmo, com cardápio assinado pela chef Teresa Corção, que prioriza os insumos da agricultura familiar fluminense e, na programação, a ampliação da oferta de atividades culturais no centro da cidade, valorizando o patrimônio histórico local.
SERVIÇO
Exposição Abstrações
Centro Cultural da PGE (antigo Convento do Carmo)
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/Nº - Praça XV, Centro, RJ
Abertura: 11/10/2023 (quarta-feira)
Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, até 21/01/2024
Entrada gratuita
Classificação livre