Artista multimídia. Brígida Gioseffi Baltar (1959: Rio de Janeiro, RJ). Utiliza desenho, pintura, fotografia, computador, vídeo e materiais diversos. Frequentou a Escola de Artes Visuais/Parque Lage, Rio de Janeiro. Participou do grupo Visorama, no Rio de Janeiro. Criou Abrigo, escavando a parede do seu ateliê com a projeção de seu corpo; em Estrutura, utilizou tijolos em suas obras. Sobre este trabalho, ela mesma declarou: “O tijolo é estrutura. É como se a partir dele, em pó ou em tijolos reciclados de formato reduzido, eu pudesse fabricar novos devaneios, pequenas utopias, outras fábulas. Acho que projeto fala daquilo que a gente pode pensar no sentido de construção mesmo. Acho que é um projeto otimista.” Em Umidades, no início da década de 1990 começou a coletar, colecionar e fotografar materiais efêmeros, como água de goteiras e orvalho, recolhidos em variados recipientes de vidro (frascos, tubos, potes), organizando uma “espécie de coleção”. Também “recolheu” maresias. Acerca do significado das coletas desses materiais efêmeros, assim escreveu Moacir dos Anjos: “(...) não há tensão aparente nos gestos firmes mas delicados de quem coleta a maresia em potes arredondados e largos. Correndo sobre a areia úmida, executando coreografia improvisada, ou, vez por outra, entrando no mar frio, as coletoras parecem integrar a paisagem tão naturalmente quanto dela faz parte a substância impalpável que continuamente guardam e liberam.”
Seus trabalhos fazem parte dos acervos de diversos museus, entre os quais o Museu de Arte Moderna de Cleveland, EUA; o Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, RJ, o Museu de Arte Moderna, Salvador, BA; o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, PE; e o Itaú Cultural São Paulo, SP.
Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro e frequentou o grupo Visorama no final dos anos 80. 1994-2001 – Produziu curtas metragens e fotos. 2007 – Fez a instalação Passagem Secreta, no Projeto Respiração, da Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Realizou, entre outras, as seguintes exposições individuais: 2001 – Neblina, maresia, orvalho: coletas, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza, CE; e Espaço Agora, Rio de Janeiro, RJ. 2002– Galeria Julia Friedman, Chicago, EUA. 2003 – Casa de Abeja, Instituto Cultural Brasil, Bogotá, Colômbia; Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ. 2005 – Casa da Ribeira, Natal, RN. Participou de diversas mostras coletivas, entre as quais as listadas abaixo: 1988 – Novos Novos, Galeria do Centro Empresarial Rio, Rio de Janeiro, RJ; Déjeneur sur l’Art, Escola de Artes Visuais/Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ. 1995 – Infância Perversa, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, e Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, BA; Romance Figurado, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. 2001 – Virgin Territory, The National Museum of Women in the Arts, Washington, EUA; O Fio da Trama, El Museu del Barrio, Nova York; Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires; Neue Kunst in Hamburg 2001, Kunsthaus, Hamburgo, Alemanha; Outra Coisa/Projeto Agora, Museu Ferroviário Vale do Rio Doce, Vitória, ES. 2004 – Body Nostalgia, MOMAT –The National Museum of Modern Art, Tóquio, Japão; Casa de Abelha, Up & Coming, ARCO Madri, Espanha; Unbound, Parasol Unit, Londres; Impermanência e transitoriedade, Museu de Artes do Espírito Santo, Vitória, ES. 2006 – Desenho Contemporâneo Brasileiro, MCO Arte Contemporânea, Porto, Portugal; Fotografia Contemporânea, Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, RJ; Manobras Radicais, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, SP. 2007 – Mais Precioso do que Prata, Centro Cultural da Caixa, Rio de Janeiro, RJ; Anos 80/90 Modernos e Pós-Modernos, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP.; Incisão, Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, Juazeiro do Norte, CE. 2009 – 7ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS; After Utopias, Museu Pecci, Milão, Itália; Sertão Contemporâneo, Solar do Unhão, Salvador, BA. 2010 – Brígida Baltar, Marginalia, d'après Edgar Allan Poe, Espaço Plataforma Revólver, Lisboa Portugal.