Carregando... aguarde
Últimas semanas para inscrições de projetos artísticos no edital do Sesc RJ - Guia das Artes
Últimas semanas para inscrições de projetos artísticos no edital do Sesc RJ
Últimas semanas para inscrições de projetos artísticos no edital do Sesc RJ
inserido em 2022-06-24 19:03:31
Conteúdo

 

Selecionados vão compor parte da programação cultural do Sesc RJ em 2023. FOTO: espetáculo Candeia, do grupo potiguar Estação de Teatro, selecionado para a temporada 2022

RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ recebe até o dia 8 de julho inscrições de propostas artísticas no âmbito do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2022/2023. A iniciativa se propõe a fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público e com a inclusão social. No total, serão destinados R$ 30 milhões para as produções artísticas selecionadas - o montante compreende este edital principal e seus desdobramentos, que serão lançados ainda este ano, para outros projetos culturais estratégicos.

 

"Em 2021, lançamos a primeira edição do Edital Sesc RJ Pulsar, e o sucesso da iniciativa pode ser observado hoje em dia nos nossos equipamentos culturais, que estão recebendo uma enorme variedade de obras artísticas, de elevada qualidade técnica e com conteúdos de grande relevância social. Este ano, estamos consolidando o Edital como uma ferramenta de democratização da cultura e de fomento a esse setor da economia que foi bastante afetado durante a pandemia, merecendo por isso toda a nossa atenção", diz Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ e do Sistema Fecomércio RJ.

 

São aceitos projetos de todo o Brasil de exposições de artes visuais, de audiovisual expandido, espetáculos teatrais, circenses e de dança, temporadas de teatro, dança e circo, realizações literárias, apresentações musicais, além de licenciamento de curtas-metragens, destinados aos públicos adulto e infantil.

 

A apresentação das obras ocorrerá em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro das unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística.

 

Podem se inscrever pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, além de Microempreendedores Individuais (MEI). As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br)

 

A seleção se dará em duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na segunda etapa, os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção e Avaliação composta por profissionais de notório saber da arte e da cultura e por representantes do Sesc RJ que atuam no planejamento e no desenvolvimento da programação cultural da instituição no estado do Rio de Janeiro.

 

Reconectar, movimentar e impulsionar

O conceito do edital está amparado em três pilares, representados pelos verbos “reconectar”, “movimentar” e “impulsionar”. A intenção é reconectar o artista com o palco, movimentar a relação dele com o público do Sesc RJ e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. O título “Pulsar” remete à ideia de “estar vivo”, numa alusão à resistência da Cultura diante da pandemia da Covid-19. 

 

Confira o cronograma

Inscrições – De 9 de junho até as 17h de 8 de julho de 2022

Previsão de divulgação do resultado – 28 de outubro de 2022

 

Fonte: Wando Soares

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais