Carregando... aguarde
ARTISTA É ATACADO COM UMA LÂMINA POR CONTA DE PINTURA COM JESUS CRISTO EM SUPOSTO ATO SEXUAL - Guia das Artes
ARTISTA É ATACADO COM UMA LÂMINA POR CONTA DE PINTURA COM JESUS CRISTO EM SUPOSTO ATO SEXUAL
ARTISTA É ATACADO COM UMA LÂMINA POR CONTA DE PINTURA COM JESUS CRISTO EM SUPOSTO ATO SEXUAL
inserido em 2024-04-02 12:55:45
Conteúdo

 

ARTISTA É ATACADO COM UMA LÂMINA POR CONTA DE PINTURA COM JESUS CRISTO EM SUPOSTO ATO SEXUAL

A indignação com uma pintura exposta como parte de uma exposição em Modena, Itália, que parece retratar Jesus Cristo recebendo sexo oral, explodiu em violência na semana passada, quando um vândalo cortou a tela e desferiu um golpe no pescoço do artista.

A obra do artista Andrea Saltini foi incluída em uma mostra instalada próxima a uma igreja. Os fiéis consideraram a exibição “blasfema” e uma petição pedindo o encerramento antecipado da exposição reuniu mais de 30.000 assinaturas. As hostilidades chegaram ao auge quando um indivíduo mascarado visitou a exposição e cortou a pintura antes de borrifá-la com tinta preta.

Saltini, que estava presente no momento, tentou impedir o vandalismo e, em meio à luta, foi atingido no pescoço pela lâmina. A polícia foi chamada ao local, mas o vândalo já havia fugido, informou o jornal italiano Il Resto del Carlino.

As autoridades encontraram uma arma descartada e uma máscara facial no museu, bem como uma peruca preta que poderia ter sido usada pelo vândalo. Saltini, que foi levado ao hospital para tratamento, escapou de ferimentos graves e recebeu alta horas depois com quatro pontos.

“[Saltini] pede a toda a comunidade de Carpi que reflita sobre os limites da dissidência, o direito à crítica, o direito à liberdade de pensamento”, disse Giuseppe Chierici, advogado do artista, em comunicado. “Saltini espera que uma discussão aberta e livre, respeitando as sensibilidades e opiniões de todos, possa começar o mais rápido possível”.

A pintura vandalizada, intitulada INRI (2024), é uma das cerca de 20 obras em tela criadas por Saltini atualmente expostas na mostra “Gratia Plena”. Cada peça da série apresenta uma reviravolta em uma cena religiosa famosa. Paraclito (2024), feito no estilo da Pietà , apresenta um astronauta em vez da Virgem Maria.

INRI (2024) retrata um Jesus nu e sem vida, deitado de costas enquanto Longinus, o soldado romano que perfurou seu lado com uma lança durante a crucificação, se inclina sobre sua virilha.

Monsenhor Erio Castellucci, arcebispo de Modena e bispo de Carpi, também falou sobre o vandalismo, dizendo ao Il Resto del Carlino que “os artistas sempre propuseram caminhos e sugestões de natureza não canônica”. Qualquer pessoa é livre de se ofender com a exibição, disse ele, embora “o importante é que a dissidência se torne uma oportunidade para diálogo e debate e não para acusação e violência”.

via: dasartes

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais