
Guilherme de Faria 1942- São Paulo
Pintor, desenhista, gravador, poeta, prosador, romancista, cordelista,declamador, compositor.
Começou sua carreira artística como desenhista em 1962, e em 1963 lançado pelajornalista Radá Abramo na Galeria Ambiente
Em 1964 realiza comgrande sucesso de público e de crítica sua primeira Individual de desenhos epinturas na Galeria São Luiz da marchand Ana Maria Fiocca.
Guilherme de Faria foi descoberto também em 1964 pelo grande marchand italianoradicado em São Paulo,...
Voltando a residir em SãoPaulo em 1974 realiza uma grande Exposição Individual com 40 telas a óleo s/tela de sua fase pictórica que ele denominou "Fase Baconiana"(influência do pintor inglês Francis Bacon) na Galeria Arte Global, da redeGlobo de televisão, fase essa nascida em São Paulo e completada em Olinda. Essaexposição teve uma imensa divulgação de mídia pela televisão e jornais de SãoPaulo e obteve imenso sucesso de público e de crítica, tendo todas as obrassido adquiridas por grandes colecionadores.
Durante essa exposição Guilherme de Faria realizou sua primeira litografiaencomendada pela Galeria Arte Global e realizada pelo artista no ateliêGlatt-Ymagos, de São Paulo, técnica a que o artista se dedicaria pelos próximosvinte anos até 1995, quando então encerrou essa fase de grande sucessoartístico e comercial, tendo publicado cerca de 1.000 imagens diversas, amaioria de figuras femininas (que o notabilizaram) sempre desenhadas por ele empedras da Bavária e com tiragem média de 150 exemplares, tendo sido portantonesse período 1974-1995, cerca 150.000 exemplares de litos assinadas, numeradase intituladas à lápis, a mão pelo artista, e que se esgotavam rapidamente nasedições feitas e comercializadas pela Glatt do editor Elsio Motta e sua filhaPatricia Motta.
A partir de 1995, Guilherme voltou a se dedicar à pintura a óleo s/ telanotadamente de "paisagens imaginárias" fase essa intituladaImaginárias Brasileiras.
A herdeira da Glatt e programadora gráfica e curadora Patricia Motta realizou apartir de Julho de 2010 até Setembro, uma grande retrospectiva dessa faselitográfica de Guilherme de Faria intitulada OBRA GRÁFICA, na CAIXA CULTURAL,em São Paulo, Praça da Sé)
A partir de março de2018, Guilherme de Faria inaugurou uma inusitada e brilhante fase floral queele intitula "Naturezas Vivas Imaginárias" da qual fez uma bem-sucedida ExposiçãoIndividual, em novembro daquele ano na INN GALLERY, de São Paulo.
Obras deGuilherme de Faria se encontram no acervo de dois Museusimportantes de São Paulo: o MAM e a Pinacoteca do Estado.