Carregando... aguarde
Claudio Bravo - Guia das Artes
Claudio Bravo
Informações
Nome:
Claudio Bravo
Nasceu:
Valparaíso - Chile (08/11/1936)
Faleceu:
Taroudant - Marrocos (04/06/2011)
Sobre o artista

Biografia
Claudio Bravo Camus, pintor. Ele nasceu em Valparaíso, em 8 de novembro de 1936, faleceu em 4 de junho de 2011 em Taroudant, Marrocos.

De família de agricultores, viveu grande parte da sua infância na zona rural de Melipilla. Começou a desenhar aos onze anos, demonstrando uma clara vocação para as expressões artísticas. Apesar do seu hobby não ter sido apoiado inicialmente pelos amigos mais próximos, conseguiu frequentar aulas no atelier de Miguel Venegas Cifuentes, com quem estudou desenho e pintura. Também escreveu poesia, dançou profissionalmente na Companhia de Ballet do Chile e trabalhou no Teatro de Ensaios da Universidade Católica.

No início da década de 1960, ele morou em Concepción, onde se destacou como retratista. Depois de expor seus trabalhos na Universidade de Concepción e buscar se aperfeiçoar em sua técnica, viajou para a Europa em 1961. Cativado pela escola realista clássica dos grandes mestres, decidiu se estabelecer em Madri, na Espanha, onde se tornou famoso como um retratista da alta nobreza e da aristocracia europeia. Em meados da década, os retratos deram lugar a impressionantes naturezas mortas. Objetos do cotidiano da vida moderna e outros aparentemente simples, como pedras e embrulhos, deslumbram o espectador ao serem trazidos para a tela com um realismo minucioso. O artista levou sua técnica ao limite da perfeição.
Em 1972 ele se estabeleceu em Tânger, Marrocos. Nesse mesmo ano, participa na Documenta 5 em Kassel, numa altura em que prevalece a tendência hiper-realista liderada por Robert Bechtle e John Kacere.

Em 1981, ele realizou sua primeira exposição na Marlborough Gallery em Nova York, uma galeria que o representou internacionalmente desde então.

Em 1994, realizou uma grande exposição individual no Museu Nacional de Belas Artes, que se tornou uma das mais populares da história.

Por seus méritos e contribuições artísticas, foi concedida a nacionalidade espanhola pelo Conselho de Ministros da Espanha, em 1º de julho de 2002.

De meados dos anos 90 a 2006, o artista dividiu seu trabalho artístico entre o Marrocos e sua residência em Puerto Octay, no Chile. Por volta de 2008 ele se estabeleceu definitivamente em Taudorant, nas Montanhas Atlas de Marrocos.

Prêmios e distinções
1996 Medalha de Ouro na Gala Anual da Casita María Charity Foundation, concedida em reconhecimento a personalidades de origem latina que se destacaram por seu trabalho na comunidade latina ou na sociedade em geral, Nova York, Estados Unidos.

2000 Decoração da Cruz da Ordem Civil Alfonso X El Sabio, Espanha.

Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista