Carregando... aguarde
Conversa com Artistas-2020-02-08 - Guia das Artes
“Conversa com Artistas”
Evento encerrado
“Conversa com Artistas”
Quando aconteceu
Sábado, 08 Fevereiro até Sábado, 08 Fevereiro
Local
Espaço Cultural Unifor
Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz
Conteúdo

 

O segundo final de semana do projeto “Conversa com Artistas” recebe Rian Fontenele, Mário Sanders e Virgínia Pinho no Espaço Cultural Unifor para um bate-papo sobre o processo criativo de obras autorais que estão em cartaz na 20ª Unifor Plástica: Simultaneidades – A Arte com a Palavra.

O encontro acontece neste sábado (8), de 16h30 às 18h, com entrada gratuita.

A ação visa aproximar o expectador e o artista, de forma a democratizar a arte e torná-la mais acessível. O projeto “Conversa com Artistas” acontece durante os sábados de fevereiro. No final de semana de estreia recebeu as artistas cearenses Lia de Paula, Ana Cristina Mendes e Julia Debasse. Conheça a seguir os artistas que estarão presentes no dia 8 de fevereiro.

Rian Fontenele

Nascido em Ubajara, Ceará, em 1977. Pintor, gravador e desenhista. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Enquanto se dedica à pesquisa e estudo com linguagens diversas, como a gravura, a pintura e o desenho, estuda desenho livre com Cecília Castellini e xilogravura com Eduardo Eloy. Ainda nos anos noventa, faz viagem de estudo para Barcelona (Espanha), dedicando-se à gravura em metal, estuda desenho e história da arte. Dedica-se à pintura, participando de exposições nacionais e internacionais. Realizou a exposição Individual Hiatos, em Fortaleza. Essa mostra foi fruto do prêmio de melhor desenho da XIII Unifor Plástica, recebido em 2005. Em 2009, recebe o prêmio de melhor pintura também pela Unifor Plástica. Em 2014, participa do Circuito Caixa Cultural com a exposição A Restauração de uma Ausência. Vive e trabalha em Fortaleza.

 Mário Sanders

Nasceu em Aquiraz, Ceará. Artista visual, trabalha com desenho, pintura, objeto e bordado. Destacou-se no meio artístico cearense com sua participação no grupo Fratura Exposta, movimento atuante na cena cultural de Fortaleza no final dos anos 1980, realizando exposições, instalações e happenings. Participou de diversas exposições, destacando-se as coletivas com o grupo Fratura Exposta, Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras, Prêmio Pirelli de Pintura Jovem no MASP e 3 Artistas Cearenses no Sesc Paulista. Premiações no Salão de Abril (Fortaleza, 1985, 1986, 1988 e 2018), na VII Unifor Plástica (Fortaleza, 1986 e 2007), no 2° Salão Norman Rockwel do Desenho e da Gravura (Fortaleza, 1996), na 7a Mostra do Desenho Brasileiro (Curitiba) e no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco. Atualmente trabalha na Kraft Atelier Coletivo, onde produz seu trabalho e ministra cursos de desenho. Vive e trabalha em Fortaleza.

 Virgínia Pinho

Artista visual e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas sobre cinema e representações dos mundos do trabalho, memória e apropriação de imagens nas artes visuais e no cinema. Foi curadora da mostra “Harun Farocki: o trabalho com as imagens” (2017), realizada no Cinema do Dragão. Participou do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (2017), com a pesquisa “Isolamento Compulsório”. Realizou “A saída da fábrica Cione” (2016), premiado no 67° Salão de Abril de Fortaleza e no 8° Arte Pará, e “Miragem” (2014/2018), premiado no 25° Cine Ceará. Vive e trabalha em Maracanaú.

 

Serviço

  • Projeto “Conversa com Artistas”
  • Local: Espaço Cultural Unifor
  • Data: 8 de fevereiro (sábado) de 2020
  • Horário: 16h30 às 18h

 

 
Contato
+55 85 3477-3319
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Ceará"
Museu da Imagem e do Som do Ceará - É responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
Saiba mais
Museu da Loucura - Tem como objetivo principal resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena.
Saiba mais
Museu da Motocicleta - Todo o acervo foi adquirido ou doado informalmente e diretamente para o proprietário do acervo.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea - O complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem cearense Chico da Matilde, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista no estado, que, em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
Saiba mais
Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público.
Saiba mais
Museu de Arte e Cultura Popular - Acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).
Saiba mais
Museu do Automóvel - O Museu possui carros raros como o Renault Fragate 1953, carros clássicos como o Austin Mini e o Citroën 2CV, e nacionais como o Simca Chambord, DKW Vemag e o Renault Dauphine.
Saiba mais
Museu do Ceará - Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
Saiba mais
Museu Iguatuense da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira - O museu tem como objetivo a preservação e conservação do patrimônio histórico da cidade, através da documentação do material fotográfico, cinematográfico, televisivo, jornalístico, dentre outros que assegure às gerações futuras o legado de sua herança cul
Saiba mais
Museu Siará em Miniatura - O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga.
Saiba mais