No universo pictórico de Bruno Dunley, promessas são constantemente feitas e quebradas, distendendo os limites da visualidade. Seu trabalho explora a pintura apenas como técnica de figuração expressiva, mas busca refletir sobre a própria especificidade do meio, principalmente no que diz respeito à sua materialidade e função representativa na tradição artística. Dunley é um dos expoentes da nova e proeminente geração de pintores brasileiros e um dos fundadores do Grupo 2000e8. O coletivo de jovens artistas foi criado em São Paulo devido ao interesse compartilhado pela pintura e pela vontade de desenvolver um pensamento crítico sobre a técnica na contemporaneidade.
O processo de Dunley parte de composições rigorosamente construídas que passam por correções e alterações graduais e cuja função é revelar as lacunas e lapsos da percepção visual. Frequentemente, uma única cor predomina na superfície, o que pode sugerir um estilo minimalista, capaz de gerar uma postura meditativa diante do trabalho. Contudo, há a busca crescente por configurações mais agressivas, expressivas e contrastadas por cores vibrantes. Em sua prática, a temática é sempre dúplice: o artista pinta influenciado pelo encontro com imagens cotidianas, assim como pelo estudo aprofundado do campo pictórico. Ambas convergem, porém, no uso pronunciado dos códigos dessa linguagem. Gestos, planos e cores fazem a representação emergir mais como um alfabeto, um território comum, em que o processo de feitura sempre está presente. De fato, essa é a busca de Dunley: a de uma sensibilidade comum, disseminada.
Bruno Dunley nasceu em Petrópolis, Brasil, em 1984. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Exposições individuais recentes incluem: The Mirror, na Galeria Nara Roesler (2018), em Nova York, Estados Unidos; Dilúvio, na SIM Galeria (2018), em Curitiba, Brasil; Ruído, na Galeria Nara Roesler (2015), no Rio de Janeiro, Brasil; e, no Centro Universitário Maria Antonia (2013), em São Paulo, Brasil. Participou da 33a Bienal de São Paulo, Brasil (2018). Outras mostras coletivas recentes incluem: Triangular: Arte deste século, na Casa Niemeyer (2019), em Brasília, Brasil; Tinta sobre tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL, na Galeria de Arte do Instituto CPFL (2019), em Campinas, Brasil; AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar, no Instituto Tomie Ohtake (ITO) (2018), em São Paulo, Brasil; A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela, na Caixa Cultural (2017), no Rio de Janeiro, Brazil; Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) (2016), em São Paulo, Brasil. Seus trabalhos fazem parte de importantes coleções institucionais, tais como: Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), São Paulo, Brasil; Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), São Paulo, Brasil, e Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Fonte: Nara Roesler
Exposições
2019
Colapso, Galeria Athena, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Afinidades afetivas, Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM),Universidade Federal de
Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brazil
VIII Arraial da Cidade: Arraial da Cidade Cordel 2×10.Itinerant exhibition: Unibes
Cultural, São Paulo, SP, Brazil; Jockey Club, São Paulo, SP,Brazil
2018
No meio, Galeria Nara Roesler | São Paulo, São Paulo/SP,Brazil
Dilúvio, SIM Galeria, Curitiba/PR, Brazil
The Mirror, Galeria Nara Roesler | New York, New YorkCity/NY, USA
Quimera, Galeria do Lago, Museu da República, Rio deJaneiro/RJ, Brazil
XXXIII Bienal Internacional de Arte de São Paulo –Afinidades afetivas / Affective
Affinities, Fundação Bienal de São Paulo – Pavilhão CicilloMatarazzo, São Paulo/SP,
Brazil
AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar, Instituto TomieOhtake (ITO), São
Paulo/SP, Brazil
139 X NOTHING BUT GOOD, Park – platform for visual arts,Tilburg, The Netherlands
2017
A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela, CAIXACultural, Rio de Janeiro/RJ,
Brazil
GNR presents:, Galeria Nara Roesler | New York, New YorkCity/NY, USA
9999, The Fireplace Project, East Hampton, New York City/NY,USA
A Bela e a Fera, Galeria Central, São Paulo/SP, Brazil
Cromofilia vs cromofobia: continuação, Galeria Nara Roesler| Rio de Janeiro, Rio de
Janeiro/RJ, Brazil
2016
Projeto Piauí. Itinerant exhibition: Jacaranda, VillaAymoré, Rio de Janeiro/RJ, Brazil;
Pivô, São Paulo/SP, Brazil
Cromofilia vs cromofobia: investigações da cor, Galeria NaraRoesler | São Paulo, São
Paulo/SP, Brazil
Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000, Museu de ArteContemporânea da
Universidade de São Paulo (MAC USP), São Paulo/SP, Brazil
Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira, InstitutoTomie Ohtake (ITO), São
Paulo/SP, Brazil
Auroras – Pequenas pinturas, Espaço Auroras, São Paulo/SP,Brazil
O corpo e a obra de arte, Galeria Nara Roesler | São Paulo,São Paulo/SP, Brazil
2015
Ruído, Galeria Nara Roesler | Rio de Janeiro, Rio deJaneiro/RJ, Brazil
A história da imagem, SIM Galeria, Curitiba/PR, Brazil
Releituras da natureza-morta, Carbono Galeria, São Paulo/SP,Brazil
2014
No lugar em que já estamos, Galeria Nara Roesler | SãoPaulo, São Paulo/SP, Brazil
Corrente – Paulo Pasta, entre memória e desejo, SescBelenzinho, São Paulo/SP,
Brazil
Prática portátil, Galeria Nara Roesler, São Paulo/SP, Brazil
2013
e, Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), São Paulo/SP,Brazil
Para além do ponto e da linha: arte moderna e contemporâneano acervo do
MAC/USP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de SãoPaulo (MAC USP),
São Paulo/SP, Brazil
2012
Bruno Dunley, 11 Bis Project Space, Paris, France
2011
O colecionador de sonhos, Instituto Figueiredo Ferraz (IFF),Ribeirão Preto/SP, Brazil
Os primeiros 10 anos, Instituto Tomie Ohtake (ITO), SãoPaulo/SP, Brazil
Assim é se lhe parece, Paço das Artes, São Paulo/SP, Brazil
Estou aqui, Galeria Marilia Razuk, São Paulo/SP, Brazil
2010
Os nomes, Galeria Marilia Razuk, São Paulo/SP, Brazil
Paralela 2010 – A Contemplação do Mundo, Liceu de Artes eOfícios de São Paulo,
São Paulo/SP, Brazil
Vistas a perder de vista: oito artistas contemporâneos,Galeria Penteado,
Campinas/SP, Brazil
Deserto-modelo, 713 Arte Contemporáneo, Buenos Aires,Argentina
2009
Superfície ativada, Silvia Cintra + Box 4, Rio deJaneiro/RJ, Brazil
Nova arte nova, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), SãoPaulo/SP, Brazil
2008
Entre 5 paredes, Ateliê Rua Camilo, São Paulo/SP, Brazil
Ana Prata, Bruno Dunley e Marcos Brias, Galeria MaríliaRazuk, São Paulo/SP, Brazil
2000 e oito – Novos artistas para novas pinturas, SescPinheiros, São Paulo/SP, Brazil
Grupo 2000e8, Museu Victor Meirelles (MVM), Florianópolis/SC,Brazil
2007
Bruno Dunley, Ateliê 397, São Paulo, Brazil
2005
5ª Exposição de Verão, Silvia Cintra + Box 4, Rio deJaneiro/RJ, Brazil
residências artísticas / artistic residences
2017
Kaaysá Art Residency – Carnival Edition, Boiçucanga/SP,Brazil
2016
Summer residence in the Hamptons – Further on Air, New YorkCity/NY, USA
coleções institucionais / institutional collections
Instituto Figueiredo Ferraz (IFF), Ribeirão Preto/SP, Brazil
Instituto Itaú Cultural, São Paulo/SP, Brazil
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo(MAC USP), São
Paulo/SP, Brazil
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), São Paulo/SP,Brazil
Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo/SP, Brazil
Fonte: Nara Roesler