Carregando... aguarde
Wanda Pimentel Envolvimentos-2017-05-18 - Guia das Artes
Wanda Pimentel: Envolvimentos
abrirá em 5 horas e 4 minutos
Wanda Pimentel: Envolvimentos
Quando acontece
Quinta, 18 Maio até Quinta, 07 Setembro
dom
10:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
20:00
sex
10:00
18:00
sab
10:00
18:00
Local
MASP
Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César
Conteúdo

O MASP apresenta, a partir do dia 18 de maio, a exposição Wanda Pimentel: Envolvimentos. A mostra concentra-se na série Envolvimento, produção icônica de Wanda Pimentel (Rio de Janeiro,1943), feita a partir de 1967 e chegando a 1984.

Contando com uma trajetória sólida, com exposições nacionais e internacionais, essa é a primeira mostra monográfica de Wanda Pimentel dedicada exclusivamente à série Envolvimento. As obras, cujas cenas são de cores chapadas e vibrantes, retratam fragmentos do corpo feminino em meio a objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, móveis e utensílios. As partes do corpo se misturam com interiores bem delimitados por linhas e formas geométricas. Formam as composições objetos domésticos, como bules, roupas, sapatos, guarda-chuva, máquina de costura, perfume, telefone, cinzeiro, entre outros.

Segundo a curadora Camila Bechelany, “A partir de seu envolvimento com o corpo feminino, os objetos parecem ganhar vida, da mesma forma que o corpo parece se desumanizar em meio aos utensílios. Assim, os objetos não são mais reduzidos a sua funcionalidade ou utilidade, parecem, por outro lado, ser animados e conviver de igual para igual com as pernas, os pés e dedos brancos na pintura.” Além disso, ao converter os objetos em signos gráficos, Pimentel dialoga sobre a desatenção mecânica do indivíduo em relação a esses objetos, uma vez que, ao naturalizar a presença das coisas em seu entorno, perde sua própria referência humana, se tornando também objeto.

Essa relação revela, no trabalho da artista, uma crítica à sociedade de consumo e ao período de intensa repressão sexual e de ideias no contexto da ditadura militar no país. É também um momento chave da emancipação feminina, do qual a artista utiliza-se para tratar da representação do corpo a partir do olhar de uma mulher que reivindica, mesmo que de forma sutil, o lugar do feminino na arte, principalmente na arte brasileira. Na série, o corpo retratado por Pimentel aparece de forma fragmentada, reforçando os questionamentos sobre a anulação da subjetividade feminina e a representação do corpo da mulher como objeto de desejo do olhar masculino.

Wanda Pimentel: Envolvimentos insere-se no contexto da programação de 2017 do Museu, que atenta para temas da sexualidade e do gênero numa perspectiva de histórias diversas e plurais na arte. Em torno da mostra Histórias da sexualidade (19.10.2017 a 09.02.2018), que contará com obras de diferentes períodos e acervos, serão apresentadas exposições monográficas de artistas brasileiros e internacionais, cujos trabalhos suscitam debates sobre corporalidade, desejo, sensualidade, erotismo, feminismo, questões de gênero, prostituição entre outros. Após a exposição de Wanda Pimentel, seguem-se as individuais de Henri de Toulouse-Lautrec, Miguel Rio Branco, Pedro Correia de Araújo, Guerrilla Girls e Tunga.

CATÁLOGO

No dia da abertura, o MASP lança o catálogo da exposição (R$ 100,00), em tamanho e formato inéditos. O livro tem organização editorial dos curadores da mostra  e reúne reproduções de 39 trabalhos da série Envolvimentos, além de textos exclusivos dos curadores e de autores convidados.

Constituem o catálogo os seguintes textos: “Eu falo o tempo todo de caos”, de Adriano Pedrosa; “A vida dos objetos: a série Envolvimento de Wanda Pimentel”, de Camila Bechelany; “O envolvimento de Wanda Pimentel”, de Vera Beatriz Siqueira; “Seu guarda-roupa é um campo de batalha”, de Rodrigo Alonso; “Desordem e erotismo em Wanda Pimentel”, de Lisette Lagnado e “Os muitos realismos de Wanda Pimentel”, de Sérgio Bruno Martins.

Wanda Pimentel: Envolvimentos tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico, e  Camila Bechelany, curadora assistente do MASP. O escritório de arquitetura METRO Arquitetos Associados assina a expografia da mostra.

Contato
Telefone: +55 (11) 3149-5959
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Avenida Paulista - Integram a mostra 16 artistas contemporâneos, que realizaram novos projetos, específicos para a exposição, sobre a avenida e seu entorno, e outros 43 artistas que já pensaram e retrataram a avenida em trabalhos passados, participando assim do núcleo icono
Saiba mais
0,0Km - Histórias da arte moderna e contemporânea - O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais.
Saiba mais
0,0Km - MASP - O MASP é um museu privado sem fins lucrativos...
Saiba mais
0,6Km - Teatro Gazeta - Localiza-se na Avenida Paulista, em São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Teatro Shopping Frei Caneca - Inaugurado em junho de 2005, um dos destaques do Teatro Frei Caneca localizado no Shopping Frei Caneca, é seu projeto de acústica e sônica, assinado por José Augusto Nepomuceno, consultor de acústica de empreendimentos consagrados no Brasil e no exterior.
Saiba mais
0,9Km - Galeria Luisa Strina - Em 2014 a Galeria Luisa Strina completou 40 anos de atividade Luisa abriu sua galeria em 1974.
Saiba mais
0,9Km - Teatro Augusta - Localiza-se na Rua Augusta, na cidade de São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
1,0Km - Teatro Maria Della Costa - É um teatro localizado na cidade São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO - O Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular 1
Saiba mais
1,1Km - Galeria Sueprficie - A Galeria Superfície é um projeto dos sócios Gustavo Nóbrega
Saiba mais
1,1Km - Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
1,5Km - Bambu - Histórias de Um Japão - É a primeira exposição da Japan House em São Paulo.
Saiba mais
2,5Km - Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha - Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a mostra traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE.
Saiba mais
2,7Km - Cícero Dias - Um Percurso Poético - São mais de 120 obras de grandes coleções públicas e privadas brasileiras e de outros países como Austrália, China e França.
Saiba mais
2,7Km - Projeto Parede | “Mergulhe em mim, para poder surgir de mim” - Essa instalação espelha as águas do Córrego do Sapateiro, que passa do lado de fora do MAM.
Saiba mais
2,7Km - O impressionismo e o Brasil - Além das cerca de 70 obras, a mostra conta com linha do tempo e vídeos de Carlos Nader para contextualizar os visitantes.
Saiba mais
2,7Km - O Gráfico Amador - A exposição será um panorama histórico, embora com uma visão atual, sobre O Gráfico Amador, editora de um grupo de intelectuais que entre os anos 1954 e 1961 produziu, em Recife, mais de 30 obras que vieram a se tornar marcos na história contemporânea da
Saiba mais
2,7Km - Labirinto e Memória - Entre os trabalhos, divididos em seis segmentos, estão desenhos, gravuras e fotografias, que marcaram os mais de 40 anos de trajetória de Luise Weiss.
Saiba mais
2,7Km - Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais