Carregando... aguarde
Wanda Pimentel Envolvimentos-2017-05-18 - Guia das Artes
Wanda Pimentel: Envolvimentos
amanhã às 10:00h
Wanda Pimentel: Envolvimentos
Quando acontece
Quinta, 18 Maio até Quinta, 07 Setembro
dom
10:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
20:00
sex
10:00
18:00
sab
10:00
18:00
Local
MASP
Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César
Conteúdo

O MASP apresenta, a partir do dia 18 de maio, a exposição Wanda Pimentel: Envolvimentos. A mostra concentra-se na série Envolvimento, produção icônica de Wanda Pimentel (Rio de Janeiro,1943), feita a partir de 1967 e chegando a 1984.

Contando com uma trajetória sólida, com exposições nacionais e internacionais, essa é a primeira mostra monográfica de Wanda Pimentel dedicada exclusivamente à série Envolvimento. As obras, cujas cenas são de cores chapadas e vibrantes, retratam fragmentos do corpo feminino em meio a objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, móveis e utensílios. As partes do corpo se misturam com interiores bem delimitados por linhas e formas geométricas. Formam as composições objetos domésticos, como bules, roupas, sapatos, guarda-chuva, máquina de costura, perfume, telefone, cinzeiro, entre outros.

Segundo a curadora Camila Bechelany, “A partir de seu envolvimento com o corpo feminino, os objetos parecem ganhar vida, da mesma forma que o corpo parece se desumanizar em meio aos utensílios. Assim, os objetos não são mais reduzidos a sua funcionalidade ou utilidade, parecem, por outro lado, ser animados e conviver de igual para igual com as pernas, os pés e dedos brancos na pintura.” Além disso, ao converter os objetos em signos gráficos, Pimentel dialoga sobre a desatenção mecânica do indivíduo em relação a esses objetos, uma vez que, ao naturalizar a presença das coisas em seu entorno, perde sua própria referência humana, se tornando também objeto.

Essa relação revela, no trabalho da artista, uma crítica à sociedade de consumo e ao período de intensa repressão sexual e de ideias no contexto da ditadura militar no país. É também um momento chave da emancipação feminina, do qual a artista utiliza-se para tratar da representação do corpo a partir do olhar de uma mulher que reivindica, mesmo que de forma sutil, o lugar do feminino na arte, principalmente na arte brasileira. Na série, o corpo retratado por Pimentel aparece de forma fragmentada, reforçando os questionamentos sobre a anulação da subjetividade feminina e a representação do corpo da mulher como objeto de desejo do olhar masculino.

Wanda Pimentel: Envolvimentos insere-se no contexto da programação de 2017 do Museu, que atenta para temas da sexualidade e do gênero numa perspectiva de histórias diversas e plurais na arte. Em torno da mostra Histórias da sexualidade (19.10.2017 a 09.02.2018), que contará com obras de diferentes períodos e acervos, serão apresentadas exposições monográficas de artistas brasileiros e internacionais, cujos trabalhos suscitam debates sobre corporalidade, desejo, sensualidade, erotismo, feminismo, questões de gênero, prostituição entre outros. Após a exposição de Wanda Pimentel, seguem-se as individuais de Henri de Toulouse-Lautrec, Miguel Rio Branco, Pedro Correia de Araújo, Guerrilla Girls e Tunga.

CATÁLOGO

No dia da abertura, o MASP lança o catálogo da exposição (R$ 100,00), em tamanho e formato inéditos. O livro tem organização editorial dos curadores da mostra  e reúne reproduções de 39 trabalhos da série Envolvimentos, além de textos exclusivos dos curadores e de autores convidados.

Constituem o catálogo os seguintes textos: “Eu falo o tempo todo de caos”, de Adriano Pedrosa; “A vida dos objetos: a série Envolvimento de Wanda Pimentel”, de Camila Bechelany; “O envolvimento de Wanda Pimentel”, de Vera Beatriz Siqueira; “Seu guarda-roupa é um campo de batalha”, de Rodrigo Alonso; “Desordem e erotismo em Wanda Pimentel”, de Lisette Lagnado e “Os muitos realismos de Wanda Pimentel”, de Sérgio Bruno Martins.

Wanda Pimentel: Envolvimentos tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico, e  Camila Bechelany, curadora assistente do MASP. O escritório de arquitetura METRO Arquitetos Associados assina a expografia da mostra.

Contato
Telefone: +55 (11) 3149-5959
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Em Vermelho - Mostra das obras de Toulouse-Lautrec.
Saiba mais
0,0Km - MASP - O MASP é um museu privado sem fins lucrativos...
Saiba mais
0,6Km - Teatro Gazeta - Localiza-se na Avenida Paulista, em São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Teatro Frei Caneca - O espaço também permite a realização de eventos coorporativos de todos os segmentos.
Saiba mais
0,9Km - Galeria Luisa Strina - Em 2014 a Galeria Luisa Strina completou 40 anos de atividade Luisa abriu sua galeria em 1974.
Saiba mais
0,9Km - Teatro Augusta - Localiza-se na Rua Augusta, na cidade de São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
0,9Km - Teatro Ruth Escobar - A montagem de estréia foi "A Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht, sob a direção de José Renato, configurando, desde o início, o caráter revolucionário desta casa de espetáculos.
Saiba mais
1,0Km - Teatro Maria Della Costa - É um teatro localizado na cidade São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO - O Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular 1
Saiba mais
1,1Km - Galeria Sueprficie - A Galeria Superfície é um projeto dos sócios Gustavo Nóbrega
Saiba mais
2,7Km - File Solo - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - Visitação com hora agendada.
Saiba mais
2,7Km - O impressionismo e o Brasil - Além das cerca de 70 obras, a mostra conta com linha do tempo e vídeos de Carlos Nader para contextualizar os visitantes.
Saiba mais
2,7Km - Cidade da língua: Bompas&Parr - Com curadoria de Felipe Chaimovich.
Saiba mais
2,7Km - Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais
2,8Km - Exposição número vinte e quatro - A “Exposição número vinte e quatro” celebra um importante momento de expansão para a Sé, que abriu suas portas em abril de 2014.
Saiba mais
3,4Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
3,4Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
3,4Km - Mauro Restiffe: Álbum - A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura a primeira exposição panorâmica da obra de Mauro Restiffe em um museu brasileiro.
Saiba mais
3,7Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais