Carregando... aguarde
Oficina reúne arte e a memória de São Paulo-2019-09-29 - Guia das Artes
Oficina reúne arte e a memória de São Paulo
Evento encerrado
Oficina reúne arte e a memória de São Paulo
Quando aconteceu
Domingo, 29 Setembro até Domingo, 29 Setembro
Local
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo
Conteúdo

 

Marcos Gorgatti  ministra o Experimento Turístico: Desenho e Escuta em São Paulo. Nele, crianças e adultos verão suas memórias sobre a metrópole se transformar em obra de arte

Quais são suas memórias afetivas sobre São Paulo? Uma São Paulo mais moderna ou antiga,  com traços de uma metrópole que só existem nas suas lembranças? E se você pudesse reviver essa São Paulo por meio da arte? E ainda ver essas memórias desenhadas por um artista plástico.

Essa é a proposta do  Programa Museu em Família desenvolvido pelo Educativo da Casa-Museu Ema Klabin.  No domingo, 29/09, das 14h30 às 17h, o artista  visual e educador Marcos Gorgatti vai realizar o Experimento Turístico: Desenho e Escuta em São Paulo.

“Nessa proposta, crianças e adultos são convidadas pelo artista a descreverem um lugar particularmente significativo da cidade. A prática da escuta produz um desenho construído conjuntamente, composto por imagens, palavras e fragmentos da conversa que são registrados no papel à lápis e aquarela. O desenho será fotografado e o original entregue ao participante”, explica a coordenadora do Educativo da Casa-Museu Ema Klabin, Cristiane Alves.

A oficina gratuita acontece no Jardim da Casa-Museu Ema Klabin que leva a assinatura de Burle Marx.

A entrada é franca e não é necessária inscrição.

Sobre o artista Marcos Gorgatti:

Artista plástico, fotógrafo e educador. Faz uso de materiais gráficos, textos, objetos de comunicação visual e mobiliário urbano para criar obras, situações, publicações, oficinas, conversas e encontros.

Estudou Artes Plásticas na Universidade Estadual Paulista e desde 2005 participa de exposições, realizando trabalhos de parceria e projetos com educativos de museus, instituições psiquiátricas, coletivos de artistas multimídia, escolas e etc.

Realizou exposições individuais no Centro Universitário Maria Antônia, na Galeria Emma Thomas em São Paulo e no Palácio das Arte em Belo Horizonte. Participou de exposições coletivas no Museu da Imagem e do Som, no Instituto Cervantes, no Sesc

Belenzinho em São Paulo e na Caixa Cultural no Rio de Janeiro.

Faz parte do coletivo de artistas multi-mídia o Estúdio Sem Nome que realiza parceria com o Instituto Tomie Othake no projeto Arte, Cultura e Costura no Canindé, em São Paulo.

Serviço:

Oficina: Experimento Turístico: Desenho e Escuta em São Paulo

Data:  29 de setembro, domingo

Horário: 14h30 às 17h

Entrada franca

Não é necessário inscrição

Local : Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.  Tel: 11 3897-3232

https://emaklabin.org.br/

Foto em alta clique aqui

 


 
Contato
Tel: 11 3897-3232 | https://emaklabin.org.br/
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
Democrart -
Saiba mais
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade - São Paulo receberá exposição gratuita sobre Antigo Egito
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Murakami por Murakami - Uma mostra individual do renomado artista japonês Takashi Murakami, inédita no Brasil.
Saiba mais
SALA DE VÍDEO DO MASP : LAURE PROUVOST - Sala de vídeo: Laure Prouvost integra um ano de exposições, simpósios, palestras, workshops, filmes e publicações em torno do tema “Histórias das mulheres, histórias feministas”.
Saiba mais
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Theatro Municipal abre a exposição: O Lírico em Cena - O Coro Lírico Municipal de São Paulo encerra o ano de comemorações de seus 80 anos com uma exposição que retrata o fazer musical coletivo sem deixar de lado a individualidade de seus cantores e regentes
Saiba mais
ToTa Machina - ARTISTA VISUAL CARIOCA INAUGURA EXPOSIÇÃO QUE UNE ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, NO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais