Carregando... aguarde
Trienal Frestas-2017-08-12 - Guia das Artes
Trienal Frestas
amanhã às 09:00h
Trienal Frestas
Quando acontece
Sábado, 12 Agosto até Domingo, 03 Dezembro
dom
10:00
18:30
seg
ter
09:00
21:30
qua
09:00
21:30
qui
09:00
21:30
sex
09:00
21:30
sab
10:00
18:30
Local
SESC Sorocaba
R. Antônio Cândido Pereira, s/n – Jd. Faculdade
Conteúdo

Deborah Engel participa da 2ª edição da Trienal Frestas, no SESC de Sorocaba. A mostra, que contou com a curadoria de Daniela Labra, procura promover intercâmbios e aproximações entre artistas locais, regionais e internacionais. A mostra intitulada “Entre pós-verdades e acontecimentos” poderá ser visitada entre agosto e dezembro de 2017.

 

"A arte fura.

Esta edição de Frestas associa o nome do evento à noção de interstício: um espaço-entre cheio de sensibilidade e potência criativa transformadora, onde a ambiguidade e a indefinição de conceitos, formas e modelos é explorada de modo poético e crítico. Enquanto o existir nas cidades parece se reduzir a dígitos numéricos em cenários homogêneos de shoppings, conglomerados e condomínios, apostamos aqui na máxima “criar é resistir”, compreendendo a prática da arte e sua fruição como singulares vias propositivas libertadoras do contexto de exaltação da produtividade, competitividade, vigilância e espetacularização da vida.

Considerando que a natureza regrada e acadêmica da arte ruiu há tempos, refletimos sobre a impossibilidade de definir Verdade na obra contemporânea, e também discutimos as narrativas políticas sustentadas por memes e populismos midiáticos amparados em discursos morais e dogmáticos, que ganham força e constituem parte do contexto que a própria arte espelha e reage.

O título da mostra veio antes do termo Pós-Verdade ser indicado como o mais comentado na internet em 2016. O termo não é novo e seu germe já aparece em Verdade e Política (1967), de Hannah Arendt. Recentemente, ele se tornou protagonista no comentário político internacional, impulsionado pelo afã, de grandes publicações jornalísticas em disseminar, pela rede, opiniões como fatos consistentes que rapidamente ganham status de verdades.

Já a ideia de Acontecimento refere-se à natureza de uma Trienal, e a sua definição na antropologia e filosofia: Acontecimentos, sempre temidos e esperados, como um evento climático, militar ou político, que trazem o risco de um corte irreversível com o passado, marcando transformações profundas no curso histórico e social de comunidades.

Participam da mostra artistas de diferentes nacionalidades, gerações e linguagens, cujas obras trazem questões como ambiguidades formais; transdisciplinaridade; temporalidade; performatividade; gênero e sexualidade; crítica social e artisticidade. Mais da metade dos projetos são comissionados e inéditos, e ocuparão o edifício da Unidade além de vias públicas, outras instituições, lojas e ruínas históricas, criando circuitos de experiências estéticas instigantes entre o Sesc e a cidade." Daniela Labra – Curadora Geral

Contato
Atendimento à imprensa:
Sofia Carvalhosa, Viva Kauffmann e Renata Martins
Telefone: (11) 3083-5024
E-mail: atendimento@sofiacarvalhosa.com.br

Assessoria de imprensa Sesc Sorocaba:
Indiara Duarte
Telefone: (15) 3332-9393
E-mail: indiara.frestas@sorocaba.sescsp.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
2,0Km - Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul- As obras dos artistas argentinos Eduardo Basualdo e Graciela Sacco serão expostos na Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul (BienalSur), a partir desta terça-feira (5) no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).
Saiba mais
2,0Km - MACS-Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba -
Saiba mais
4,6Km - Teatro Municipal Teotônio Vilela - O Teatro Municipal Teotônio Vilela localiza-se em Sorocaba.
Saiba mais
32,3Km - Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo - Acervo formado através de doações de particulares e congregações religiosas de Itu.
Saiba mais
32,3Km - Museu da Energia de Itu - O Museu da Energia de Itu está situado em um sobrado construído em 1847 para uso residencial e que sediou, no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz.
Saiba mais
32,4Km - Museu da Música - Pretende desencadear, na região do Médio Tietê, ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação dos referenciais musicais das diversas comunidades, contribuindo para o fortalecimento da cultura local, e consequentemente da cidadania, no encontro
Saiba mais
34,1Km - Museu Histórico e Pedagógico das Monções - O Museu Histórico e Pedagógico das Monções abriga um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade.
Saiba mais
37,9Km - Museu da Cidade de Salto - O Museu da Cidade de Salto, que é um museu pertencente ao município de Salto, foi inaugurado em 13 de dezembro de 1991. Em sua exposição, conta-se, em linhas gerais, a história do município com os seguintes focos: paisagem natural, o cotidiano local na pr
Saiba mais
48,4Km - Museu São Norberto - No Seminário, desde sua fundação em 1897, guardavam-se objetos antigos, recebidos de ex-alunos e de amigos. Em 1971, todos os objetos foram reunidos e expostos em várias sacas do Seminário e abertos ao público.
Saiba mais
53,0Km - Museu Casarão Pau Preto - O Casarão Pau Preto foi construído no início do século XIX, utilizando a taipa como técnica construtiva.
Saiba mais
56,2Km - Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera - O acervo do museu é composto por objetos adquiridos através de doações feitas por moradores do município e de aquisições feitas pelo Fundo de Apoio à Cultura e ao Turismo / Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba.
Saiba mais
77,2Km - "Paisagens Entre Aspas" - Sandra Gamarra
Saiba mais
77,8Km - Pinakotheke São Paulo apresenta a exposição Franz Weissmann- O artista considerado essencial para a renovação da escultura brasileira no século XX é homenageado pela Pinakotheke São Paulo em exposição com curadoria de Fernando Cocchiarale e Max Perlingeiro.
Saiba mais
77,8Km - Pinturas_Rubens Matuck- Por Rosely Nakagawa
Saiba mais
78,2Km - MAE - Mostra de Arte Erotica -
Saiba mais
78,2Km - 85 CARNAVAIS - NELSON LEIRNER
Saiba mais
78,2Km - Filho de Duas Nordestinas - LEO LADISLAU
Saiba mais
78,4Km - O Sagrado é o Amor - Ernesto Neto
Saiba mais
78,5Km - Respirar Sem Oxigênio - A mostra coletiva, traz trabalhos de artistas que tratam da investigação vulnerabilidade do corpo como um meio para criação de novas potências, entre diferentes gerações.
Saiba mais
78,6Km - É Tudo Pintura -
Saiba mais