Carregando... aguarde
SURSUM CORDA-2019-11-24 - Guia das Artes
SURSUM CORDA
Evento encerrado
SURSUM CORDA
Quando aconteceu
Domingo, 24 Novembro até Sexta, 24 Abril
Local
Museu da Cidade de São Paulo / Capela do Morumbi
Av. Morumbi, 5.387 – Morumbi
Conteúdo

 

De acordo com Henrique Siqueira, Coordenador do Núcleo de Curadoria do Museu da Cidade: “A montagem de ‘Sursum corda’ revigora o programa curatorial da Capela do Morumbi, desenhado por Sonia Salzstein em 1991.

Voltado às instalações articuladas com este sítio histórico, o programa é o mais longevo do Museu da Cidade de São Paulo, instituição à qual a Capela do Morumbi está vinculada. Vinte anos após ter realizado sua primeira instalação neste espaço (“Infinitos”, 1999), Carlos Eduardo Uchôa retorna nutrido de expressão precisa e obra cerzida em diálogo com a memória do prédio, suas ocupações, e seu tempo.”

“Infinitos” foi uma experiência marcante com o espaço, para o artista e também para aqueles que visitaram a Capela, pela força e da exigência do lugar. Agora, o artista propõe outra obra, muito diferente da primeira, do ponto de vista visual, mas inteiramente conexa quanto às questões de partida.

“A ‘Capela’ apresenta uma densidade de experiência espacial muito diferenciada. Suas medidas e sua constituição em taipa são como uma cápsula de memória vivencial, histórica e artística onde se cruzam temporalidades as mais contrastantes e inúmeras matrizes de relação entre o sujeito que a experiencia e o próprio espaço denso, seja pela matéria constituinte, seja pela alternância sensível com o entorno, o ar, o céu, a vegetação, a elevação da colina, o bairro, e a pertinência ao passado e ao presente desdobrado em inúmeras experiências artísticas que já fazem parte de sua vitalidade”, diz Uchôa.

Propõe-se, portanto, ativar essa potência do próprio espaço através de uma intervenção escultórica sólida de grande porte, ascensional, que por sua vez só poderá ser plenamente apreendida à medida em que o deslocamento perceptivo do fruidor vá percorrendo a obra central, vivenciando os contrastes entre o aço bruto e a taipa, as aberturas e as limitações, os cheios e os vazios, as elevações e o rebaixamento ao solo, os escapes das aberturas ao exterior e à luz, e os enclausuramentos entre a parede e a escultura.

A grande escultura em aço corten – que resiste à corrosão atmosférica e proporciona visual rústico – com 10 m de comprimento, 1,80 m de largura e 3,50 m de altura na parte mais elevada, estará situada ao longo do eixo principal da capela, tendo ao fundo, junto à parede, um espelho de 4,50 m de altura e 1,80 m de largura, acima do qual se insere a inscrição feita em neon branco, com letras de 0,40 m de altura, contendo a frase “Sursum corda”.

A citação latina remete a uma longuíssima tradição e quer dizer “corações ao alto”, reduplicando a experiência espacial e de memória vivencial a que a escultura remete, mas agora num plano não só do logos, mas também da luminosidade artificial que aponta à luz do céu filtrada pelas brechas dos orifícios da taipa e das janelas circulares (óculos). “Dentro e fora, escuro e claro, continuidade e ruptura ao mesmo tempo. Essa reduplicação de sentido contida na verbalização da experiência sinestésica, multissensorial, cria uma quebra de plano de significação, levando paradoxalmente à brisura, rotura e juntura ao mesmo tempo, à presença-ausência, ao centro da questão da obra. Obra que opera relações. Relações de visibilidade-invisibilidade, presença-ausência, possibilidade-impossibilidade, ascensão-rebaixamento, ocultamento-desvelamento”, explica o artista.

Esta instalação não é redutível a uma imagem, nem é pura sensorialização nem memoração, mas tudo ao mesmo tempo. Uma escultura enorme, de 10 m de comprimento, que é de algum modo invisível.

Contato
+55 11 3772 4301

educativomuseudacidade@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
GEOPRÓPOLIS -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais