Carregando... aguarde
Palácio Tangará promove exposição em homenagem ao legado de Ayrton Senna-2019-11-14 - Guia das Artes
Palácio Tangará promove exposição em homenagem ao legado de Ayrton Senna
Evento encerrado
Palácio Tangará promove exposição em homenagem ao legado de Ayrton Senna
Quando aconteceu
Quinta, 14 Novembro até Domingo, 15 Dezembro
Local
Palácio Tangará
Rua Dep. Laércio Corte, 1501 - Panamby
Conteúdo

 

Com inauguração na próxima quinta-feira (14/11), a exposição é parte de uma parceria firmada entre o Instituto Ayrton Senna e o Palácio Tangará; ações buscam reverter recursos para projetos educacionais implementados pela organização na rede público do país.

 

Considerado um dos maiores ídolos do esporte mundial, Ayrton Senna receberá uma importante homenagem a partir da próxima quinta-feira, semana do Grande Prêmio do Brasil 2019 de F1. Na quinta-feira (14), em São Paulo, será inaugurada a exposição "Ayrton Senna: O Piloto", com obras do artista Sami Akl e objetos que marcaram a trajetória do tricampeão de F1, no Palácio Tangará. A exposição é parte de um projeto que transforma as áreas comuns do hotel e uma galeria de arte e marca o início de uma parceria entre o Palácio Tangará e o Instituto Ayrton Senna, neste ano que completam 25 anos da fundação do Instituto.

Além de 15 quadros pintados por Sami, inspirados em imagens icônicas e especialmente selecionadas pela família Senna, a mostra vai estrar com a presença de itens históricos que marcaram a carreira do brasileiro e que estão retratados por Sami, tornando-se uma amostra tridimensional e trazendo ao público a possibilidade de se aproximar ainda mais de Senna, tornando realidade aquilo que até então estava apenas no imaginário imortalizado pelas obras de Sami.

Os itens apresentados serão todos originais e alguns inéditos, entre capacetes usados por Senna (1984, 1985, 1987 e 1993), quatro troféus (três de F1 e o primeiro de sua vida, o de kart), uma macacão (Lotus 1987) e uma estátua em aço, além de outros objetos que foram usado por Ayrton Senna ao longo de sua trajetória. Dois simuladores de F1 ainda estarão no evento de lançamento da exposição.

Confira a GALERIA de imagens. https://f1mania.lance.com.br/f1/galeria-ayrton-senna-o-piloto-exposicao-comeca-na-quinta-feira-no-palacio-tangara/

A exposição "Ayrton Senna: O Piloto", será a primeira ação dessa parceria firmada entre o Palácio Tangará e o Instituto Ayrton Senna. Parte da receita obtida com a venda das obras será doada à organização, fundada em 1994 pela família Senna com o objetivo de ajudar a transformar a educação pública do nosso país. Ao longo de seus 25 anos de atuação, o Instituto já beneficiou mais de 26 milhões de estudantes e 230 mil educadores.

A parceria também irá possibilitar aos hóspedes do hotel contribuírem com a causa. A partir de agora, eles terão a opção de destinar parte do valor das diárias a projetos educacionais implementados pelo Instituto em diversos estados e municípios brasileiros. As empresas que alugarem o espaço do hotel para a realização de eventos poderão repassar parte do valor a iniciativas do Instituto.

"Estamos muito felizes em receber essa exposição tão importante em homenagem ao legado de Ayrton Senna, celebrando 25 anos da fundação do Instituto que leva seu nome", disse Celso do Valle, diretor-geral do Palácio Tangará.

"Essa é a primeira ação de um projeto que estamos construindo juntos e nos sentimos honrados em recebê-la na semana da Fórmula 1, que reforça ainda mais esta relação e no traz a oportunidade de contribuir com causas importantes", acrescentou.

O artista Sami Akl fez a doação de três de suas obras expostas para o Instituto Ayrton Senna. Caso as obras sejam vendidas durante a exposição, o recurso entrará como doação do comprador ao Instituto.

"Concentração, velocidade, foco, meditação, espaço, tempo, velocidade da luz interior, um ajuste frágil entre homem e máquina… pensado nisso, pintei com imprecisão e velocidade essas imagens do piloto", disse Sami.

As obras trazem grande expressão do piloto e impressionam pelo realismo do olhar de Senna em todas elas.

"Acho que o olhar é o espelho da alma", disse Sami ao site F1Mania. "Quando você olha nos olhos de uma pessoa parece que você lê tudo sobre ela, alguma coisa que faz ela estar viva. O olhar para mim é muito significativo.

Circulando com a artista por entre as obras que pintou, um quadro chamou a atenção justamente pelo olhar marcante de Senna. Ele comentou: "Aquele quadro ele está com o olhar muito significativo, como se todas as cores, todo o universo convergisse em cima dele.

"Os olhares do Ayton são bem interessantes. Como se tudo a volta estivesse ligado no olhar dele."

Bianca Senna, Diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do piloto, também destacou a importância desta nova parceria. "Estamos muito felizes e agradecidos pelo início desta parceria com o Palácio Tangará", disse ela.

"Agradeço também ao Sami (Akl) por essas 15 magníficas obras de arte que ele produziu", complementou.

Outras ações da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Palácio Tangará deverão ser anunciadas em 2020.

 

Serviço:

Exposição "Ayrton Senna: O Piloto"
Dias 14/11 até 15/12
Local: Palácio Tangará - Rua Dep. Laércio Corte, 1501 - Panamby, São Paulo - SP

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais