Uma infinidade de materiais como tinta, nylon, corda e fio de cobre aparecem nessas obras, ora apresentadas serenamente em suportes clássicos, ora transmutadas em objetos híbridos. As imagens de Gokula parecem migrar de um lugar para outro sem pertencer a nenhum deles: a Madona Ansiosa sai da tela e vai para o plástico, passa da parede ao espaço, arma tendas precárias, faz um bordado e volta.
Os trabalhos centrais da exposição, Arquejo e Insônia, são estruturas de alumínio, aço e concreto que servem de suporte a um conjunto de pinturas a óleo sobre nylon. As figuras se agrupam por livre associação – vindas de fotos, memórias e desenhos – e estabelecem um diálogo com o espaço ao ocupar diversos planos. Também transitando entre pintura e escultura, Autazes traz uma composição abstrata sobre linho que ganha corpo com uma insólita tapeçaria de fios, mica e fibra de coco.
Mulher e Madona Ansiosa – a obra que empresta seu título à mostra – aludem à figura feminina de maneira oblíqua. Assim como as cenas pintadas sobre nylon, esses trabalhos propõem narrativas, mas não as revelam por completo, como se fossem excertos de um texto apócrifo. Ao lado dessas obras mais aceleradas, há também lugar para contemplação. Moléculas sugere uma paisagem cósmica ao apresentar uma pequena superfície de tinta, vidro e plástico cintilando sob a luz de um refletor.