Carregando... aguarde
Gianni Ratto 100 anos-2017-02-07 - Guia das Artes
Gianni Ratto – 100 anos
Evento encerrado
Gianni Ratto – 100 anos
Quando aconteceu
Terça, 07 Fevereiro até Sábado, 29 Abril
Local
Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245 Vila Buarque, Centro
Conteúdo

Com curadoria da historiadora da arte Elisa Byington e da designer Antonia Ratto, filha do artista, a mostra exibe fotos, esboços, croquis finais, maquetes, objetos e recortes de jornal, todos pendurados por cordas, como se fizessem parte do cenário de uma peça.

O público também pode conhecer mais sobre o trabalho de Ratto a partir de recursos multimídia, como projeções de vídeo, maquetes virtuais e instalações sonoras. Toda a exposição está disposta em uma grande caixa cênica. Os visitantes devem entrar nesse ambiente e explorar o que há por trás de cada cortina.

A ideia é apresentar toda a trajetória desse pensador da cena, desde a vida na Itália, onde contribuiu para a renovação das artes dramáticas depois da Segunda Guerra Mundial, até o estabelecimento no Brasil, onde foi fundamental para a criação do teatro moderno.

As peças da exposição pertencem aos acervos do Instituto Gianni Ratto, Funarte, Teatros Piccolo, Scala de Milão, Maggio Musicale Fiorentino e dell’Opera de Roma.

Filho da pianista Maria Ratto, Gianni nasceu em Milão, em 1916. Aos 16 anos, ele se tornou aprendiz do arquiteto Mario Labò e, três anos depois, foi admitido no Centro Sperimentale di Cinematografia, em Roma. Ainda na Itália, fundou o Piccolo Teatro, ao lado de Paolo Grassi.

Ratto chegou ao Brasil em 1954, quando dirigiu “O Canto da Cotovia”, de Jean Anouilh. Ele trabalhou com Fernanda Montenegro em “A Moratória”, de Jorge Andrade, e também no Teatro Brasileiro de Comédia. Junto com Fernando Torres, Ítalo Rossi e Sergio Britto, fundou a companhia Teatro dos Sete, em 1959.

O homenageado também trabalhou em outras grandes peças, como “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”, de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar; “Gota D´Água”, de Chico Buarque; e “A Queda da Casa de Usher”, de Philip Glass. Faleceu no dia 30 de dezembro de 2005, em São Paulo, aos 89 anos de idade.

Contato
Telefone: +55 (11) 3234-3000
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,2Km - Acervo e Museu Monteiro Lobato - O escritor Monteiro Lobato, autor de histórias infantis como o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “Reinações de Narizinho”, é lembrado em um acervo que faz referência à vida e obra.
Saiba mais
0,4Km - Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Foi fundado em junho de 2000 com a intenção de reunir o acervo de parte da história dos mais de 400 anos de vida da Irmandade da Santa Casa.
Saiba mais
0,4Km - Teatro Aliança Francesa - É um teatro localizado na cidade de São Paulo.
Saiba mais
0,5Km - Espaço Parlapatões - Localiza-se na Praça Roosevelt, em São Paulo.
Saiba mais
0,5Km - Satyros - É um teatro localizado na cidade de São Paulo.
Saiba mais
0,6Km - Teatro Cultura Artística - Atualmente fechado devido à um incêndio, porém está em reforma com previsão de reabertura na segunda metade de 2021.
Saiba mais
0,8Km - Museu da Diversidade Sexual - Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática,
Saiba mais
0,8Km - Teatro Jaraguá - O Teatro Jaraguá é administrado pela Mamberti Produções, uma empresa de criação e produção teatral com 25 anos de experiência na administração de teatros e espetáculos.
Saiba mais
0,8Km - Galeria Recorte -
Saiba mais
0,8Km - Teatro Folha - Inaugurado em novembro de 2001, o Teatro Folha já recebeu mais de 2 milhões de espectadores.
Saiba mais
228,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
350,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais