Carregando... aguarde
Evento reúne obras de artistas sem representação em galerias-2017-01-12 - Guia das Artes
Evento reúne obras de artistas sem representação em galerias
Evento encerrado
Evento reúne obras de artistas sem representação em galerias
Quando aconteceu
Quinta, 12 Janeiro até Sábado, 04 Março
Local
Galeria Sancovsky
Praça Benedito Calixto, 103 - Jardim Paulista
Conteúdo

Em sua oitava edição, o Salão dos Artistas Sem Galeria apresenta o trabalho de dez artistas sem representação comercial na capital paulista. A mostra, que ocorre nas galerias Zipper e Sancovsky, também será exibida  no Rio de Janeiro, em Goiás e Minas Gerais. São apresentados trabalhos de dez artistas como Jefferson Lourenço, Marcelo Barros e Gunga Guerra.

A busca por artistas que estão fora das galerias não significa que o salão seja um evento voltado para iniciantes. O organizador da exposição Celso Fioravante afirma que  “pode ter artista de 18 a 88 anos, basta que ele não tenha representação em uma galeria paulistana. Então, não é um salão para artistas emergentes”.

“É uma seleção bastante eclética. Tem três pintores clássicos que trabalham com óleo, acrílico sobre tela. Tem artistas multifacetários, que trabalham com múltiplas linguagens, com colagens, vídeos, fotografia”, ressalta Fioravante.

A ideia da mostra surgiu a partir do trabalho do Mapa das Artes, publicação impressa e digital sobre artes plásticas. “Comecei a sentir falta de um produto que desse visibilidade para essa grande massa de artistas que não tem galeria. Tendo ou não galeria, são os artistas os grandes responsáveis pela existência do Mapa das Artes, site ou impresso”, afirma Fioravante sobre a publicação que é editada há 16 anos.

Os artistas são selecionados por um júri de três participantes do circuito das artes: galeristas, críticos ou curadores. A partir da seleção, eles passam a receber apoio do salão para a divulgação do seu trabalho. “O salão se preocupa não apenas com a exibição, com a divulgação, catalogação, documentação e comercialização da obra de arte do artista”, disse Fioravante.

Todo o processo é financiado pela taxa de inscrição (R$ 140) paga pelos candidatos a participar do salão. “Não conta com nenhuma lei de incentivo, dinheiro público ou patrocinador. É mantido pelos próprios artistas”, acrescentou.

Contato
Te.: (11) 3086-0784
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Sancovsky - a galeria tem como objetivo apresentar uma significativa produção de artistas jovens e de artistas já consolidados
Saiba mais
0,0Km - Arterix - É um escritório de arte localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,2Km - Amoa Konoya Arte Indígena -
Saiba mais
0,5Km - Gravura Brasileira - A galeria Gravura Brasileira foi fundada em 1998 por Alberto Fuks e Eduardo Besen com a proposta de mostrar a gravura histórica e contemporânea em toda a sua diversidade com exposições temporárias e obras de acervo.
Saiba mais
0,5Km - Galeria Virgilio - inaugura em 2002 a Galeria Virgílio, que se apresenta no mercado de arte direcionada à produção de artistas jovens contemporâneos e artistas surgidos principalmente a partir dos anos 80, que consolidaram presença no cenário da arte brasileira.
Saiba mais
0,6Km - Choque Cultural - A Galeria Choque Cultural foi fundada em 2004 e transformou-se numa das principais referências globais
Saiba mais
0,6Km - Estudio Vers - O espaço é um híbrido de galeria e estúdio.
Saiba mais
0,6Km - A7MA - Com muita batalha a A7MA representa a arte que nasceu nas ruas
Saiba mais
0,7Km - Vado do Cachimbo - É um ateliê localizado na Vila Madalena, em São Paulo.
Saiba mais
0,7Km - Galeria Eduardo Fernandes - Valorizar a produção artística contemporânea e a pesquisa constante são os principais pilares da Galeria Eduardo Fernandes.
Saiba mais
231,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
353,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais