Carregando... aguarde
Modernismo Destaques do acervo“-2022-01-22 - Guia das Artes
“Modernismo. Destaques do acervo“
Evento encerrado
“Modernismo. Destaques do acervo“
Quando aconteceu
Sábado, 22 Janeiro até Sábado, 31 Dezembro
Local
Edifício Pina Luz
Praça da Luz 2, São Paulo
Conteúdo

 

A mostra terá 134 obras de artistas ligados ao modernismo, incluindo 1 das pinturas presentes na Semana de 22

Semana de Arte Moderna comemora 100 anos em 2022 e um movimento tão especial como este para história brasileira não poderia passar em branco, por isso, a Pinacoteca vai inaugurar a exposição “Modernismo. Destaques do acervo“, em celebração ao seu centenário.

A mostra começa no dia 22 de janeiro de 2022 e irá até o último dia do ano, 31 de dezembro de 2022. A programação também faz parte das celebrações dos 468 anos da capital paulista e da Agenda Tarsila.

 Amigos, de Di Cavalcanti. Crédito da imagem: Isabella Matheus.

 

Quem visitar o edifício Pinacoteca Luz poderá reconhecer, entre as mais de 1000 obras espalhadas pelas 19 salas que compõem a mostra “Pinacoteca: Acervo”, 134 trabalhos de artistas ligados ao modernismo, estes estarão identificados com um selo.

O público ainda poderá ver de perto 1 das pinturas que estavam presentes na exposição histórica da Semana de 22, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, a “Amigos, de Di Cavalcanti” (Sala 16). Nesta mostra também se destacam obras da mesma geração de modernistas:

  • Antropofagia, Tarsila do Amaral (sala 6)
  • Auto-retrato, Victor Brecheret (sala1)
  • Bananal, Lasar Segall (sala 19)
  • Casal na varanda, Cícero Dias (sala 16)
  • Dois Irmãos, Ismael Nery (sala 15)
  • Portadora de Perfume, de Victor Brecheret (átrio de esculturas)
  • Retrato Gofredo Silva Telles, Lasar Segalli (sala 16)
  • São Paulo, Tarsila do Amaral (sala 10)

“Modernismo. Destaques do acervo” faz parte da programação da “Agenda Tarsila”, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que reúne eventos comemorativos, conteúdos inéditos com informações, história, curiosidades e entrevistas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, considerada um dos marcos mais importantes da cultura brasileira.

 

Serviço:

Modernismo. Destaques do acervo

Período: 22 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022
Funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 18h
Onde: Edifício Pina Luz (Praça da Luz 2, São Paulo, SP)
Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial da Pinacoteca. Aos sábados, a entrada é gratuita e pode ser reservada com antecedência pelo site.

 

Fonte: gkbp

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Alma da Rua II -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
ARTISTA URBANA AFOLEGO REALIZA EXPOSIÇÃO “A(r)MADA” NAGALERIA ALMA DA RUA I -
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Gravadas no Corpo -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
No Teatro Gazeta, o BalletAdultoKR apresenta uma releitura do clássico ballet 'Giselle' intitulada 'Giselle & Albrecht - Les Wilis' -
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais