Carregando... aguarde
Cirandeira Lia de Itamaraca ganha Ocupacao imersiva no Itau Cultural-2022-05-20 - Guia das Artes
Cirandeira Lia de Itamaracá ganha Ocupação imersiva no Itaú Cultural
Evento encerrado
Cirandeira Lia de Itamaracá ganha Ocupação imersiva no Itaú Cultural
Quando aconteceu
Sexta, 20 Maio até Segunda, 11 Julho
Local
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 - Bela Vista
Conteúdo

 

A exposição narra a trajetória dessa incrível cantora que quebrou os padrões da tradição e incorporou o improviso nas cirandas. Bora saber tudo?

Mestra da cultura popular, a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá rompeu com a tradição ao incorporar o improviso à interpretação de cirandas, frevos e maracatus. E, hoje, aos 78 anos, ela é uma das responsáveis por manter vivo esse gênero considerado patrimônio imaterial brasileiro e por levá-lo a vários cantos do mundo.

Você vai conhecer um pouco melhor sobre a trajetória dessa lenda viva na 55ª Ocupação do Itaú Cultural, que pode ser conferida entre os dias 20 de abril e 11 de julho. A visitação acontece de terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h. E o melhor: a entrada é gratuita!

Com curadoria compartilhada entre a cantora Alessandra Leão, a jornalista Michelle de Assumpção e a equipe da instituição, a mostra passa por diversos momentos e aspectos da história de Lia de Itamaracá, a partir de três eixos: “Sal”, “Som e “Sol”.

O primeiro desses espaços, “Sal”, revela as origens da cirandeira até o início da carreira nos palcos. Ela nasceu na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, em 1944, e seu nome de batismo é Maria Madalena Correia do Nascimento.

Você vai conferir fotografias, documentos, vídeos, telas e até itens de decoração da casa onde a artista cresceu. Entre essas peças, está o certificado de que ela é descendente do povo Djoula, da Guiné-Bissau.

Crédito: Ytallo Barreto - divulgação - Conteúdo ComunicaçãoLia é responsável por levar a ciranda para vários cantos do Brasil e do Mundo

A riquíssima musicalidade de Lia de Itamaracá é o foco do eixo “Som”, que aborda episódios marcantes na carreira da cirandeira, como o lançamento de seu primeiro disco, intitulado Rainha da Ciranda (1977), ou quando ela cantou no meio de roqueiros no festival Abril Pro Rock, em 1998.

Outro desses marcos é o lançamento de seu quarto disco, “Ciranda Sem Fim” (2019), produzido pela DJ Dolores e eleito um dos 25 melhores álbuns brasileiros daquele semestre pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). O trabalho mostra como a ciranda ganha novo respiro ao ser misturada às sonoridades contemporâneas, sem perder sua origem.

Já o eixo “Sol” passa por vários elementos no trabalho da artista e as conquistas dela em outras áreas da cultura, como o cinema e a moda. Entre essas referências estão a homenagem feita para ela pelo bloco carnavalesco Ilú Obá de Min em 2020; a participação em vários filmes, como “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho; a presença na SP Fashion Week em 2021; e associação a movimentos sociais.

E, para curtir toda a musicalidade de Lia de Itamaracá, você pode acessar, por meio de QR Codes no espaço expositivo da Ocupação, duas playlists  fantásticas criadas pela cantora e curadora Alessandra Leão, intituladas “Ela é Lia de Itamaracá” e “Vamos Cirandar” (com músicas de vários cirandeiros brasileiros).

Shows grátis

Além da exposição, a Ocupação conta um hotsite com conteúdo exclusivo  e uma série de shows gratuitos da própria cirandeira no Itaú Cutural. Entre os dias 21 e 24 de abril (na quinta e no domingo, às 19h, e na sexta e no sábado, às 20h), Lia de Itamaracá sobre ao palco ao lado da cantora Daúde para interpretar as canções do disco “Ciranda de Ritmos”Reserve seu ingresso aqui.

Crédito: Ytallo Barreto - divulgação - Conteúdo ComunicaçãoVocê não pode perder a chance de assistir a estes showzões de Lia Itamaracá e convidados(as) especiais!

E, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, ela e a DJ Dolores apresentam as canções de “Ciranda Sem Fim” ao lado de Alessandra Leão (nos dias 28 e 29 de abril, às 20h), Edgar (no dia 30, às 20h) e Iara Rennó (no dia 1º, às 19h). Garanta seus ingressos aqui.

Todas as apresentações ainda contam com com a participação do MC Roger de Renor. E os shows das sextas-feiras, dias 22 e 29 de abril, serão transmitidos ao vivo aqui no canal do Itaú Cultural no YouTube.

VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
37º Panorama da Arte Brasileira - sob as cinzas brasa -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Imersão PPG Experience 2022 - 4° edição da imersão de três dias terá foco na inteligência produtiva e comunicação assertiva como profissão
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
‘Espuma Delirante’ de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro -
Saiba mais
“Modernismo. Destaques do acervo“ - Pinacoteca celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com nova exposição
Saiba mais