O Farol Santander São Paulo dá sequência em sua programação cultural e anuncia a abertura de uma das exposições mais aguardadas do calendário de 2022. A mostra ‘Espuma Delirante’ de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro (Choque Cultural), marca o retorno do artista paranaense a São Paulo com grande mostra individual no centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia. Explorando técnicas que mesclam características de pinturas e esculturas clássicas com alta utilização tecnológica, Silveira leva ao Farol Santander uma série de pinturas-objeto, instalações, vídeo-mappings e esculturas inspiradas em seu conceito de sorvete derretido. A exposição estará aberta ao público de 25 de março até 07 de agosto.

A ‘Espuma Delirante’ de Rafael Silveira é uma exposição que cada centímetro quadrado foi pensado para proporcionar aos visitantes uma experiência de múltiplos estímulos sensoriais. A exposição é formada por ambientes que se conectam, integrados por combinação de elementos que amplificam o impacto da imersão: iluminação, sonorização, imagens que se movem, esculturas derretidas, paredes animadas. Tudo isso forma, em seu conjunto, novos modos de viver uma exposição de arte.

 

O Farol Santander São Paulo exibe uma das exposições mais aguardadas, a mostra 'Espuma Delirante' de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro

Foto: Lost Art

O Farol Santander São Paulo exibe uma das exposições mais aguardadas, a mostra 'Espuma Delirante' de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro

Ao todo, são dezessete obras que fazem parte da mostra Espuma Delirante de Rafael Silveira: seis esculturas em fibra de vidro representando sorvetes derretendo; cinco video-mappings sobre quadros com molduras esculpidas em madeira; quatro video-walls que criam uma narrativa 360 graus, uma escultura interativa central e uma instalação de site specific no cofre que fica no hall de entrada do Farol Santander.

“É com muita alegria que o Farol Santander abre suas portas para receber a exposição Espuma delirante de Rafael Silveira. Essa alegria se espalha em toda a colorida, instigante e surpreendente sala expositiva. Aqui o visitante entrará em contato com pinturas que se mexem e parecem conversar com o expectador, com sorvetes que derretem sem se esparramar e paredes que nos chamam para uma fotografia. Essas e muitas outras surpresas foram pensadas e criadas por Rafael Silveira – artista inquieto que nos encanta com seu trabalho em exposições dentro e fora do Brasil.”; afirma Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.

Antes mesmo de entrar na galeria do 20º andar, um corredor gráfico recebe o público como uma provocação psicodélica. No primeiro ambiente, uma instalação com nove pinturas-objeto apresenta formas fragmentadas e abstratas espalhadas pelo chão e parede. Simulando um sorvete derretido, as obras são compostas por cores, luz negra e grafismos psicodélicos.

Na sequência do circuito pela mostra, os visitantes se deparam com um dos principais destaques da exposição. No centro da segunda sala expositiva, uma escultura de 6 metros revela um enorme sorvete derramado. Projeções em mapping e video-wall interagem com a escultura e completam a experiência no espaço, alternando momentos de excesso e introspecção.

O terceiro e último ambiente tem cinco video-mappings sobre quadros com molduras esculpidas em madeira. Essas estruturas recebem projeções que simulam pinturas com leves movimentos.

 

Serviço:
Exposição “Espuma Delirante”, de Rafael Silveira
De 25 de março a 07 de agosto de 2022. Terça a domingo das 09h às 20h.
Farol Santander 20º andar – Rua João Brícola, 24 – Centro. São Paulo-SP

 

Fonte: Crio.Art