Carregando... aguarde
Deslocamentos Orbitais Ana Holck-2024-11-09 - Guia das Artes
Deslocamentos Orbitais" – Ana Holck
Evento encerrado
Deslocamentos Orbitais" – Ana Holck
Quando aconteceu
Sábado, 09 Novembro até Segunda, 30 Dezembro
Local
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494, São Paulo, SP
Conteúdo
 
Ana Holck apresenta nova exposição "Deslocamentos Orbitais" na Zipper Galeria
 
Mostra reúne cerca de 20 esculturas inéditas que exploram a relação entre materiais como aço inox e cerâmica, abordando temas como circularidade e expansão do espaço
https://www.flickr.com/photos/a4eholofotecultura/albums/72177720321602037/
Ana Holck - 2024 - Fotos: Vicente de Mello
 
A Zipper Galeria apresenta, a partir de 9 de novembro de 2024, “Deslocamentos Orbitais”,  individual da artista carioca Ana Holck, com curadoria de Taisa Palhares. A mostra reúne quatro séries inéditas — SuspensosExpansíveisAxiomas e Laçados —, todas produzidas em 2024, marcando uma nova fase na trajetória da artista. Com quase 20 esculturas, incluindo 5 móbiles, a exposição explora o diálogo entre espaço e materialidade, utilizando aço inox, porcelana e barro.
Conhecida por suas investigações sobre arquitetura e espaço urbano, Holck, em seu novo ateliê no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, tem experimentado com a cerâmica para ampliar a escala de suas criações, equilibrando precisão construtiva e gestualidade. "Ao atingir um ponto de equilíbrio entre a força da mola e os tubos de cerâmica, os trabalhos de Holck remetem à tradição da escultura construtiva, atualizando o pensamento sobre a fita de Moebius e sua circularidade contínua", observa Taisa Palhares, curadora e professora de Estética na UNICAMP, sobre o diálogo entre a tradição da escultura construtiva e a arte brasileira.
A nova exposição de Ana Holck traz uma abordagem renovada à ideia de circularidade, um tema recorrente em sua produção artística, agora enriquecido com novas camadas de significado. Embora as esculturas não sejam cinéticas, elas transmitem uma forte sensação de movimento e velocidade. Esse dinamismo é intensificado pelos jogos de luz e sombra que as obras projetam, criando formas que se expandem pelo espaço.
Ao longo de sua trajetória, iniciada nos anos 2000, Holck tem explorado as conexões entre o urbano, a arquitetura e a tridimensionalidade, trabalhando com uma combinação de materiais industriais e naturais. Suas esculturas, por meio desse diálogo entre elementos, provocam uma reflexão sobre o equilíbrio e o controle — ou sua ausência — em um mundo marcado por transformações constantes. Ana Holck já expôs em instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil, SESC Pinheiros e o Paço Imperial, e suas obras integram coleções de destaque, como as do MAM Rio, MAM São Paulo e a Pinacoteca de São Paulo.
Serviço - "Deslocamentos Orbitais" – Ana Holck
Período expositivo: de 09 de novembro a 30 de dezembro de 2024
Rua Estados Unidos, 1494, São Paulo, SP
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h
Entrada: gratuita
 
Sobre a Zipper Galeria   
Localizada nos Jardins, na Rua Estados Unidos, 1494, a Zipper Galeria é muito mais do que uma galeria de arte; é um espaço dinâmico que se reinventa continuamente para acolher a multiplicidade de discursos da cultura contemporânea. Desde sua inauguração em 2010, a galeria tem sido uma referência para artistas emergentes e uma plataforma inclusiva para nomes estabelecidos. 
 
https://www.zippergaleria.com.br/  
https://www.instagram.com/zippergaleria/  
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
MELODIAS DAS TRAMAS - DE GENARO DE CARVALHO A JORGE CRAVO -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais