Carregando... aguarde
Caminhos da Arte Fotografia Edição Daniel Kfouri-2017-05-20 - Guia das Artes
Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri
Evento encerrado
Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri
Quando aconteceu
Sábado, 20 Maio até Sábado, 01 Julho
Local
Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão
Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme
Conteúdo

O fotógrafo Daniel Kfouri e os 25 jovens do Parque Vila Maria, zona norte de São Paulo, que participaram do curso de introdução à fotografia oferecido pelo projeto Caminhos da Arte, da Aymberê Produções Artísticas, dão vida à exposição coletiva “Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri”.

A exposição reúne imagens que revelam os olhares atentos dos jovens ao instante, aos movimentos, às linhas, às formas, às cores e à descoberta dos espaços e de seus habitantes (humanos ou não), com temas que variam entre o documental e o imaginado.

Os fotógrafos iniciantes exploraram vários elementos presentes nas obras dos artistas que estudaram ao longo do curso, como as cores intensas de Frida Kahlo; o desvirtuamento da escala dos objetos, os jogos com a geometria e o reflexo de Daniel Kfouri; as descobertas reais e surreais de Tuca Vieira; e a urbe geométrica, cheia de vazios, de Felipe Russo.

A ideia da mostra coletiva é retratar os contrastes de uma cidade improvável, que é ao mesmo tempo urbana e rural, animal e humana, banal e inesperada. As fotos foram captadas dentro da sede da Viação Cometa, empresa patrocinadora do projeto, nas ruas do Parque Vila Maria e no Parque Ibirapuera.

Ministrado por Patricia Marchesoni, Ricardo Rios e André Spinola e Castro, o curso contou com aulas práticas e expositivas, que aconteceram entre agosto e novembro de 2016, e tinham a missão de aproximar os jovens ao universo da fotografia.

Os alunos aprenderam a construir câmeras primitivas (pinhole) e técnicas de fotografia digital. Ainda durante o curso, Kfouri foi até a escola EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves e conduziu uma conversa com os estudantes sobre suas obras e carreira, que terminou em uma saída fotográfica.

 

SOBRE O PROJETO CAMINHOS DA ARTE

Concebido pela Aymberê Produções Artísticas, o projeto Caminhos da Arte tem a proposta de aproximar a arte do cotidiano dos jovens e mostrar que a experiência sensorial e estética também pode ocorrer fora das galerias conceituais. A primeira edição contou com uma exibição individual do fotógrafo Daniel Kfouri, o curso de Introdução à Fotografia, visitas à exposições e uma atividade formação de professores.

 

SOBRE OS PARTICIPANTES

Daniel Kfouri - Artista Convidado

Nascido em fevereiro de 1975, Daniel Kfouri começou a fotografar em 2001, após trabalhar por seis anos como designer gráfico para revistas e sites. Como fotógrafo, trabalhou para revistas da Editora Abril, Folha de S. Paulo, The New York Times, agências de notícias internacionais e Nike Global. Vencedor de três prêmios internacionais de fotografia, 1º lugar no Grand Prix Photo Saint-Tropez 2016, na categoria Grand Prix Canon; além do 2º lugar no Picture oftheYearLatinAmerica 2011 e 3º lugar no World Press Photo 2010, ambos na categoria de esportes, teve seu trabalho exposto em diversas galerias e centros culturais do Brasil e exterior. Entre suas mostras individuais estão “Heróis” (2015), exposta na DOC Galeria, em São Paulo, e no Museu de Sant’Ana, durante o 5º Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais, e a exposição “Não Para” (2013), no Sesc Ceilândia, em Brasília. O esporte é tema recorrente em sua produção, tendo produzido uma série sobre o futebol de várzea. Porém, a temática do seu trabalho é mais ampla, podendo ser situada em uma zona de fronteira entre arte visual e vida social, pois se realiza em imersões de ordem documental, em caminhadas onde o olhar fotográfico do artista encontra sintonia com os acontecimentos do mundo. Mais informações em http://danielkfouri.photoshelter.com

PatriciaMarchesoniQuillici – arte-educadora

Patrícia Marchesoni Quilici é graduada em Artes Plásticas e Educação Artística pela FAAP com pós-graduação em Curadoria e Educação em Museus pela USP. Há mais de dez anos no segmento de Arte, Cultura e Educação, já coordenou o Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil (exposições: “Impressionismo”, “Escher”, “Índia”, “Islã”, “Irmãos Campana”, “Antony Gormley”, entre outras) do Centro Cultural São Paulo e do Paço das Artes e atuou em bienais da Fundação Bienal de São Paulo. Já coordenou o Educativo de exposições no SESC Pompéia (“19º Festival SESC Videobrasil de Arte Contemporânea” e “Território Livre”), no SESC Belenzinho (“Índia: lado a lado”), no SESC São Carlos (“Ofício Luminoso – Fotografias de Luiz Braga”) e no SESC Piracicaba (“10ª Bienal de Naifs”) e trabalhou como professora de Artes. Escreveu publicações sobre exposições de Arte e fez uma série de cursos no Brasil e no exterior - como na Saint Martin College, de Londres. Atualmente desenvolve, em sua empresa, a PMQ Cultura e Desenvolvimento, atividades artístico-culturais para crianças, adultos, educadores e professores, bem como Projetos Educativos para Exposições. Presta serviços para diversas instituições culturais como a rede SESC, Itaú Cultural e outras.

André Spínola e Castro – fotógrafo, criador e professor da escola de fotografia Rever

Inicia sua formação em Jornalismo em 1989 na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Em 1991 decide-se pela fotografia e trabalha como assistente em um estúdio de fotografia comercial. Forma-se em Jornalismo pela UFRJ em julho de 1993 e muda-se para Santa Barbara, California, para cursar fotografia comercial no Brooks InstituteofPhotography. Retorna ao Brasil no início de 1996 e trabalha como freelancer no mercado publicitário carioca, além de ministrar aulas de fotografia na UFRJ. Ainda em 96 é convidado e estrutura o curso básico da escola de fotografia Foto In Cena, atualmente Atelie da Imagem. Em 1997 estrutura o curso básico e ministra as aulas da primeira turma do Curso Politécnico de Fotografia da Faculdade Estácio de Sá. Em Janeiro de 1998 muda-se para São Paulo para participar do Curso de Jornalismo em Revista da Editora Abril; e passa a atuar como freelancer para diversas publicações da Editora. Em outubro é contratado como fotógrafo do estúdio da agência de publicidade W/Brasil, onde permaneceu até dezembro de 2003. Em agosto de 2002 decide modificar o direcionamento de sua atuação profissional e monta com Luish Coelho a Rever – Estudos em Fotografia; além de retornar ao mercado editorial. Mais informações em https://reverfotografia.wordpress.com/sobre-a-rever/os-professores/

Ricardo Rios – fotógrafo e professor de fotografia da escola Rever

Fotógrafo, Bacharel em Ciências Sociais/USP, Especialista em Fotografia/FAAP.Ensina fotografia desde 2003, com experiência no ensino superior, técnico e livre.Atualmente desenvolve um projeto de fotografia documental sobre Brasília-DF. Mais informações em https://reverfotografia.wordpress.com/sobre-a-rever/os-professores/

 

SOBRE A AYMBERÊ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

Graduada em Relações Públicas pela USP SP, com pós-graduação em Administração para o Terceiro Setor e Gestão Cultural, Patricia Souza Ceschi trabalha com produção cultural há mais de 15 anos. Em 2010, juntamente com o artista plástico Breno Menezes, fundou a Aymberê Produções Artísticas Ltda, aonde vem se dedicando à produção e criação de trabalhos artísticos nacionais e internacionais em diversas linguagens. Mais informações em http://www.aymbere.com.br/

 

O projeto Caminhos da Arte:: Fotografia – Edição Daniel Kfouri tem a realização de:

Patrocínio: Viação Cometa
Concepção e Produção: Aymberê Produções Artísticas

Direção de Produção: Patricia Souza Ceschi

Produção executiva: Ivan Medeiros Masocatto

Obras: Daniel Kfouri

Curadoria: André Spínola e Castro, Daniel Kfouri, PatriciaMarchesoniQuilici, Patricia Souza Ceschi e Ricardo Rios

Incentivo Fiscal: Proac ICMS
Apoio: Instituto JCA, Cometa Social e Rever
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Luana Santos | luana@baobacomunicacao.com.br
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde
04136-020 - São Paulo – SP
+55 11 3482-2510 | +55 11 3482-6908

Preços e pagamento
Entrada gratuita.
Contato
Telefone Público: +55 (11) 2909-0065
Email Público: casarao@casadecultura.ccj.art.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
1,5Km - Museu Penitenciário Paulista - Desde 1920, com a inauguração da Penitenciária do Estado,
Saiba mais
2,5Km - Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo-
Saiba mais
2,7Km - Arquivo Público do Estado de São Paulo - O Arquivo Público do Estado de São Paulo é uma das instituições mais antigas de São Paulo.
Saiba mais
2,7Km - Arquivo do Estado - A origem do Arquivo do Estado remonta a 16 de setembro de 1721, quando Gervásio Leite Rabelo, secretário de Governo da então Capitania de São Paulo, deu início ao inventário dos documentos da governança, núcleo inicial do atual acervo da instituição.
Saiba mais
2,8Km - Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo - É considerado um dos melhores museus da categoria na América Latina.
Saiba mais
2,9Km - Teatro Alfredo Mesquita - Localiza-se em Santana, na cidade de São Paulo.
Saiba mais
3,1Km - Museu dos Transportes - Inaugurado em 1985, a atração é iniciativa do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos,
Saiba mais
3,5Km - CASA DO TATUAPÉ - A Casa do Tatuapé é uma construção em taipa de pilão, com seis cômodos e dois sótãos, que se diferencia de outros exemplares remanescentes do período colonial por apresentar telhado de apenas “duas águas”.
Saiba mais
3,8Km - Memorial da Resistência -foi criado para preservar a memória do período de repressão.
Saiba mais
3,9Km - Oficina Cultural Amácio Mazzaropi - É uma oficina cultural localizada na cidade de São Paulo.
Saiba mais
221,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
344,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais