Carregando... aguarde
27 rue de Fleurus-2017-06-06 - Guia das Artes
27 rue de Fleurus
Evento encerrado
27 rue de Fleurus
Quando aconteceu
Terça, 06 Junho até Sábado, 01 Julho
Local
Galeria Vermelho
R. Minas Gerais, 350 - Higienópolis
Conteúdo

Na série 27 rue de Fleurus, Angela Detanico e Rafael Lain utilizam o sistema Cúbica, desenvolvido por eles, para reescrever poemas do livro Tender Buttons, de Gertrude Stein. Os artistas então aplicaram manchas cromáticas às composições a partir de pinturas da coleção de arte de Stein, cuja residência ficava no número 27 da rua Fleurus, em Paris.

A prosa de Gertrude Stein surge, no início do séc. XX, a partir de um denso diálogo com o cubismo de Cézanne e Picasso - dois dos artistas mais presentes em sua coleção. Como escreveu uma vez o crítico James R. Mellow, “A residência Stein em Paris era uma Meca para os modernos. A atração principal era a coleção de óleos e aquarelas de Cézanne, os primeiros quadros de Matisse e Picasso, as pinturas de Renoir, Manet, Gauguin e Toulouse-Lautrec, que ela e Leo (seu irmão) tiveram os fundos e a predição para comprar. As paredes de seu ateliê tinham penduradas até o teto pinturas agora famosas; as portas duplas da sala de jantar eram forradas de esboços de Picasso. Nas primeiras décadas do século, centenas de visitantes se reuniam para a exibição da arte de vanguarda: muitos iam para zombar, mas vários iam embora convertidos. Era uma cena brilhante - e histórica. Para todos os efeitos, Leo e Gertrude Stein tinham inaugurado na 27 rue de Fleurus, o primeiro museu de arte moderna”.

Angela Detanico e Rafal Lain vêm desenvolvendo uma série de alfabetos, desde o inicio dos anos 2000, que aliam o hibridismo entre design e arte que enfrentam em sua produção, com tradições como a da poesia concreta, que buscava dar forma à palavra. Há, também, um jogo com a própria arte contemporânea nessa produção; como escreveu a critica e curadora Lisette Lagnado: “o que não é usualmente pedagógico é estimular a vontade do ‘ato de decifrar’; é desviar a relação tradicional significante/significado; e, de quebra, oferecer uma forma de pensar uma realidade para a arte na qual a participação (mental) do público é da maior importância para o trabalho não soçobrar na forma vazia e tautológica”.

Contato
Telefone: +55 (11) 3138-1520
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
0,6Km - A Casa das Artes - A Casa das Artes - Galeria, fundada em 13 de maio de 1993
Saiba mais
0,7Km - CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO - O Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular 1
Saiba mais
0,8Km - Mendes Wood DM - A Mendes Wood DM foi fundada em 2010 pelos sócios Pedro Mendes, Matthew Wood e Felipe Dmab com a proposta de exibir artistas internacionais e brasileiros em um contexto propício ao diálogo crítico e híbrido.
Saiba mais
0,9Km - Frente - Inaugurada em 25 de Agosto de 2015 no bairro do Jardins
Saiba mais
0,9Km - Escritório de Arte.com - Com espaço físico adequado e receber e expor obras de arte de todos os tipos,
Saiba mais
0,9Km - Baró Gallery - Baró Galeria opened its doors in 2010 and since then managed to establish itself as a reference on International art in the Brazilian art circuit.
Saiba mais
1,0Km - Arte Aplicada - Diversidade.
Saiba mais
1,0Km - Galeria Mapa -
Saiba mais
1,1Km - Teatro Augusta - Localiza-se na Rua Augusta, na cidade de São Paulo.
Saiba mais
229,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
351,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais