Carregando... aguarde
Parceria entre Sesc São Paulo e Central Saint Martins University of the Arts London promove atividades sobre performance arquitetura e design na unidade 24 de Maio-2018-03-16 - Guia das Artes
Parceria entre Sesc São Paulo e Central Saint Martins, University of the Arts London, promove atividades sobre performance, arquitetura e design na unidade 24 de Maio
Evento encerrado
Parceria entre Sesc São Paulo e Central Saint Martins, University of the Arts London, promove atividades sobre performance, arquitetura e design na unidade 24 de Maio
Quando aconteceu
Sexta, 16 Março até Quarta, 28 Março
Local
SESC 24 DE MAIO
Rua 24 de Maio, 109, Centro
Conteúdo

Desde 2016, o Sesc São Paulo e a britânica Central Saint Martins, University of the Arts London – referência mundial em arte e design –, promovem atividades em parceria. Assim foi no projeto Campos de Preposições, em 2016, realizado com o coletivo O Grupo Inteiro no Sesc Ipiranga, e na primeira edição do programa de residências artísticas, ocorrida em janeiro de 2017, da qual participou a performer Elen Braga. Para a segunda edição desse projeto, Priscila Rezende foi selecionada dentre mais de 200 inscritos, e realizou seu período de residência em Londres entre janeiro e fevereiro deste ano.

Uma das atividades de destaque para 2018 é a mesa de debate ‘As Ironias da Arquitetura: o Arquiteto como Cidadão’, que será realizada em 16/3, às 10h30, no teatro do Sesc 24 de Maio. O evento conta com as participações do arquiteto e Head ofCollege e Pro-Vice Chancellor da Central Saint Martins, Jeremy Till, da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik – Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – e do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016 e da Medalha de Ouro do Instituto Real Britânico de Arquitetos (RIBA). O arquiteto também foi o responsável pela conceituação do prédio da unidade 24 de Maio, no centro da capital.

A discussãoserá aberta pelo diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e contará também com Martin Dowle, diretor do British Council no Brasil.

No dia seguinte (17/3), a performer mineira Priscila Rezende, que participou da última edição do programa de residência artística na Central Saint Martins, em Londres, mostrará gratuitamente o resultado de seu processo em performance intitulada ‘November 29, 1781’, que será realizada na Área de Convivência da unidade, a partir das1 3h. O trabalho de Priscila trata de temas como o racismo e as opressões sofridas pelas mulheres negras enquanto desafia e confronta as histórias do período colonial brasileiro e seus desdobramentos até os dias de hoje.

Entre 20 e 23/3 uma série de atividades de desenvolvimento artístico sobre assuntos relacionados ao design de vestíveis e nas relações entre a arte e a tecnologia se destina a artistas convidados e funcionários do Sesc São Paulo.

Já em 28/3, às 19h, o Sesc 24 de Maio apresenta ao público o Laboratório de performance: em duração’, conduzido pelo artista, escritor e professor da Central Saint Martins, John Seth, e pelo coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, Marcos Moraes,e que conta com a participação de performers de renome no Brasil. A atividade explora a relação entre o aleatório, o indeterminado, a improvisação e a duração do tempo.

Sethcoordenará, ainda, dois dias de atividades com performers que concorreram com Priscila Rezende à vaga de residência na Central Saint Martins. Trata-se de uma plataforma experimental de trabalho conceitual e prático no campo da arte da performance duracional proposto a um grupo de artistas, pesquisadores e curadores com a intenção de abrir espaço para a conversa, a experimentação e a troca entre os participantes. 

 

Serviço

 

Mesa redonda/debate - AS IRONIAS DA ARQUITETURA: O ARQUITETO COMO CIDADÃO

Conversa com Jeremy Till, Raquel Rolnik e Paulo Mendes da Rocha sobre o papel social e político da arquitetura. Abertura de Danilo Santos de Miranda (Sesc SP) e Martin Dowle (British Council Brasil)

16/3, sexta, 10h30 – TEATRO

Recomendação etária: 16 anos.

Ingressos: grátis; retirada de ingressos com 1h de antecedência na Loja Sesc, 1º subsolo

 

Performance - NOVEMBER 29, 1781

A artista Priscila Rezende apresenta performance de longa duração desenvolvida durante o período de residência na Central Saint Martins entre janeiro e fevereiro de 2018.

17/3, sábado, 13h - CONVIVÊNCIA

Recomendação etária: livre

Ingressos: Grátis

 

Abertura de processo - LABORATÓRIO DE PERFORMANCE: EM DURAÇÃO

Plataforma experimental de trabalho conceitual e prático no campo da arte da performance duracional proposto a um grupo de artistas, pesquisadores e curadores com a intenção de abrir espaço para a conversa, a experimentação e a troca entre os participantes.

28/3, quarta-feira, 19h – TEATRO

Recomendação etária: livre

Ingressos: Grátis

 

SESC 24 DE MAIO

Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo

Fone: (11) 3350-6300

 

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 9h às 21h.

Domingos e feriados, das 9h às 18h.

 

Acompanhe nossas redes:

Facebook: facebook.com/sesc24demaio

Instagram: instagram.com/sesc24demaio

Portal: sescsp.org.br/24demaio

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Com Baobá Comunicação:

Pedro Sant’Anna | pedro@baobacomunicacao.com.br | (11) 3482-2510

 

Sesc 24 de Maio

imprensa@24demaio.sescsp.org.br

Bianca Alcântara | bianca@24demaio.sescsp.org.br | (11) 3350-6444
Bruna Marcatto | brunamarcatto@24demaio.sescsp.org.br | (11) 3350-6446
Caio Nascimento | caio@24demaio.sescsp.org.br | (11) 3350-6309

Contato
Com Baobá Comunicação:
Pedro Sant’Anna | pedro@baobacomunicacao.com.br | (11) 3482-2510

Sesc 24 de Maio
imprensa@24demaio.sescsp.org.br

Bianca Alcântara | bianca@24demaio.sescsp.org.br | (11) 3350-6444
Bruna Marcatto | brunamarcatto@24demaio.sescsp.org.br | (11) 3350-6446
Caio Nascimento | caio@24demaio.sescsp.org.br | (11) 3350-6309
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,1Km - Museu da Tatuagem - Um museu inteiro dedicado a tatuagem e body art: é o Museu Tattoo Brasil, o único dedicado a este segmento no país.
Saiba mais
0,1Km - Centro de Memória do Circo - Localizado na Galeria Olido, o acervo expõe recordações dos circos Nerino e Garcia, precursores da arte no país.
Saiba mais
0,1Km - Galeria Olido - Polo Cultural com eventos gratuitos de musica, dança, arte e literatura.
Saiba mais
0,2Km - PIVÔ - PIVÔ nasce como um espaço de arte autônomo e sem fins lucrativos...
Saiba mais
0,3Km - Museu da Diversidade Sexual - Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática,
Saiba mais
0,3Km - Centro Cultural Correios de São Paulo - O prédio histórico onde está o Centro Cultural Correios de São Paulo ocupa um grande terreno no Vale do Anhangabaú, coração do centro antigo da cidade, e tem 15 mil m² de área construída.
Saiba mais
0,5Km - BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE - Com acervo de cerca de 3,3 milhões itens, entre livros, periódicos, mapas e multimeios, a biblioteca mantém grandes coleções especiais, que incluem um dos maiores acervos de livros de arte de São Paulo, uma biblioteca depositária da ONU e uma riquíssima c
Saiba mais
0,5Km - Museu da Arte Brasileira - O acervo do MAB reúne cerca de 3.000 obras de artistas brasileiros e estrangeiros aqui radicados.
Saiba mais
0,6Km - Teatro Jaraguá - O Teatro Jaraguá é administrado pela Mamberti Produções, uma empresa de criação e produção teatral com 25 anos de experiência na administração de teatros e espetáculos.
Saiba mais
0,6Km - Teatro Aliança Francesa - É um teatro localizado na cidade de São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
1,0Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
1,2Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
1,3Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
1,3Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
1,3Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
2,5Km - Acervo em Transformação - A volta dos radicais cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi à exposição do acervo apresenta uma seleção de obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. a 2008. Os cavaletes tiveram sua estreia na ab
Saiba mais
2,5Km - HISTÓRIAS AFRO-ATLÂNTICAS - Ao longo de todo o ano de 2018, o MASP dedica seu programa de exposições e atividades às histórias e narrativas afro-atlânticas.
Saiba mais
227,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
349,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais