Carregando... aguarde
O impressionismo e o Brasil-2017-05-17 - Guia das Artes
O impressionismo e o Brasil
abrirá em 5 horas e 3 minutos
O impressionismo e o Brasil
Quando acontece
Quarta, 17 Maio até Domingo, 27 Agosto
dom
10:00
17:30
seg
ter
10:00
17:30
qua
10:00
17:30
qui
10:00
17:30
sex
10:00
17:30
sab
10:00
17:30
Local
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/no – Parque Ibirapuera (portões próximos: 2 e 3)
Conteúdo

Após apresentar um panorama do movimento Modernista, o Museu de Arte Moderna, localizado no Ibirapuera, realiza agora a exposição O impressionismo e o Brasil, que destaca 70 obras do final dos anos 1860 até a década de 1930. Com ênfase no pintor francês Renoir, um dos precursores do impressionismo na França, a mostra também conta com obras de 10 artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país, como Parreiras, Castagneto, Grimm, os irmãos Arthur e João Timotheo da Costa e Visconti.

Na exposição há uma linha do tempo que explica o curso do impressionismo no Brasil e no mundo, incluindo o impacto do aumento no número de lojas de tintas e de materiais para artistas no Rio de Janeiro.

Das 70 obras expostas, oito telas são de Pierre-Auguste Renoir, um dos precursores do impressionismo na França, e as demais são de 10 artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país. Uma série de objetos utilizados por Antonio Parreiras, um dos ícones do movimento no país, complementam a mostra, ao lado de três filmes didáticos de Carlos Nader sobre o tema.

O impressionismo surgiu no Brasil impulsionado pela chegada de tintas e insumos para pintura ao mercado local, em paralelo com o intercâmbio artístico entre o Rio de Janeiro e a França. Sendo assim, com a exposição, o curador Felipe Chaimovich busca revelar o benefício trazido pelos avanços da indústria da tinta a óleo para os pintores impressionistas, que, trabalhando ao ar livre, precisavam realizar uma pintura rápida, a fim de captar a luz desejada.

Preços e pagamento
Aos sábados, a entrada é Catraca Livre e, nos demais dias, os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia).
Contato
Telefone: +55 (11) 5085-1300
E-mail: atendimento@mam.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Projeto Parede | “Mergulhe em mim, para poder surgir de mim” - Essa instalação espelha as águas do Córrego do Sapateiro, que passa do lado de fora do MAM.
Saiba mais
0,1Km - Museu de Arte Contemporânea - O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963,
Saiba mais
0,1Km - Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais
0,2Km - Museu Afro Brasil - Fundado em 2004, o Museu Afro Brasil se tornou uma instituição administrada pela Associação Museu Afro Brasil,
Saiba mais
0,6Km - Museu de Arte Moderna de São Paulo - Fundada em 1948, O Museu de Arte Moderna de São Paulo,
Saiba mais
0,8Km - Museu do Exército -O Museu conta com Documentos, Fotos, Bandeiras, Insígnias, Armamentos, Espadas, Condecorações, Radis Medalhas, Capacetes e outros.
Saiba mais
0,9Km - Graphias – Casa de Gravura - É um atelier localizado em São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - PAVILHÃO DAS CULTURAS BRASILEIRAS - O Pavilhão das Culturas Brasileiras é um espaço democrático para as culturas do povo brasileiro e suas expressões. O espaço é gerido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O edifício de 11 mil metros qua
Saiba mais
1,3Km - Almeida e Dale - Estabelecida no mercado de arte como uma das principais galerias da cidade de São Paulo
Saiba mais
1,3Km - IGR - Instituto Gustavo Rosa- GUSTAVO ROSA GANHA INSTITUTO PARA DIVULGAR SEU LEGADO E PROMOVER A CIDADANIA POR MEIO DA ARTE.
Saiba mais
1,5Km - Memorial do Ensino Municipal - É um espaço que visa preservar a memória da educação paulistana.
Saiba mais
1,8Km - Centro de Memória Dorina Nowill - o Centro de Memória Dorina Nowill - criado pela brasileira de mesmo nome, pioneira na luta dos deficientes visuais
Saiba mais
2,1Km - Bambu - Histórias de Um Japão - É a primeira exposição da Japan House em São Paulo.
Saiba mais
2,5Km - Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha - Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a mostra traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE.
Saiba mais
2,7Km - Avenida Paulista - Integram a mostra 16 artistas contemporâneos, que realizaram novos projetos, específicos para a exposição, sobre a avenida e seu entorno, e outros 43 artistas que já pensaram e retrataram a avenida em trabalhos passados, participando assim do núcleo icono
Saiba mais
2,7Km - Histórias da arte moderna e contemporânea - O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais.
Saiba mais
2,7Km - Wanda Pimentel: Envolvimentos - O foco da exposição, que exibe cerca de 30 pinturas vindas de coleções institucionais e privadas, é nos anos 1967-69, seu período mais prolífico.
Saiba mais
4,7Km - O Gráfico Amador - A exposição será um panorama histórico, embora com uma visão atual, sobre O Gráfico Amador, editora de um grupo de intelectuais que entre os anos 1954 e 1961 produziu, em Recife, mais de 30 obras que vieram a se tornar marcos na história contemporânea da
Saiba mais
4,7Km - Labirinto e Memória - Entre os trabalhos, divididos em seis segmentos, estão desenhos, gravuras e fotografias, que marcaram os mais de 40 anos de trajetória de Luise Weiss.
Saiba mais
4,8Km - Cícero Dias - Um Percurso Poético - São mais de 120 obras de grandes coleções públicas e privadas brasileiras e de outros países como Austrália, China e França.
Saiba mais