Carregando... aguarde
O impressionismo e o Brasil-2017-05-17 - Guia das Artes
O impressionismo e o Brasil
Evento encerrado
O impressionismo e o Brasil
Quando aconteceu
Quarta, 17 Maio até Domingo, 27 Agosto
Local
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/no – Parque Ibirapuera (portões próximos: 2 e 3)
Conteúdo

Após apresentar um panorama do movimento Modernista, o Museu de Arte Moderna, localizado no Ibirapuera, realiza agora a exposição O impressionismo e o Brasil, que destaca 70 obras do final dos anos 1860 até a década de 1930. Com ênfase no pintor francês Renoir, um dos precursores do impressionismo na França, a mostra também conta com obras de 10 artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país, como Parreiras, Castagneto, Grimm, os irmãos Arthur e João Timotheo da Costa e Visconti.

Na exposição há uma linha do tempo que explica o curso do impressionismo no Brasil e no mundo, incluindo o impacto do aumento no número de lojas de tintas e de materiais para artistas no Rio de Janeiro.

Das 70 obras expostas, oito telas são de Pierre-Auguste Renoir, um dos precursores do impressionismo na França, e as demais são de 10 artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país. Uma série de objetos utilizados por Antonio Parreiras, um dos ícones do movimento no país, complementam a mostra, ao lado de três filmes didáticos de Carlos Nader sobre o tema.

O impressionismo surgiu no Brasil impulsionado pela chegada de tintas e insumos para pintura ao mercado local, em paralelo com o intercâmbio artístico entre o Rio de Janeiro e a França. Sendo assim, com a exposição, o curador Felipe Chaimovich busca revelar o benefício trazido pelos avanços da indústria da tinta a óleo para os pintores impressionistas, que, trabalhando ao ar livre, precisavam realizar uma pintura rápida, a fim de captar a luz desejada.

Preços e pagamento
Aos sábados, a entrada é Catraca Livre e, nos demais dias, os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia).
Contato
Telefone: +55 (11) 5085-1300
E-mail: atendimento@mam.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Projeto Parede - Corpo Parede -
Saiba mais
0,1Km - Museu de Arte Contemporânea - O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963,
Saiba mais
0,2Km - Oito décadas de abstração informal -
Saiba mais
0,2Km - Museu Afro Brasil - Fundado em 2004, o Museu Afro Brasil se tornou uma instituição administrada pela Associação Museu Afro Brasil,
Saiba mais
0,6Km - Museu de Arte Moderna de São Paulo - Fundada em 1948, O Museu de Arte Moderna de São Paulo,
Saiba mais
0,6Km - MAC – Museu de Arte Contemporânea - É um museu localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,8Km - Museu do Exército -O Museu conta com Documentos, Fotos, Bandeiras, Insígnias, Armamentos, Espadas, Condecorações, Radis Medalhas, Capacetes e outros.
Saiba mais
0,8Km - Ponder 70 - É uma galeria em uma casa conceito onde ocorrem exposições & projetos de arte.
Saiba mais
0,9Km - Graphias – Casa de Gravura - É um atelier localizado em São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - PAVILHÃO DAS CULTURAS BRASILEIRAS - O Pavilhão das Culturas Brasileiras é um espaço democrático para as culturas do povo brasileiro e suas expressões. O espaço é gerido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O edifício de 11 mil metros qua
Saiba mais
1,3Km - Almeida e Dale - Estabelecida no mercado de arte como uma das principais galerias da cidade de São Paulo
Saiba mais
1,3Km - IGR - Instituto Gustavo Rosa- GUSTAVO ROSA GANHA INSTITUTO PARA DIVULGAR SEU LEGADO E PROMOVER A CIDADANIA POR MEIO DA ARTE.
Saiba mais
2,5Km - Renato Russo - No dia 6 de setembro, o MIS inaugura uma das exposições mais aguardadas do ano.
Saiba mais
2,7Km - Tunga: O Corpo em Obras -
Saiba mais
2,7Km - Histórias da Sexualidade -
Saiba mais
2,7Km - Acervo em Transformação - A volta dos radicais cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi à exposição do acervo apresenta uma seleção de obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. a 2008. Os cavaletes tiveram sua estreia na ab
Saiba mais
4,7Km - Julio Le Parc: da Forma à Ação - O Instituto Tomie Ohtake traz adaptada para seu espaço a grande retrospectiva de Julio Le Parc, realizada em 2016 no Pérez Art Museum Miami (PAMM). Com a mesma curadoria de Estrellita B. Brodsky e consultoria artística de Yamil Le Parc, a mostra em São Pa
Saiba mais
5,4Km - MAE - Mostra de Arte Erotica -
Saiba mais
5,4Km - 85 CARNAVAIS - NELSON LEIRNER
Saiba mais
5,4Km - Filho de Duas Nordestinas - LEO LADISLAU
Saiba mais