Carregando... aguarde
Instalação da artista visual Malka Borensteinestimula sensações afetivas na Oficina Cultural Oswald de Andrade-2019-11-23 - Guia das Artes
Instalação da artista visual Malka Borensteinestimula sensações afetivas na Oficina Cultural Oswald de Andrade
abrirá em 7 horas e 17 minutos
Instalação da artista visual Malka Borensteinestimula sensações afetivas na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Quando acontece
Sábado, 23 Novembro até Segunda, 23 Dezembro
dom
seg
09:00
20:00
ter
09:00
20:00
qua
09:00
20:00
qui
09:00
20:00
sex
09:00
20:00
sab
10:00
18:00
Local
Oficina Cultural Oswald de Andrade
rua três rios, 363 - bom retiro
Conteúdo

 

Instalação da artista visual Malka Borenstein
estimula sensações afetivas na Oficina Cultural Oswald de Andrade

 

Estrutura metálica, dividida em sete módulos, é uma experiência do corpo

O artista visual Malka Borenstein apresenta a instalação "VAI PASSAR", a partir de 23 de novembro de 2019 [sábado], das 15h às 18h, no espaço externo da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, em São Paulo. A mostra, que segue aberta à visitação até 23 de dezembro de 2019, tem produção do PROJETO.ASP e texto crítico de Marcio Harum.

A instalação é composta por uma estrutura dividida em sete módulos com três camadas cada; cada qual preenchido com materiais distintos - tecidos de vários tipos como lycra, malhas, borrachas, fios de cobre, ocorrendo enfrentamento para adentrar e ultrapassar pelas camadas em sequência.

A instalação “VAI PASSAR” é uma experiência do corpo que no trajeto do percurso vai fazendo uma relação com o espaço e com o próprio corpo, reconhecendo contornos, limites e fronteiras.

Sobre a artista
Malka Borenstein nasceu em São Paulo/SP, em 1967, onde vive e trabalha. Formou-se em Administração de Empresas, em 1989, e fez Pós-Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas, entre 2016-2017, ambas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais, 2019-2022, na mesma instituição.

Sua produção se divide em pinturas e performances e está dedicando sua pesquisa a experiências do corpo e suas sensações, individual e coletivamente.

Participou de diversas coletivas, entre elas “Exercício”, curadoria de Marcio Harum, na Galeria Jaqueline Martins, São Paulo; e “Respirar Sem Oxigênio”, curadoria de Regina Parra, na Galeria Millan, São Paulo, ambas em 2017.

Realizou as individuais “Recortes”, na Galeria de Arte Maria de Lourdes Cândido de Almeida, no Rio de Janeiro, em 2017, e "Cicatriz", no Museu de Arte de Blumenau - Salão Oficial, em Santa Catarina, em 2015.

Sobre a Oficina Oswald de Andrade
A Oficina realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

 

VAI PASSAR

Malka Borenstein

 

A instalação VAI PASSAR de Malka Borenstein, essa estrutura inteiriça formada pelo atravessamento de sete espaços diversos, é um projeto voltado ao estímulo de sensações corporais e imagens mentais. O trabalho convida o participante a ativar a consciência de sua memória, tal qual é suscitada pelo contato físico com o estranhamento de texturas e espessuras dos materiais: tecidos, fios, plástico e borracha. VAI PASSAR abre campo para que o corpo seja a superfície sem fronteira da experiência. Em visitação, o público decide, posto diante de si, como, e de que maneira, se relacionará com o desafio do enfrentamento através da passagem.  

 

A propósito, Malka concebeu a instalação inspirada em um livro de artista nas dimensões da escala humana, para que, assim, as divisões por área sejam ultrapassadas, rememorando algo que nos afete vivamente pelo sentido impresso da leitura de capítulos de uma publicação em nossos corpos.

 

Desde o início da trajetória da artista, o corpo tem sido o assunto principal na elaboração de suas pesquisas. Em sua produção, a necessidade física de tatear, esbarrar no outro, tornar-se permeável, é o que gera uma reflexão acerca da capacidade de nos moldarmos, mas também de sairmos fora dos moldes. VAI PASSAR lida com a noção da dificuldade de resistirmos, e de não mais sobrevivermos isoladamente. Uma teia que evoca a possibilidade do corpo sem contorno de transformar-se em coletivo, mesmo quando assistimos apenas a passagem do outro.

 

Com a instalação, a artista propõe um percurso de ação, e de experimentação espacial. E descobre agradecimentos palpáveis sob camadas de pele. VAI PASSAR é indicado para qualquer corpo sensível que se mova no espaço.

 

 

Marcio Harum


Serviço:

instalação "VAI PASSAR" de Malka Borenstein

abertura: 23/11/2019 (sábado), 15h-18h

visitação: até 23/12/2019 (seg a sexta, 9h-20h, sáb, 10h-18h)

monitoria: terça a sábado, 14h- 18h

onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade

rua três rios, 363 - bom retiro - são paulo - sp - 01123-001

metrô: estação luz - linha 1- azul

quanto: grátis

 

site: http://oficinasculturais.org.br/programacao/

redes sociais
fb:
 /oficinaculturaloswalddeandrade
insta: @oficinaoswald
Contato
+55 11 3221 5558

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO NO MASP - Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP.
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Democrart -
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais
Exposição Retratos de Ema Klabin - Confira as palestras e oficinas na Casa-Museu Ema Klabin
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
MUIRAPIRANGA - EXPOSIÇÃO ‘MUIRAPIRANGA’, DE ELIZABETH TITTON, INAUGURA NOVO ESPAÇO NA FUNARTE COM OBRAS DE GRANDE PORTE
Saiba mais
Palácio Tangará promove exposição em homenagem ao legado de Ayrton Senna - Com inauguração na próxima quinta-feira (14/11), a exposição é parte de uma parceria firmada entre o Instituto Ayrton Senna e o Palácio Tangará; ações buscam reverter recursos para projetos educacionais implementados pela organização na rede público do pa
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais