Carregando... aguarde
O Sertão do Lugar-2017-04-19 - Guia das Artes
O Sertão do Lugar
Evento encerrado
O Sertão do Lugar
Quando aconteceu
Quarta, 19 Abril até Quinta, 27 Abril
Local
Centro Cultural USP São Carlos
Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, Centro
Conteúdo
Em maio de 2010, o fotógrafo goiano Érico Melo, então doutorando em Literatura Brasileira pela USP, percorreu de automóvel 1.900 quilômetros até os principais cenários descritos no livro Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, em Minas Gerais, a fim de experimentar in loco a substância poética das paisagens roseanas, após tê-las explorado à exaustão através de mapas e imagens de satélite. Seu objetivo inicial era documentar fotograficamente a minuciosa verossimilhança geográfica da ficção de Guimarães Rosa.

Tomadas com um modesto aparato digital, as mais de 1.200 fotografias realizadas pelo caminho catalogam diversos motivos dos cenários naturais ocupados por Guimarães Rosa. O acervo foi refinado para a seleção das 29 imagens integrantes da mostra O Sertão do Lugar, promovida pelo Centro Cultural da Prefeitura do Campus de São Carlos da USP. A meta da exposição é propor um diálogo mutuamente enriquecedor entre palavra e imagem, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de se conhecer e preservar o que resta das veredas do grande sertão, para melhor compreendê-lo e apreciá-lo.

Segundo Melo, o objetivo da exposição é familiarizar o público com os cenários do Cerrado mineiro, um ecossistema que está em franca extinção, e disseminar a beleza das palavras de Guimarães Rosa. A mostra também pretende destacar a forte presença das ciências naturais – entre elas, a geologia, a zoologia, a botânica e a meteorologia – na composição de Corpo de Baile. “Nesse livro monumental, que estudei durante o doutorado, as qualidades dos elementos da natureza terrena espelham os atributos mitológicos dos sete planetas da cosmologia platônica”, afirma o fotógrafo. “A mensagem da alegoria de Rosa é: conhecer o mundo sensível (das sensações) é o ponto de partida para o conhecimento do mundo inteligível (das ideias). Nesse sentido, é muito oportuno que a exposição esteja montada num recinto vizinho a um observatório astronômico.”

Esta é a primeira exposição de Érico Melo, que mantém dois sites com exposições virtuais. Um deles é Geraes2010 (www.flickr.com/geraes), com 200 fotos da expedição realizada pelo fotógrafo a Minas Gerais, em maio de 2010. O outro é Goyazes e Tocantins (www.flickr.com/palmaseporai), com mais de 500 fotos do Cerrado de Goiás e do Tocantins.

Contato
Telefone: +55 (16) 3373-8027
E-mail: cultura.prefeitura@sc.usp.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,7Km - Museu de São Carlos - História e belas paisagens naturais com uma pitada de tecnologia. Essa combinação pode ser um atrativo perfeito para um final de semana paulistano.
Saiba mais
38,2Km - Museu Odontológico Professor Dr. Welington Dinelli - O museu é completo, com peças que datam desde o final do século XIX. “São muito preciosas, que valem a pena serem vistas.
Saiba mais
38,5Km - Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria - O Museu Voluntário da Pátria disponibiliza um pouco da história fotográfica através dos tempos. São aproximadamente 20 máquinas fotográficas, de vários modelos e épocas diferentes.
Saiba mais
38,8Km - Museu do Cotidiano de Brotas - O acervo foi formado através de empréstimos e doações vindas da comunidade, de acordo com a necessidade da equipe técnica que fez a montagem do museu. A documentação fotográfica foi registrada por um fotógrafo especializado que foi até a casa das pessoas
Saiba mais
47,8Km - Museu Histórico e Pedagógico Prof. Flávio da Silva Oliveira - O idealizador do museu, Prof. Flávio da Silva Oliveira, reuniu por vários anos objetos, fotografias e documentos através de doações da população ferreirense.
Saiba mais
54,7Km - Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu - O Museu é temático, e conta com registros da época da ferrovia e do início da cidade, assim como objetos pertencentes às fazendas de café e do compositor santarritense Zequinha de Abreu.
Saiba mais
56,0Km - Museu de Minerais e Rochas Heinz Ebert - Desde a sua criação, o acervo do Museu Heinz Ebert está em contínua ampliação e readaptação, recebendo ininterruptas doações.
Saiba mais
62,6Km - Museu da Energia Usina - Parque do Corumbataí - Rio Claro foi a segunda cidade do Brasil a receber iluminação pública, a primeira foi Campos no Rio de Janeiro!
Saiba mais
66,5Km - Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro - Inaugurado em 2004, o museu guarda a coleção de obras de arte da família Maffei Olivastro e doações de cidadãos locais, além de identificar e preservar costumes culturais e tradições da região.
Saiba mais
74,2Km - Museu Municipal de Jahu - É um museu eclético com objetos relacionados à cidade, possuindo exposições de longa duração, curta duração e uma área destinada a exposições itinerantes.
Saiba mais
123,3Km - Claudio Tozzi - Territórios e Outros Trabalhos - A mostra é coordenada pelo Prof. Dr. Jorge Coli e pelo curador Alexandre Pedro de Medeiros.
Saiba mais
131,3Km - Erosão Diferencial - Exposição individual de Marcelo Moscheta.
Saiba mais
131,7Km - Arthur Bispo do Rosário: A Alguns Centímetros do Chão - Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a mostra apresenta pela primeira vez na cidade a obra deste grande artista, que faleceu em 1989, aos 78 anos, no hospital psiquiátrico Colônia Juliano Moreira.
Saiba mais
211,8Km - O Céu Ainda É Azul, Você Sabe... - Esta exposição, patrocinada pelo Bradesco e Instituto CCR, foi concebida especialmente para o Instituto Tomie Ohtake e é formada por 65 peças de “Instruções”, que justamente evocam a participação do espectador para sua realização.
Saiba mais
211,8Km - Conversas – Fotografias da Coleção Bank of America Merrill Lynch - Trata-se de uma rara oportunidade de ver reunidos trabalhos dos mais icônicos nomes da produção mundial.
Saiba mais
212,2Km - O Museu Inexistente Nº 1 - Parceria entre Victor Leguy e Gabriel Bogossian.
Saiba mais
212,5Km - Figurações do Tempo: Relações entre Moda e Imagem - Inscrições até o dia 14 de abril.
Saiba mais
212,9Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
212,9Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
213,1Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais