Carregando... aguarde
MÁQUINA OLHO-2019-07-06 - Guia das Artes
“MÁQUINA OLHO”
Evento encerrado
“MÁQUINA OLHO”
Quando aconteceu
Sábado, 06 Julho até Domingo, 29 Setembro
Local
Estação Cultura
Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro
Conteúdo

 

Exposição interativa na Estação Cultura usa ciência e arte para explicar o funcionamento do olho humano

 

“MÁQUINA OLHO” traz a Campinas 11 instalações inéditas, experiências óticas eaplicativo de realidade aumentada que ensinam o público a respeito da visão. 

De 05/7 a 29/9 de 2019. Entrada gratuita

 

Estação Cultura exibe, de 05 de julho a 29 de setembro de 2019, a exposição interativa “MÁQUINA OLHO”, que usa ciência e arte para explicar o funcionamento do olho humano. Com projeto do estúdio NúMENA e realizada junto a um coletivo de artistas, fotógrafos, cientistas e designers, “Máquina Olho” ocupa o vão central da antiga estação ferroviária de Campinas com um pavilhão inspirado em um projeto de Leonardo da Vinci, onde 11 instalações explicam de forma didática e divertida o funcionamento do olho. Além da exposição, estão previstas atividades educativas regulares, voltadas para escolas e público espontâneo. 

A ciência do entendimento da percepção humana é a base da exposição, que apresenta o sentido mais estimulado por estas grandes descobertas: a visão, e também o olho, este precioso mecanismo pelo qual manifestamos essa percepção. As onze instalações científicas, ilustrações, aplicativo de celular e uma pesquisa de conteúdo didático de “Máquina Olho” pontuam exemplos de expoentes notáveis da história da arte, desde a antiguidade até manifestações recentes de nossa cultura de massa como cinema, televisão e histórias em quadrinhos e a internet.

Feitas especialmente para a mostra, as instalações trazem para os dias de hoje diferentes invenções e ferramentas que foram amplamente utilizadas por artistas e cientistas em suas atividades no decorrer de diferentes épocas, explicando suas relações com o entendimento da visão humana. Entre elas, estão: a Câmera Obscura, que reproduz o mesmo funcionamento de projeção de imagens que o olho humano e a câmera fotográfica; os Estereoscópios, dispositivos com lentes e espelhos que criam sensações de imagens em 3D; e os Cinemáticos, mecanismos que remontam às origens do cinema e das animações.

Grande parte das informações textuais, imagéticas e didáticas pode ser acionada por um aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado e instalado em smartphones. O conteúdo digital exclusivo do aplicativo MÁQUINA OLHO (disponível na Google Play e na  App Store e  durante a exposição) contém textos, fotografias, vídeos e diagramas, de modo que o visitante possa levar e disseminar o conhecimento apresentado para salas de aula e suas casas.

A concepção do projeto inclui a realização de experiências óticas nas instalações e no pavilhão, além de permitir ao visitante acessar recursos tecnológicos atuais como a realidade virtual e a realidade aumentada. Tais experiências foram projetadas com base em correntes artísticas como a Op Art e Arte Cinética, também utilizando recursos e efeitos visuais explorados nas obras de artistas contemporâneos como a brasileira Regina Silveira (1939) e o dinamarquês Olafur Eliasson (1967).

“Somos uma empresa que aplica ciência para inovar, gerando soluções que melhoram a vida das pessoas e buscando respostas para desafios atuais e futuros da sociedade. Assim, temos uma atitude permanente de valorizar o pensamento científico. Esta exposição mescla ciência e arte para falar da magia que é a visão humana”, comenta Luiz Serafim, head de marketing da 3M.    

 Imagens de divulgação: https://adelantesp.tumblr.com/tagged/imagens-maquina-olho

 

NúMENA é um estúdio multidisciplinar paulistano de arquitetura, design e práticas criativas que atua em projetos pedagógicos e socioculturais variados e em diferentes frentes de trabalho, que passam por ativação de espaço público, cenografia, instalações, pesquisa e ações de formação cidadã. O projeto “Máquina Olho” surgiu da parceria criativa do arquiteto Luís Felipe Abbud com os artistas gráficos Gavin Adams, Marcos Muzi e Rafael Cotait, que juntamente com o professor de física Anibal Fonseca idealizaram e projetaram a exposição.

 

Patrocínio: 3M, via ProAC ICMS

 

Serviço:

 

Exposição interativa “MÁQUINA OLHO”

Abertura para convidados: 05 de julho, sexta-feira, das 19 às 21 horas

Período expositivo: 06 de julho a 29 de setembro de 2019

 

Estação Cultura

Endereço: Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro – Campinas – SP

Tel.: (19) 3705 8027 / 8015 / 8028

Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, domingo das 10h às 17h

Entrada gratuita e livre

Visitas guiadas agendadas: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/

Contato: projetomaquinaolho@gmail.com

Preços e pagamento
Entrada gratuita
Contato
Tel.: (19) 3705 8027 / 8015 / 8028
Visitas guiadas agendadas: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/
Contato: projetomaquinaolho@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Galeria Saint Tropez - A Guimarães Galeria (www.sainttropez.art.br) tem mais de 30 anos de tradição na comercializaçãode obras de arte .
Saiba mais
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Mitologia é tema de visitas temáticas na Casa-Museu Ema Klabin - O público percorrerá a Casa-Museu e investigará as mitologias escondidas nos detalhes dessa Coleção
Saiba mais
MUIRAPIRANGA - EXPOSIÇÃO ‘MUIRAPIRANGA’, DE ELIZABETH TITTON, INAUGURA NOVO ESPAÇO NA FUNARTE COM OBRAS DE GRANDE PORTE
Saiba mais
Museu Arquidiocesano de Campinas - Seu acervo vem sendo composto com obras que compunham o patrimônio artístico da Arquidiocese de Campinas que não vinham sendo utilizados nas atividades litúrgicas e doações.
Saiba mais
Museu Carlos Gomes - O CCLA conta hoje com uma biblioteca de 150.000 volumes, uma Pinacoteca e dois museus, dedicados ao Maestro Carlos Gomes e a Campos Sales.
Saiba mais
Museu da Imagem e do Som de Campinas - Em 2004, o MIS ganhou sede própria no Palácio dos Azulejos, iniciando uma nova fase de planejamento em relação aos acervos e desenvolvimentos de programas e projetos e fortalecimento de comunicação com o público.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea de Campinas - O Museu de Arte Contemporânea de Campinas tem como finalidade reunir, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar a arte contemporânea, bem como realizar outras atividades artísticos-culturais.
Saiba mais
Museu de Arte Sacra Irmandade Santíssimo Sacramento - Seu acervo é formado por 576 peças entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos XVIII a XX.
Saiba mais
Museu de História Natural de Campinas - Atualmente, o Museu possui um acervo de mais de 5.000 peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados.
Saiba mais
Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - Foi pensado e criado para prestar um serviço à sociedade e seu desenvolvimento, na busca de desmistificar e popularizar a Ciência.
Saiba mais
Museu Universitário de Arte da Unicamp - A coleção inaugural do Museu de artes visuais da Unicamp é formada por cerca de 1.000 obras, a maioria de caráter bidimensional, de alguns dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, como Renina Katz, Marcelo Grassmann, Hermelindo Fiaminghi, Hérc
Saiba mais
Teatro Municipal José de Castro Mendes - Nesse teatro já foram realizados grandes espetáculos de teatro, de dança e de música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Saiba mais