Carregando... aguarde
Conversas Fotografias da Coleção Bank of America Merrill Lynch-2017-04-13 - Guia das Artes
Conversas – Fotografias da Coleção Bank of America Merrill Lynch
abrirá em 1 horas e 51 minutos
Conversas – Fotografias da Coleção Bank of America Merrill Lynch
Quando acontece
Quinta, 13 Abril até Domingo, 04 Junho
dom
11:00
20:00
seg
11:00
20:00
ter
11:00
20:00
qua
11:00
20:00
qui
11:00
20:00
sex
11:00
20:00
sab
11:00
20:00
Local
Instituto Tomie Ohtake
Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros
Conteúdo

O Instituto Tomie Ohtake traz ao Brasil a exposição Conversas, com mais de 100 imagens de 100 fotógrafos internacionais, pertencentes à Coleção Bank of America Merrill Lynch, com curadoria de Anne Havinga e Karen Hass, do Museum of Fine Arts de Boston. Com obras concebidas de 1860 até os dias atuais, a mostra, que faz parte do Programa Art in our Communities do Bank of America Merrill Lynch, traça um panorama significativo da fotografia ao longo dos últimos séculos, com retratos, paisagens, trabalhos documentais e experimentais.

Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake e também responsável pela atual montagem da exposição, apontou alguns aspectos deste recorte da coleção que chega ao país. Dos pioneiros do século XIX, ele ressalta as pesquisas, técnicas e a relação com a pintura nas obras de Gustave Le Gray, Charles Negre, Roger Fenton, Julia Margaret Cameron e Alfred Stieglitz.

Já nas imagens de Walker Evans, Dorothea Lange (mulher pioneira na fotografia), Paul Strand, Mike Disfarmer, Joe Rosenthal, Laura Gilpin e Gordon Parks, o curador observa os registros do território norte-americano – retratos, paisagens, os movimentos negros, etc. – no início século XX, período da Grande Depressão. Na fotografia experimental do século passado, ele destaca produções como as de László Moholy-Nagy, Man Ray, Maurice Tabard, Pim Van Os e Jaromír Funke.

Para Miyada, a fotografia contemporânea e a representação dos Estados Unidos, seu vasto território, sua cultura e seus personagens estão sublinhados no olhar de William Eggleston, Robert Frank, Lee Friedlander, Carrie Mae Weems, Roy DeCavara, Helen Levitt, Bruce Davidson, entre outros. Ele assinala, ainda, a presença de fotógrafos da Escola de Frankfurt pelo legado de Bernd e Hilla Becher. Além da própria dupla, sob esse viés estão também Andreas Gursky, Candida Höfer, Thomas Ruff e Thomas Struth.

Por sua vez, ainda segundo o curador, a exposição, contempla artistas contemporâneos que se utilizam da fotografia como suporte, como Hiroshi Sugimoto, Cindy Sherman, Ed Ruscha, Felix Gonzalez-Torres e o brasileiro Vik Muniz.

Contato
Telefone: +55 (11) 2245-1900
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - O Céu Ainda É Azul, Você Sabe... - Esta exposição, patrocinada pelo Bradesco e Instituto CCR, foi concebida especialmente para o Instituto Tomie Ohtake e é formada por 65 peças de “Instruções”, que justamente evocam a participação do espectador para sua realização.
Saiba mais
0,0Km - Instituto Tomie Ohtake - Foi construído especialmente para realizar diversas mostras.
Saiba mais
0,4Km - Galeria Estação -
Saiba mais
0,4Km - Tu Mercado de Arte e Moda - É um espaço localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,6Km - Bolsa de Arte - SP - A Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre iniciou suas atividades no ano de 1980.
Saiba mais
0,6Km - Museu da Pessoa - O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo, em 1991,
Saiba mais
0,7Km - Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
0,7Km - Galeria Tato - Fundada em 2010 por Tato DiLascio, a Galeria TATO trabalha com artistas efervescentes e multidisciplinares, sendo estes brasileiros ou internacionais, jovens ou já consolidados, que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte contemporânea — e
Saiba mais
0,7Km - Raquel Arnaud - a Galeria Raquel Arnaud foi criada em 1973, com o nome de Gabinete de Arte.
Saiba mais
0,7Km - Sede da Associação Amigos do Projeto Guri - A sede do Projeto Guri, fica localizada em São Paulo.
Saiba mais
0,7Km - Fortes Vilaça - Inaugurada em 2001, sob a direção de Márcia Fortes
Saiba mais
4,0Km - Avenida Paulista - Integram a mostra 16 artistas contemporâneos, que realizaram novos projetos, específicos para a exposição, sobre a avenida e seu entorno, e outros 43 artistas que já pensaram e retrataram a avenida em trabalhos passados, participando assim do núcleo icono
Saiba mais
4,0Km - Histórias da arte moderna e contemporânea - O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais.
Saiba mais
4,3Km - O mercado de arte moderna em São Paulo: 1947-51 - Comemorando 70 anos da abertura da Galeria Domus em 5 de fevereiro de 1947, esta exposição apresenta obras do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, cujos autores frequentaram a galeria.
Saiba mais
4,8Km - Gianni Ratto – 100 anos - Em cartaz no Sesc Consolação, mostra revela a trajetória do italiano que contribuiu para criar o teatro moderno brasileiro.
Saiba mais
4,9Km - Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna - E exposição inclui pinturas e desenhos que pontuam diversos momentos da produção da artista.
Saiba mais
4,9Km - Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais
5,3Km - O Museu Inexistente Nº 1 - Parceria entre Victor Leguy e Gabriel Bogossian.
Saiba mais
6,3Km - Cícero Dias - Um Percurso Poético - São mais de 120 obras de grandes coleções públicas e privadas brasileiras e de outros países como Austrália, China e França.
Saiba mais
6,4Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais