Carregando... aguarde
Alair Gomes e Robert Mapplethorpe-2017-08-03 - Guia das Artes
Alair Gomes e Robert Mapplethorpe
amanhã às 10:00h
Alair Gomes e Robert Mapplethorpe
Quando acontece
Quinta, 03 Agosto até Sábado, 16 Setembro
dom
seg
ter
10:00
19:00
qua
10:00
19:00
qui
10:00
19:00
sex
10:00
19:00
sab
10:00
18:00
Local
Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel (SP)
Rua Fradique Coutinho, 1500
Conteúdo

A exposição Alair Gomes e Robert Mapplethorpe na Fortes D’Aloia & Gabriel traz uma aproximação inédita entre a obra de Alair Gomes (1921–1992) e de Robert Mapplethorpe (1946–1989). Esta é a terceira exposição de Mapplethorpe na Galeria e a primeira em que o trabalho do célebre fotógrafo americano é visto lado a lado de um artista brasileiro.

O ponto de partida deste diálogo é o desejo – compartilhado por ambos os artistas em textos e entrevistas – de fazer presente em suas obras a experiência de transcendência do sexo. A exposição explora essa relação através do olhar que busca no corpo a perfeição da escultura clássica; na noção de teatralidade presente em Mapplethorpe em oposição ao corpo natural de Gomes; e finalmente na praia como um lugar idealizado do prazer, retratada por ambos os artistas. Dessa forma, os trabalhos são intercalados formando grupos temáticos, sem uma ordem cronológica. Embora as fotografias apresentadas partam de um período próximo, do final da década de 1970 ao início dos anos 1980, essa aproximação é também capaz de marcar algumas diferenças fundamentais entre a produção dos dois. É curioso notar, por exemplo, que enquanto Mapplethorpe nomeia seus personagens, não apenas mostrando seus rostos, mas emprestando-lhes status de celebridade, Gomes opta pelo anonimato total.

Ao longo da maior parede da Galeria, um grupo heterogêneo de imagens de Mapplethorpe trata a praia como um lugar de hedonismo e prazer. O corpo parece integrar-se à paisagem em poses que imitam relevos, fotografados à luz do sol. Outras fotos menos conhecidas revelam o olhar do artista sobre a paisagem crua. Essas imagens são intercaladas com as Sonatinas, Four Feet (1970–1980) de Alair Gomes, realizadas com uma teleobjetiva da janela de seu apartamento em Ipanema. Embora conceda um alcance maior, o uso dessa lente reduz a nitidez das imagens, de modo que as Sonatinasprivilegiam a composição geométrica dos corpos em relação à textura contrastada da areia e aos instrumentos de ginástica. O olhar distante procura na ação espontânea uma estrutura geométrica rígida, ao mesmo tempo em que explicita códigos não falados da masculinidade, da interação e da intimidade entre dois homens em público.

Ao fundo da Galeria, fotos de estúdio de Mapplethorpe retratam partes do corpo em recortes precisos, cuidadosamente posados e iluminados com objetivo de realçar suas qualidades escultóricas – volume, peso e superfície estão em evidência. O corpo da fisiculturista Lisa Lyon se mistura aos nus masculinos dessa sequência, denotando a preocupação do artista nas questões de representação de gênero. Ao lado dessas imagens, aparecem os Beach Triptychs (c. 1980) de Gomes que, apesar de sua natureza espontânea, do momento captado sem pose, traduzem a mesma preocupação com a representação clássica de um corpo-escultura.

Um terceiro grupo une imagens de S&M de Mapplethorpe (como Leather Crotch e Frank Diaz, ambas de 1980) com outras onde papéis masculinos e questões de raça são evidenciados por vestimentas. Hooded Man (1980), por exemplo, mostra um homem negro totalmente pelado usando apenas um capuz. Esse grupo aparece lado a lado da obra Sonatinas, Four Feet nº 32, talvez a mais explicitamente homoerótica da série.

 

Robert Mapplethorpe (Nova York, EUA, 1946 – Boston, EUA, 1989) é um dos artistas americanos mais importantes do século XX. Sua produção, catalogada e organizada ainda durante sua vida, continua sendo vista e reexaminada à luz das discussões contemporâneas de gênero. Com o apoio da Robert Mapplethorpe Foundation, criada em 1988, sua obra tem sido tema de retrospectivas em diversas instituições. Destacam-se suas exposições recentes em: Kunsthal Rotterdam (Roterdã, 2017), The Getty Museum of Art (Los Angeles, 2016), LACMA (Los Angeles, 2016), Montreal Museum of Fine Arts (Montreal, 2016), Kiasma Museum (Helsinki, Finlândia, 2015), Bowes Museum (Durham, Reino Unido, 2015), Tate Modern (Londres, 2014), Grand Palais (Paris, 2014), Musée Rodin (Paris, 2014). Mapplethorpe está presente em diversas coleções importantes ao redor do mundo, entre as quais: MoMA (Nova York), Solomon R. Guggenheim Museum (Nova York), Metropolitan Museum of Art (Nova York), Whitney Museum of Modern Art (Nova York), SFMOMA (San Francisco), Tate (Londres), National Portrait Gallery (Londres), Centre Georges Pompidou (Paris), Stedelijk Museum (Amsterdã), Museum of Contemporary Art (Tóquio).

 

Alair Gomes (Valença, Brasil, 1921 – Rio de Janeiro, Brasil, 1992), apesar de celebrado por um público seleto, permanece pouco conhecido e estudado, tanto no Brasil quanto fora. Sua obra tem sido resgatada aos poucos, especialmente desde o sucesso de sua exposição na Fondation Cartier, Paris, em 2001. Suas exposições recentes incluem: Young Male, Casa Triângulo (São Paulo, 2016), Muito Prazer, Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro, 2016), Percursos, Caixa Cultural (São Paulo, 2015), 30. Bienal de São Paulo (2012), A New Sentimental Journey, Maison Européenne de la Photographie (Paris, 2009).

Informações adicionais
Aviso: Esta exposição não é recomendada para menores de 16 anos.
Contato
Telefone: +55 (11) 3032-7066
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Fortes Vilaça - Inaugurada em 2001, sob a direção de Márcia Fortes
Saiba mais
0,1Km - Galeria Tato - Fundada em 2010 por Tato DiLascio, a Galeria TATO trabalha com artistas efervescentes e multidisciplinares, sendo estes brasileiros ou internacionais, jovens ou já consolidados, que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte contemporânea — e
Saiba mais
0,2Km - Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
0,5Km - Museu da Pessoa - O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo, em 1991,
Saiba mais
0,5Km - Raquel Arnaud - a Galeria Raquel Arnaud foi criada em 1973, com o nome de Gabinete de Arte.
Saiba mais
0,6Km - Galeria Porão - A Galeria Porão chegou para quebrar todos os paradigmas e tornar a arte acessível a todos.
Saiba mais
0,6Km - Galeria Eduardo Fernandes - Valorizar a produção artística contemporânea e a pesquisa constante são os principais pilares da Galeria Eduardo Fernandes.
Saiba mais
0,6Km - Sede da Associação Amigos do Projeto Guri - A sede do Projeto Guri, fica localizada em São Paulo.
Saiba mais
0,6Km - Ateliê Priscila Mainieri - Ateliê Galeria Priscila Mainieri: produção, exposições, encontros culturais, oficinas, cursos, acervo.
Saiba mais
0,6Km - A7MA - Com muita batalha a A7MA representa a arte que nasceu nas ruas
Saiba mais
0,7Km - Invenções da Mulher Moderna, para além de Anita e Tarsila - Com curadoria de Paulo Herkenhoff.
Saiba mais
0,7Km - Expedição ao deserto - A série fotográfica “Expedição ao Deserto”, com 27 imagens, é resultado de experiências imersivas de Geórgia Kyriakakis em São Paulo.
Saiba mais
2,2Km - Mariana Mauricio - A Galeria Leme apresenta a terceira exposição individual de Mariana Mauricio em São Paulo.
Saiba mais
3,8Km - Em Vermelho - Mostra das obras de Toulouse-Lautrec.
Saiba mais
3,8Km - Wanda Pimentel: Envolvimentos - O foco da exposição, que exibe cerca de 30 pinturas vindas de coleções institucionais e privadas, é nos anos 1967-69, seu período mais prolífico.
Saiba mais
5,1Km - O impressionismo e o Brasil - Além das cerca de 70 obras, a mostra conta com linha do tempo e vídeos de Carlos Nader para contextualizar os visitantes.
Saiba mais
5,2Km - Cidade da língua: Bompas&Parr - Com curadoria de Felipe Chaimovich.
Saiba mais
5,2Km - Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais
5,9Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
5,9Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais