Carregando... aguarde
Exposição Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti-2019-08-17 - Guia das Artes
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti
Evento encerrado
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti
Quando aconteceu
Sábado, 17 Agosto até Domingo, 29 Março
Local
Casa Modernista
Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana
Conteúdo

 

Com 20 obras, é registrado o viés da escola alemã em obras de arquitetos brasileiros como Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas, Burle Marx, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Rino Levi, David Libeskind, Décio Tozzi, Joaquim Guedes, Marcos Acayaba, entre outros.

 

O olhar de Leonardo Finotti revela as construções desses grandes mestres para mostrar, como no brutalismo, a essência e a função dos materiais como vidro, madeira e aço, e a integração com o urbanismo e outras características da escola em edifícios, públicos ou privados, casas e jardins na capital paulista, batizando suas fotos com os nomes dos elementos arquitetônicos que elas apresentam. Assim, Pilar, Rampa, Marquise, Esquadria, Brise, Viga, Treliça compõem a exposição.

À convite do diretor do Departamento dos Museus Municipais, Marcos Cartum, a mostra ganha os espaços da primeira Casa Modernista de São Paulo, assinada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, e chega com o cuidado de dialogar respeitosamente tanto com o espaço, que está em início de obras de restauro, quanto com o olhar do fotógrafo em cada imagem.

"O diálogo entre os espaços da primeira construção modernista no Brasil e os registros de alguns exemplares da arquitetura de 'inspiração bauhausiana' possibilita uma imersão poética singular que potencializa a percepção de conceitos e princípios do programa da escola presentes na paisagem paulistana", afirma Cartum.

Através da expografia de Michelle Jean de Castro, as obras são instaladas em suportes metálicos (escoras) usados para sustentar lajes em construção e se utilizam da iluminação presente. São 20 fotos de 80 x 80 cm, todas em P&B, derivadas de duas séries de produção do fotógrafo: Brutiful e Urbanometria, produzidas entre 2006 e 2018.

"Nosso trabalho, artista-arquiteta, transcende nossa vida de casal como uma simbiose entre a imagem e o espaço, sempre estabelecendo diálogos entre a história da arquitetura e fotografia preenchendo pouco a pouco lacunas na memória visual na América Latina", dizem em uníssono Leonardo e Michele.


Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti
Local Casa Modernista
Endereço Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Abertura 17 de agosto de 2019, das 14h às 16h
Exposição 17 de agosto de 2019 a 29 de março de 2020
Horário terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca | Serviço educativo disponível

Contato
+55 11 5083 3232
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
OSGEMEOS: Segredos - Pinacoteca recebe exposição d’OSGEMEOS.
Saiba mais
Pasteur, O Cientista - Exposição interativa em SP celebra a vida de Louis Pasteur
Saiba mais
Villa Antica - 2020-05-26 -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais