Carregando... aguarde
Exposição CASA Individual de Alexandre Matos -2018-10-10 - Guia das Artes
Exposição CASA - Individual de Alexandre Matos
Evento encerrado
Exposição CASA - Individual de Alexandre Matos
Quando aconteceu
Quarta, 10 Outubro até Sábado, 27 Outubro
Local
J.B. Goldenberg - Escritório de Arte
Rua Tinhorão, 69 - Higienópolis
Conteúdo

Blocos de madeira do brinquedo “O Pequeno Arquiteto” são a base das obras da exposição CASA, com curadoria de Paulo Gallina. Presente na infância dos brasileiros há gerações, essas peças inauguram, na visão do artista,  a relação que temos com arquitetura quando brincamos de construir casas.

 

Matos reuniu nos últimos anos peças originais das décadas de 60 e 70, que pertenciam a desconhecidos e continham blocos sujos, rabiscados, cheios de marcas das crianças que brincaram com elas. “Quando abria um estojo com essas peças, sentia que entrava em contato com um tesouro. Eram bloquinhos mais velhos do que eu, carregados de  afeto e histórias de pessoas que eu não conheci, mas com as quais me sentia conectado pelo lugar comum que esse brinquedo ocupou na nossa infância”, diz o artista.

Alexandre Matos combinou essas peças no estado que estavam com novos blocos fundidos em bronze para construir esculturas que ganham nomes como Casa 1, Casa 2, etc -  e se apropriou do relevo dos seus pequenos tijolos para fazer gravações com folhas de ouro e tinta dourada. Materiais que, para ele, reforçam o caráter de relíquia e o valor dessas “casas da memória”.

A mostra é composta por pinturas, esculturas e desenhos que ora isolam, ora multiplicam suas janelas, torres e telhados. Destaque para obras como “Ponte” e “Arco”, que são desenhos medindo mais de um metro e construídos pela repetição das mesmas peças na escala natural do brinquedo.

Para o curador, Paulo Gallina, “a casa é o palco, o lar é a peça que se desenrola ali, a casa de Alexandra Matos é uma mostra que explora como, com os mesmos blocos infantis, pessoas diferentes construíram seus lares mentais e compartilharam as casas de suas vidas”.

 

Mini Doc mostrando o processo criativo do artista:

   

 

 

SOBRE O ARTISTA:

Alexandre Matos, 33 anos, vive e trabalha em São Paulo. Expôs em galerias, fundações e museus em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Em 2011, foi o mais jovem participante da exposição A Meeting of Continents em Haarlem, Holanda – ocasião em que expôs ao lado de nomes como Yoko Ono e Sol LeWitt.

Suas obras integram coleções privadas no Brasil e em diversos países como Alemanha, França, Holanda, Estados Unidos, Canadá e Uruguai.

Saiba mais em: www.alexandrematos.com

Instragram: _alexandre.matos

 

SERVIÇO:

Exposição CASA - Individual de Alexandre Matos

Curadoria: Paulo Gallina

Data: 10 a 27 de outubro de 2018

Vernissage: 9 de outubro, terça-feira, às 19h – aberta ao público

Horário: segunda a sexta, das 11h às 18h; sábados, das 10h às 14h.

Entrada franca

Local: J.B. Goldenberg - Escritório de Arte

           Rua Tinhorão, 69 - Higienópolis

           São Paulo (SP)

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
GEOPRÓPOLIS -
Saiba mais
Gravadas no Corpo -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais