Carregando... aguarde
Esmeraldas Não É Cohab Porque Tem Elevador por Renan Teles-2020-02-08 - Guia das Artes
"Esmeraldas Não É Cohab Porque Tem Elevador" por Renan Teles
Evento encerrado
"Esmeraldas Não É Cohab Porque Tem Elevador" por Renan Teles
Quando aconteceu
Sábado, 08 Fevereiro até Sábado, 28 Março
Local
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli 416
Conteúdo

 

O Conjunto Habitacional das Esmeraldas, onde vive o artista e fotógrafo Renan Teles, é um condomínio construído pelo governo estadual, em meados da década de oitenta, com onze torres de doze andares e mais de 500 apartamentos — em Itaquera.

“Esmeraldas não é Cohab porque tem elevador”, título da exposição, diz respeito a uma frase ouvida com frequência durante a adolescência do artista. A clara intenção de “elevar”  socialmente seus habitantes para fora da periferia, apesar da inescapável posição geográfica, diz muito sobre a situação desses primeiros moradores e suas expectativas.

A exposição conta com fotografias de jovens adultos que, assim como o artista ainda moram com os pais, discute-se as expectativas dessa nova geração diante do cenário atual do país, apresentando narrativas que convivem entre o comodismo e a desesperança. O projeto se inicia lidando com questões documentais, baseando-se na captura de retratos formais, e parte em direção à poesia através da criação de cenas narrativas em conjunto com os fotografados.

Contato
+55 11 2205-5180
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
ARQUIVO PETER SCHEIER - As muitas fases de Peter Scheier
Saiba mais
"Japão em Sonhos" - Japan House recebe exposição imersiva pela arte japonesa
Saiba mais
AGORA OU NUNCA – DEVOLUÇÃO - Paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
Construção - Artista ergue instalação com 180 mil hashis na Japan House, em SP.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade - São Paulo receberá exposição gratuita sobre Antigo Egito
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Limiares - Governo do Estado presenteia São Paulo com novo espaço dedicado à arte contemporânea.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Pasteur, O Cientista - Exposição interativa em SP celebra a vida de Louis Pasteur
Saiba mais
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
“Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” - “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” segue até maio, no Farol Santander, na região central
Saiba mais