Carregando... aguarde
DIÁLOGOS NO ACERVO - MASP-2019-12-03 - Guia das Artes
DIÁLOGOS NO ACERVO - MASP
Evento encerrado
DIÁLOGOS NO ACERVO - MASP
Quando aconteceu
Terça, 03 Dezembro até Terça, 17 Dezembro
Local
MASP
AV Paulista, 1578
Conteúdo

 

Que relações poderiam ser feitas entre trabalhos de diferentes origens, períodos e estilos?

Os cavaletes de cristal, no 2º andar do MASP, eliminam hierarquias entre as obras do acervo, dispensam roteiros predeterminados e desafiam narrativas canônicas da história da arte. A transparência espacial convida os visitantes a construir seus próprios caminhos, permitindo justaposições inesperadas entre arte asiática, africana, brasileira e europeia. Os diálogos dão-se não somente entre obras, mas também entre elementos que compõem cada peça, como fundo e figura, frente e verso, tela e moldura; ou até mesmo entre as obras e os visitantes.

 

O programa Diálogos no Acervo substitui o antigo modelo de visitas guiadas, em que os visitantes são conduzidos por um percurso com o anseio de abranger a totalidade ou os destaques de uma exposição. Por meio de mediações semanais, o projeto visa instigar novas relações entre obras, visitantes e mediadores, repensando as formas possíveis de experiência na galeria. Evitando práticas educativas em que um fala e os outros apenas escutam e assentem, os encontros buscam promover diálogos múltiplos, com todos os tipos de público.

 

Em 2019, além de sua programação regular sobre a coleção do museu, o programa aproveita as parcerias estabelecidas pelo MASP com instituições estrangeiras e brasileiras, como o intercâmbio com o Museum of Contemporary Art (MCA) Chicago (Estados Unidos) e o Comodato MASP B3 (a nova Bolsa de Valores de São Paulo), para desenvolver ciclos especiais voltados às obras em empréstimo expostas nos cavaletes de concreto e cristal.

 

Convidamos a todos para participar e contribuir com os Diálogos no Acervo, que acontecem semanalmente, às terças-feiras, 16h. A entrada é gratuita.

 

3.12.2019
16H

Suzanne Valadon, Nus, 1919 
Claude Monet, A canoa sobre o Epte, circa 1890

 

10.12.2019
16H

Bárbara Wagner, Sem título, da Série Brasília Teimosa, 2005
Pierre-Auguste Renoir, Rosa e azul - As meninas Cahen d'Anvers, 1881

 

17.12.2019
16H

Dora Longo Bahia, Campo e contracampo (Presidente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e 11 de junho de 2013), 2018
Paul Cézanne, O negro Cipião, 1866 - 1868

Contato
+55 11 3149 5959

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais