Carregando... aguarde
MÁQUINA OLHO-2019-07-06 - Guia das Artes
“MÁQUINA OLHO”
Evento encerrado
“MÁQUINA OLHO”
Quando aconteceu
Sábado, 06 Julho até Domingo, 29 Setembro
Local
Estação Cultura
Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro
Conteúdo

 

Exposição interativa na Estação Cultura usa ciência e arte para explicar o funcionamento do olho humano

 

“MÁQUINA OLHO” traz a Campinas 11 instalações inéditas, experiências óticas eaplicativo de realidade aumentada que ensinam o público a respeito da visão. 

De 05/7 a 29/9 de 2019. Entrada gratuita

 

Estação Cultura exibe, de 05 de julho a 29 de setembro de 2019, a exposição interativa “MÁQUINA OLHO”, que usa ciência e arte para explicar o funcionamento do olho humano. Com projeto do estúdio NúMENA e realizada junto a um coletivo de artistas, fotógrafos, cientistas e designers, “Máquina Olho” ocupa o vão central da antiga estação ferroviária de Campinas com um pavilhão inspirado em um projeto de Leonardo da Vinci, onde 11 instalações explicam de forma didática e divertida o funcionamento do olho. Além da exposição, estão previstas atividades educativas regulares, voltadas para escolas e público espontâneo. 

A ciência do entendimento da percepção humana é a base da exposição, que apresenta o sentido mais estimulado por estas grandes descobertas: a visão, e também o olho, este precioso mecanismo pelo qual manifestamos essa percepção. As onze instalações científicas, ilustrações, aplicativo de celular e uma pesquisa de conteúdo didático de “Máquina Olho” pontuam exemplos de expoentes notáveis da história da arte, desde a antiguidade até manifestações recentes de nossa cultura de massa como cinema, televisão e histórias em quadrinhos e a internet.

Feitas especialmente para a mostra, as instalações trazem para os dias de hoje diferentes invenções e ferramentas que foram amplamente utilizadas por artistas e cientistas em suas atividades no decorrer de diferentes épocas, explicando suas relações com o entendimento da visão humana. Entre elas, estão: a Câmera Obscura, que reproduz o mesmo funcionamento de projeção de imagens que o olho humano e a câmera fotográfica; os Estereoscópios, dispositivos com lentes e espelhos que criam sensações de imagens em 3D; e os Cinemáticos, mecanismos que remontam às origens do cinema e das animações.

Grande parte das informações textuais, imagéticas e didáticas pode ser acionada por um aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado e instalado em smartphones. O conteúdo digital exclusivo do aplicativo MÁQUINA OLHO (disponível na Google Play e na  App Store e  durante a exposição) contém textos, fotografias, vídeos e diagramas, de modo que o visitante possa levar e disseminar o conhecimento apresentado para salas de aula e suas casas.

A concepção do projeto inclui a realização de experiências óticas nas instalações e no pavilhão, além de permitir ao visitante acessar recursos tecnológicos atuais como a realidade virtual e a realidade aumentada. Tais experiências foram projetadas com base em correntes artísticas como a Op Art e Arte Cinética, também utilizando recursos e efeitos visuais explorados nas obras de artistas contemporâneos como a brasileira Regina Silveira (1939) e o dinamarquês Olafur Eliasson (1967).

“Somos uma empresa que aplica ciência para inovar, gerando soluções que melhoram a vida das pessoas e buscando respostas para desafios atuais e futuros da sociedade. Assim, temos uma atitude permanente de valorizar o pensamento científico. Esta exposição mescla ciência e arte para falar da magia que é a visão humana”, comenta Luiz Serafim, head de marketing da 3M.    

 Imagens de divulgação: https://adelantesp.tumblr.com/tagged/imagens-maquina-olho

 

NúMENA é um estúdio multidisciplinar paulistano de arquitetura, design e práticas criativas que atua em projetos pedagógicos e socioculturais variados e em diferentes frentes de trabalho, que passam por ativação de espaço público, cenografia, instalações, pesquisa e ações de formação cidadã. O projeto “Máquina Olho” surgiu da parceria criativa do arquiteto Luís Felipe Abbud com os artistas gráficos Gavin Adams, Marcos Muzi e Rafael Cotait, que juntamente com o professor de física Anibal Fonseca idealizaram e projetaram a exposição.

 

Patrocínio: 3M, via ProAC ICMS

 

Serviço:

 

Exposição interativa “MÁQUINA OLHO”

Abertura para convidados: 05 de julho, sexta-feira, das 19 às 21 horas

Período expositivo: 06 de julho a 29 de setembro de 2019

 

Estação Cultura

Endereço: Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro – Campinas – SP

Tel.: (19) 3705 8027 / 8015 / 8028

Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, domingo das 10h às 17h

Entrada gratuita e livre

Visitas guiadas agendadas: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/

Contato: projetomaquinaolho@gmail.com

Preços e pagamento
Entrada gratuita
Contato
Tel.: (19) 3705 8027 / 8015 / 8028
Visitas guiadas agendadas: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/
Contato: projetomaquinaolho@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Anaqronías -
Saiba mais
Galeria Saint Tropez - A Guimarães Galeria (www.sainttropez.art.br) tem mais de 30 anos de tradição na comercializaçãode obras de arte .
Saiba mais
Gavazzoni Leilões - 2024-04-25 -
Saiba mais
GEOPRÓPOLIS -
Saiba mais
Museu Arquidiocesano de Campinas - Seu acervo vem sendo composto com obras que compunham o patrimônio artístico da Arquidiocese de Campinas que não vinham sendo utilizados nas atividades litúrgicas e doações.
Saiba mais
Museu Carlos Gomes - O CCLA conta hoje com uma biblioteca de 150.000 volumes, uma Pinacoteca e dois museus, dedicados ao Maestro Carlos Gomes e a Campos Sales.
Saiba mais
Museu da Imagem e do Som de Campinas - Em 2004, o MIS ganhou sede própria no Palácio dos Azulejos, iniciando uma nova fase de planejamento em relação aos acervos e desenvolvimentos de programas e projetos e fortalecimento de comunicação com o público.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Temporariamente Fechado) - O Museu de Arte Contemporânea de Campinas tem como finalidade reunir, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar a arte contemporânea, bem como realizar outras atividades artísticos-culturais.
Saiba mais
Museu de Arte Sacra Irmandade Santíssimo Sacramento - Seu acervo é formado por 576 peças entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos XVIII a XX.
Saiba mais
Museu de História Natural de Campinas - Atualmente, o Museu possui um acervo de mais de 5.000 peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados.
Saiba mais
Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - Foi pensado e criado para prestar um serviço à sociedade e seu desenvolvimento, na busca de desmistificar e popularizar a Ciência.
Saiba mais
Museu Universitário de Arte da Unicamp - A coleção inaugural do Museu de artes visuais da Unicamp é formada por cerca de 1.000 obras, a maioria de caráter bidimensional, de alguns dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, como Renina Katz, Marcelo Grassmann, Hermelindo Fiaminghi, Hérc
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais
Teatro Municipal José de Castro Mendes - Nesse teatro já foram realizados grandes espetáculos de teatro, de dança e de música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Saiba mais