Carregando... aguarde
Burubu -2017-10-24 - Guia das Artes
Burubu
abrirá em 8 horas e 23 minutos
Burubu
Quando acontece
Terça, 24 Outubro até Sábado, 09 Dezembro
dom
seg
ter
11:00
19:00
qua
11:00
19:00
qui
11:00
19:00
sex
11:00
19:00
sab
11:00
17:00
Local
Galeria Pilar
rua barão de tatuí 389
Conteúdo
 

BURUBU – Flora Rebollo

A Galeria Pilar tem a honra de apresentar a primeira exposição individual de Flora Rebollo. Mais de duas de dezenas de desenhos inéditos de grande, médio e pequeno formato oferecem um panorama da produção recente da artista. Trata-se de um conjunto produzido após a participação de Flora Rebollo no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, em agosto de 2016, e selecionado em diálogo com Paulo Miyada, curador que assina o ensaio que acompanha a exposição.

O desenho, prática criativa mais recorrente da artista, emprega uma série de recursos gráficos peculiares, como a conjugação acumulada de grafite (em lápis, bastão e spray), lápis de cera, canetas hidrográficas, pastel, bastão de tinta a óleo, aquarela, marcadores e outros materiais em cada um de seus trabalhos – o que resulta em uma materialidade única e impactante. Outro recurso recorrente em seu desenho é a composição estruturada pela justaposição de folhas de papel, conformando grandes painéis ortogonais.

Embora essas escolhas de linguagem sejam fundamentais para o desenvolvimento da artista, o que há de mais importante é o modo como ela tem amadurecido uma prática de critérios e resultados pouco usuais, que “desafia definições discursivas”, segundo Paulo Miyada. Em suas palavras: “Quando dizemos que a obra de Flora Rebollo desafia definições discursivas, é porque ela se dá em fluxos processuais que alternadamente formam e desformam, sem um argumento estruturado em começo, meio e fim. Assim, a finalidade pode estar em qualquer ponto do processo; e muitas vezes a obra se define como pronta em um instante anterior ou posterior àquele em que seu motivo ficaria mais evidente.

Em seu panorama, trata-se de uma produção palindrômica, cuja percepção passa por ir e vir do fato visual acabado para os gestos gráficos que o criaram, em um fluxo constante. Por isso chegamos perto e nos afastamos, elegemos detalhes e por meio deles achamos rotas até o todo”.

Além da noção de palíndromo, o curador empresta as noções de onomatopeia e palavra-valise para tentar compreender como o trabalho de Flora Rebollo pode ocupar uma posição singular, em que os espectadores encontram dezenas de associações e sentidos plausíveis em cada um dos desenhos e, ao mesmo tempo, percebem estar diante de uma forma gráfica essencialmente abstrata.

Aberta a múltiplas leituras, a exposição espera demonstrar a crescente amplitude da obra de uma das principais artistas jovens brasileiras a debruçar-se sistematicamente no campo do desenho e suas potencialidades.

Exposição: BURUBU

Artista: Flora Rebollo

Curadoria: Paulo Miyad
a

Contato
+55 11 3661 7119
info@galeriapilar.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Galeria Pilar - Inaugurada em 2011 por Elisio Yamada e Henrique Miziara,
Saiba mais
0,5Km - Espaço Arte M. Mizrahi -
Saiba mais
0,5Km - Teatro Folha - Inaugurado em novembro de 2001, o Teatro Folha já recebeu mais de 2 milhões de espectadores.
Saiba mais
0,6Km - Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Foi fundado em junho de 2000 com a intenção de reunir o acervo de parte da história dos mais de 400 anos de vida da Irmandade da Santa Casa.
Saiba mais
0,8Km - Theatro São Pedro - Localiza-se nos Campos Elíseos, cidade de São Paulo.
Saiba mais
0,8Km - Acervo e Museu Monteiro Lobato - O escritor Monteiro Lobato, autor de histórias infantis como o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “Reinações de Narizinho”, é lembrado em um acervo que faz referência à vida e obra.
Saiba mais
1,0Km - Fibra Galeria -
Saiba mais
1,0Km - Teatro Aliança Francesa - É um teatro localizado na cidade de São Paulo.
Saiba mais
1,1Km - OFICINA DA PALAVRA CASA MÁRIO DE ANDRADE - A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922.
Saiba mais
1,2Km - Museu da Diversidade Sexual - Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática,
Saiba mais
1,6Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
1,6Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
2,0Km - No Subúrbio da Modernidade - Di Cavalcanti 120 anos - Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema de mostra retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo.
Saiba mais
2,1Km - Desdobras - Ayao Okamoto
Saiba mais
2,1Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
2,1Km - No subúrbio da modernidade - Di Cavalcanti 120 anos - Mostra de Di Cavalcanti em SP exibe mais de 200 obras do artista.
Saiba mais
2,1Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
2,1Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
2,1Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
2,6Km - Corpo a Corpo - a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo
Saiba mais