Carregando... aguarde
MATO-2018-05-20 - Guia das Artes
MATO
Evento encerrado
MATO
Quando aconteceu
Domingo, 20 Maio até Domingo, 17 Junho
Local
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Conteúdo
O Parque das Ruínas inaugura no dia 19 de maio a 6ª edição do Projeto Passagem, com curadoria de Gabriela Dottori que dessa vez traz a exposição “MATO” de Leo Ayres. O artista apresenta uma mostra construída a partir de objetos feitos com materiais sensíveis na intenção de gerar uma pausa no corpo, no tempo e o estabelecimento de uma relação sensível com o espaço.  Neste lugar onde pisamos vamos nos deparar com elementos, tais como: luzes, ervas-daninhas, água, barro. Todos inseridos um a um dentro da passagem de forma peculiar e meticulosa. Tal organização busca instaurar um processo de vinculo entre o homem e o ambiente na esfera múltipla de uma matéria que insiste e resiste em sua natureza bruta.  
 
 
SOBRE O ARTISTA  
 
Leo Ayres é artista visual nascido no ano de 1975 na cidade do Rio de Janeiro onde atualmente vive e trabalha. Estudou de 2005 a 2009 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi selecionado em 2010 para o Novíssimos do Ibeu (Rio de Janeiro, RJ), para o Programa de Exposições do MARP (Ribeirão Preto, SP) e também para o EAVerão em 2016, no Parque Lage (Rio de Janeiro, RJ). Expôs individualmente no Centro Cultural Ibeu (Tananan Opera Chanchada, 2013), Centro Cultural do Banco do Nordeste (Deixe as Luzes Acesas, 2012), Galeria Oscar Cruz (Como Eu, 2011), Cosmocopa (Discoteca de Mão, 2011) e Furnas Cultural (Operação: Camuflagem, 2008). Em 2016 realizou a exposição Nós, na Caixa Cultural (Rio e Brasília), com curadoria de Fernanda Pequeno; da coletiva Alles ruhig, alles vorteilhaft em Dresden, Alemanha, com curadoria de Paula Borghi; do projeto Paquetá Experimenta com curadoria de Ivair Reinaldim. Em 2017 participou da residência Barda del Desierto em Neuquén, Argentina. Coordena o espaço alternativo Alinalice.  
 
 
SOBRE A CURADORIA  
 
Gabriela Dottori nasceu em Recife em 1988 e reside no Rio de Janeiro desde 2008. Formou-se em Psicologia pela UFRJ é psicanalista, participou como 
aluna em diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e trabalha como curadora e crítica independente.  
 
 
SOBRE O PROJETO  
 
O Projeto Passagem tem o intuito de promover exposições mensais de arte contemporânea no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, mais especificamente no local conhecido como Galeria Túnel. A proposta consiste em convidar artistas a fim de consolidar uma ocupação ética e estética do espaço provocando sua ativação. Trata-se de ampliar as plataformas expositivas não tradicionais pelo desejo de despertar contatos, conexões e afetos através do trânsito poético feito por esta passagem. 
 
Informações adicionais
Projeto Passagem - 6ª ediçãoExposição individual: MATOArtista: Leo AyresCuradoria: Gabriela DottoriAbertura: 19 de maio, sábado, das 15h às 18hMais informações: projetopassagemnasruinas@gmail.com
Preços e pagamento
Visitação gratuita
Contato
Telefones: (21) 2215-0621 | (21) 2224-3922
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,0Km - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas - "[...] voltado à produção e difusão das diferentes formas de expressões artísticas [...]"
Saiba mais
0,1Km - ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
0,1Km - Chácara do Céu - Museus Raymundo Ottoni de Castro Maya- "[...] definido pelo trinômio Museu-Arte-Cidade em função do diálogo evidente entre seu acervo e a cidade do Rio de Janeiro. "
Saiba mais
0,5Km - Museu Casa de Benjamin Constant - "[...] preserva os aspectos das moradias típicas do bairro de Santa Tereza, em meados do século XIX. "
Saiba mais
0,6Km - Sala Cecília Meireles - É uma tradicional e conceituada casa de concertos de música.
Saiba mais
0,6Km - Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro - a riqueza da cultura brasileira, especialmente, da carioca.
Saiba mais
0,6Km - Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo - "'O Laurinda', como é conhecido, é o centro cultural do bairro mais ligado à memória de Santa Teresa."
Saiba mais
0,7Km - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - É uma entidade que busca preservar documentos históricos.
Saiba mais
0,7Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - Os objetivos da instituição, estabelecidos no Art. 1º do Estatuto de 1838, são mantidos até a atualidade, adaptados às conjunturas nacionais e internacionais, de que é o primordial, "coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para
Saiba mais
0,8Km - Museu da Força Expedicionária Brasileira - "[...] rememorar, divulgar e perpetuar a história da Força Expedicionária Brasileira [...]"
Saiba mais
11,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
211,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais