Carregando... aguarde
Extração-2017-06-28 - Guia das Artes
Extração
Evento encerrado
Extração
Quando aconteceu
Quarta, 28 Junho até Sábado, 15 Julho
Local
Galeria Movimento
Av. Atlântica, 4.240, lojas 212 e 213 - Copacabana
Conteúdo

Há pouco mais de um mês, Ramon Martins desembarcou pela primeira vez na Amazônia. Foi um dos convidados do Street River 2017, festival que leva arte à população ribeirinha da Ilha do Combu, no Pará. Ao lado de outros artistas e curadores conviveu com famílias da região e, juntos, pintaram as casas locais, transformando o lugar numa galeria a céu aberto.

Ao voltar para o interior de São Paulo, onde vive e trabalha, Ramon Martins, autor de um dos maiores painéis do mundo, na Belarus, com 3.456 metros quadrados, percebeu que a relação com a Amazônia e sua gente estava apenas começando. Inspirado por sua vivência e pelas fotografias feitas por toda a equipe do festival, o artista deu início a uma intensa produção. O resultado pode ser conferido em Extração, sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro, que abre para o público no dia 27 de junho, na Galeria Movimento, em Copacabana.

Com 14 pinturas e texto da jornalista Débora Lopes, a mostra deixa clara a presença de outro Ramon. As figuras de mulheres com feições nipônicas, tão comuns em sua trajetória, cederam lugar às pulsantes crianças e figuras masculinas que tanto o impressionaram no Pará. “É um trabalho diferente do que vinha fazendo. Quis mostrar as memórias do lugar, extrair sua essência. É um tema bem brasileiro, cheio de extremos. Uma população esquecida, que apesar de viver rodeada por águas não tem água potável para beber”, explica.

Munido de pincéis e tintas, Ramon eterniza as figuras fotografadas num processo bem particular. O artista usa fragmentos de ambientes por onde passa como base de suas obras. As telas são coladas nas paredes e, quando retiradas, trazem consigo as memórias daquele espaço. “Parte da parede vai para a tela e se transforma num pedaço do trabalho. É quase a impressão de uma pintura”, explica o artista, que completa as pinturas com gente de cores vibrantes para enfatizar um Brasil tão distante dos grandes centros urbanos.

 

Sobre o artista - Ramon Martins nasceu em 1981 na cidade de São Paulo, mas foi criado em Minas Gerais. É bacharel em artes plásticas pela Escola de Arte Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), e especializado em pinturas, desenhos e muralismo. Em 2016, pintou o mural tido como o maior do mundo durante a terceira edição do Vulica Brasil, em Minsk, Belarus (antiga Bielorrússia). Já exibiu suas obras em feiras como a Art Basel e Scope Miami Beach, ambas nos Estados Unidos. Integra acervos de instituições como o Masp (Museu de Arte de São Paulo), o MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e o Museu da Abolição, no Recife, PE.

 

Sobre a Movimento - Fundada em 2007, a galeria de 140 m2, em Copacabana, trabalha com artistas que se expressam através das mais diversas linguagens, consolidando seus nomes na arte brasileira. Foi pioneira no trabalho com a street art, que hoje é uma tendência real e contemporânea. O objetivo da Movimento é trazer a arte para um público maior, atingindo olhares de pessoas que procuram por algo diferente.  À frente da galeria está Ricardo Kimaid Jr, no mercado desde 1998, sendo a terceira geração de galeristas de sua família, além de atuar como marchand e consultor de arte.

 

Serviço – Extração – Ramon Martins

Abertura: 27 de junho, das 19h às 22h.
Entrada gratuita

Informações para a Imprensa

Frase Comunicação

Rita Capell
(21) 99294-1935
ritacapell@frasecomunicacao.com.br

Andrea Gonçalves
(21) 97149-9540
andreagoncalves@frasecomunicacao.com.br

Paula Areosa
(21) 98093-2019
paula.areosa@frasecomunicacao.com.br

Contato
Telefone: +55 (21) 2267-5859
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,0Km - Espaço Eliana Benchimol - Há 25 anos no circuito de arte, o espaço de Eliana Benchimol se dedica a artistas concretos e cinéticos.
Saiba mais
0,0Km - Tramas Arte Contemporânea - Fundada em 2009, no bairro de Copacabana
Saiba mais
0,1Km - Canvas Galeria de Arte - Galeria de Arte, Espaço para Exposições e para a Realização de Leilões de Arte
Saiba mais
0,1Km - Galeria Inox - Galeria de Arte Contemporânea localizada em Copacabana
Saiba mais
0,3Km - Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana - MHEx/FC - atua na preservação, salvaguarda e divulgação da memória histórica do Exército Brasileiro.
Saiba mais
1,0Km - AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
1,0Km - Casa de Cultura Laura Alvim - A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço dedicado à arte e a cultura, doada à cidade por sua idealizadora, Laura Alvim que investiu todos seus bens na construção desse sonho
Saiba mais
1,5Km - Fundação Eva Klabin - Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo.
Saiba mais
1,9Km - Galeria Athena - Dirigida por Filipe eEduardo Masini, a galeria Athena foi fundada no Rio de Janeiro, em 2011, com o objetivo de apresentar artistas brasileiros e internacionais em um contexto contemporâneo que aborde as preocupações e tendências da cena brasileira.
Saiba mais
1,9Km - Colecionador Escritório de Arte -
Saiba mais
9,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
214,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais