Carregando... aguarde
Horizontes-2017-09-11 - Guia das Artes
Horizontes
Evento encerrado
Horizontes
Quando aconteceu
Segunda, 11 Setembro até Sábado, 21 Outubro
Local
Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D Ipanema
Conteúdo


Um dos principais nomes da arte brasileira da geração dos anos 60, Amelia Toledo integra o elenco de artistas que soube conjugar a paixão pelas formas, traduzidas em múltiplas linguagens, como a pintura, o desenho, a escultura e o design de joias, com a inquietação pelo pensamento, no qual atuou como docente nas principais universidades do país. 

Asérie Horizontes , iniciada nos anos 90, é resultado da investigação de Toledo sobre a ideia de paisagem, tanto no espaço pictórico, quanto no espaço físico. A linha do horizonte tem uma presença marcante na tradição da pintura ocidental figurativa, servindo como ponto de referência na construção da imagem e da relação que nosso corpo estabelece com ela. 

Fatia de Horizonte, escultura formada por uma chapa de aço inox em formato retangular, sendo ¼ dela polido e os outros ¾ oxidados, é uma peça que parece embaralhar categorias da dimensão espacial no momento em que produz uma espécie de elevação da linha do horizonte. A faixa espelhada da peça vertical alcança uma altura que a permite refletir aquilo que está acima de nossas cabeças, levando-nos a reorganizar nosso senso de direção no espaço. Podemos também circular por um conjunto de FAtias de Horizonte  e nos perder entre elas: a experiência imersiva é uma frequente na produção de Amelia Toledo.

As pinturas são compostas por duas faixas de cores que ocupam, cada, uma metade da tela, encontrando-se em algum momento. Segundo a própria artista, esse encontro marca “o limite de ser ou deixar de ser”, como “um espaço vazio entre dois pensamentos”. Ao nos aproximarmos dessas telas, é impossível ficar indiferente à textura da juta, tão presente e robusta em sua estrutura tramada, mas ainda assim, suficientemente elegante para receber um trabalho tão delicado com a tinta. O formato paisagem de alguns quadros – esse que tem a forma retangular onde a altura é menor que o comprimento – nos leva a associar os dois campos de cor às faixas do céu e da terra de uma pintura figurativa. O que vemos nas telas de Toledo, contudo, é uma investigação sobre a própria pintura, pelo uso e extroversão de seus padrões esquemáticos que se dá pela cor. O tensionamento entre tons de cores tão próximas dividindo o mesmo retângulo produz um tipo de vibração que, embora cause um efeito mais imediato à visão, mobiliza também, a um olhar mais demorado, outros sentidos. 

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,1Km - Casa de Cultura Laura Alvim - A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço dedicado à arte e a cultura, doada à cidade por sua idealizadora, Laura Alvim que investiu todos seus bens na construção desse sonho
Saiba mais
0,1Km - AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
1,0Km - Espaço Eliana Benchimol - Há 25 anos no circuito de arte, o espaço de Eliana Benchimol se dedica a artistas concretos e cinéticos.
Saiba mais
1,0Km - Galeria Inox - Galeria de Arte Contemporânea localizada em Copacabana
Saiba mais
1,0Km - Canvas Galeria de Arte - Galeria de Arte, Espaço para Exposições e para a Realização de Leilões de Arte
Saiba mais
1,1Km - Fundação Eva Klabin - Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo.
Saiba mais
1,1Km - Respiração 22 Bispo do Rosário | flutuações - FlutuaçõesQuando o lugar se faz tempo e o tempo se faz lugar
Saiba mais
1,1Km - Antonio Manuel - O artista apresenta obras inéditas nessa exposição.
Saiba mais
1,3Km - Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana - MHEx/FC - atua na preservação, salvaguarda e divulgação da memória histórica do Exército Brasileiro.
Saiba mais
1,3Km - Morro Mundo - Laura Vinci
Saiba mais
1,3Km - Galeria de Arte Ipanema - A história da arte moderna e contemporânea brasileira acontece há quatro décadas numa Galeria que merece se chamar Ipanema.
Saiba mais
1,5Km - LUCIANA CARAVELLO ARTE CONTEMPORÂNEA -
Saiba mais
1,6Km - PARQUE DA CATACUMBA - Mais conhecido por grupos de esportistas, abriga trilhas, vegetação exuberante e um museu a céu aberto. São 32 esculturas de artistas nacionais e estrangeiros como Franz Weissmann, Bruno Giorgi e Carybé.
Saiba mais
2,9Km -A Intimidade é Uma Escolha- Maria Fernanda Lucena
Saiba mais
2,9Km - HKMA - Hildebrando de Castro
Saiba mais
3,0Km - Paula Rego e Adriana Varejão - A portuguesa Paula Rego e brasileira Adriana Varejão exibem lado a lado uma seleção de trabalhos na Carpintaria, espaço experimental da Fortes D’Aloia & Gabriel no Rio de Janeiro cuja vocação é promover exercícios amplos de pensamento, estimulando o diálo
Saiba mais
3,3Km - Grito e Paisagem - Nuno Ramos - um dos mais celebrados artistas da cena contemporânea, com pinturas e desenhos inéditos e recentes
Saiba mais
4,7Km - Devaneios- O fotógrafo Demian Jacob exibe na mostra “Devaneios” um conjunto de 20 imagens inéditas refletem emoções, superfícies inteligíveis ou descontroladas do cotidiano e de viagens. Curadoria de Marcos Bonisson e Joaquim Paiva.
Saiba mais
6,6Km - “Outras Ideias” - Daniel Arsham e Azuma Makoto - Dois dos mais incensados artistas da atualidade, americano e japonês inauguram instalações inéditas a céu aberto e mostra referencial que ocupa todo o prédio do centro cultural a partir do dia 12 de setembro
Saiba mais
7,1Km -“Pinturas”- João Magalhães - Já Magalhães, professor veterano da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), apresenta exposição individual após um hiato de sete anos.
Saiba mais